Projeto de lei para exigir limpeza das áreas após eventos

Projeto de Lei de autoria do vereador Sargento Pacheco, protocolado na Câmara de Vereadores de Lages em 9 de abril de 2026. O projeto estabelece regras rigorosas para a limpeza de áreas públicas e privadas após a realização de eventos no município.

Fica instituída a obrigatoriedade de limpeza completa das áreas utilizadas para eventos (culturais, políticos, comerciais, etc.) e do seu entorno imediato. A limpeza deve ser concluída em, no máximo, 12 horas após o encerramento do evento. A obrigação recai sobre o organizador do evento, o proprietário do imóvel (em caso de cessão de espaço) e as empresas contratadas.

Para obter o alvará ou autorização, o organizador deverá cumprir novas exigências. E as sanções vão desde a advertência, multas que variam de 100 a 10.000 Unidades Fiscais do Município (UFM); suspensão ou cassação do alvará ao impedimento de realizar novos eventos por até 2 anos.

O Sargento Pacheco argumenta que a legislação atual (Lei 3.202/2005) é omissa quanto à limpeza pós-evento.

26040914442892D525

Vereadores sugerem medidas contra o consumo abusivo de bebidas alcoólicas

A Moção Legislativa Nº 0032/2026, dos vereadores Castor e Maurício Batalha, solicita medidas contra o consumo abusivo de bebidas alcoólicas de baixo custo, como o “corote”.

Os parlamentares citam o aumento da população de rua com dependência química e os impactos negativos na segurança e saúde pública. Episódios de perturbação do sossego, insegurança e práticas obscenas em vias públicas, inclusive na presença de menores. Sugere estudos para restringir a venda destas bebidas em horários e locais críticos (como praças e parques), além de intensificar a fiscalização e campanhas educativas.

260410164817D4D520

 

Banda contesta informação de denúncia ao MP

Membros da Banda Segundo Plano contestaram a informação de que os músicos de Lages teriam denunciado ao Ministério Público o fato da prefeitura não ter contratado os profissionais locais para se apresentarem na Festa do Pinhão. Garantem que não há tal descontentamemto e alguém estaria plantando essa informação.

Deputado quer substituir vereadores por conselheiros

O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) afirmou que pretende protocolar na Câmara dos Deputados uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para alterar o funcionamento das câmaras municipais em cidades com até 30 mil habitantes.

A ideia, segundo ele, é substituir o cargo de vereador pelo de “conselheiro”, sem salário fixo e com pagamento de ajuda de custo por sessão realizada.

UPA24h recebe mobiliário e equipamentos

O deputado estadual Lucas Neves (Republicanos) realizou a entrega de equipamentos, mobiliários e camas hospitalares para Unidade de Pronto Atendimento 24h, em Lages. A ação reforça a estrutura da unidade, amplia a capacidade de atendimento e melhora as condições oferecidas à população.

Ao todo, foram entregues 141 itens, entre camas hospitalares, colchões, escadinhas, poltronas, eletrocardiógrafo, cardioversor, longarinas, cadeiras, mesas, macas, computadores, ventilador mecânico e televisores.

Estavam ocorrendo muitas queixas das pessoas que chegavam na UPA em função da situação precária dos móveis e eqipamentos. Agora parace que este problema está resolvido!

Pinheiro vai agora para o PSD

                  Também presente no encontro promovido pelo ex-governador Raimundo Colombo, na sexta-feira, o ex-vice-prefeito (da administração Renatinho) Luis Carlos Pinheiro.

Pinheiro foi eleito vereador pelo PDT, depois foi vice-prefeito, se desligou desta sigla para integrar o PSDB e recentemente mudou-se para o Novo. Mas ele garantiu que está de malas prontas para filiar-se no PSD.

Em 2019 sofreu um processo de expulsão do PSDB pelo fato de não terem apoiado o candidato do partido a prefeito e atuado na campanha do adversário Antônio Ceron, do PSD. Portanto, desde então ele tem se aproximado do partido que agora o receberá.

Sacramentada a chapa de esquerda encabeçada por Merísio

Nesta quinta-feira (16), às 10h, o Hotel Intercity, em Florianópolis, será o palco da oficialização da chapa que pretende reorganizar a esquerda e o centro-esquerda em Santa Catarina. O projeto, apadrinhado pelo presidente Lula, terá Gelson Merisio (PSB) na disputa pelo Governo do Estado, acompanhado da ex-deputada Ângela Albino (PDT) como vice. Para o Senado, a composição aposta em nomes de peso: Décio Lima (PT) e Afrânio Boppré (PSOL), este último com suplência petista, incluindo a ex-deputada Luci Choinacki.

A estratégia é clara: criar uma frente ampla para recuperar o espaço perdido para a direita nos últimos anos. No PT, a decisão foi consolidada em reunião de diretório no último sábado. Embora tenha enfrentado resistência de uma ala mais radical (a tendência Diálogo e Ação Petista), a maioria do partido aprovou os nomes de Merisio e Ângela por entender que o momento exige pragmatismo e diálogo com novos setores da sociedade. Lideranças definem o movimento como “questão de sobrevivência” para evitar o isolamento político.

A chapa:

  • Governo: Gelson Merisio (PSB)

  • Vice: Ângela Albino (PDT)

  • Senado: Décio Lima (PT) e Afrânio Boppré (PSOL)

Lei sancionada pelo governador repercute nacionalmente

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), sancionou na quarta (1º) a lei estadual nº 19.776, que permite que pais e responsáveis proíbam a participação dos filhos em “atividades pedagógicas de gênero”. O texto inclui “temas relacionados à identidade de gênero, à orientação sexual, à diversidade sexual, à igualdade de gênero e a outros assuntos similares”. A legislação também estabelece que as instituições de ensino deverão informar aos pais caso pretendam realizar atividades relacionadas a esses temas. O descumprimento dessa lei por parte dos profissionais da educação acarreta em punições como advertência, suspensão das atividades por até 90 dias ou cassação da autorização de funcionamento das entidades, além de multa entre R$ 1.000 e R$ 10 mil por aluno participante, em caso de reincidência.