Com entrada franca, São Joaquim realiza a 25ª Festa Nacional da Maçã em maio

A Capital Nacional da Maçã prepara-se para a 25ª edição de sua festa nacional, que ocorrerá entre os dias 7 e 10 de maio em São Joaquim. O evento, sediado no Parque de Exposições, destaca-se nesta edição pela gratuidade da entrada durante todos os dias de programação. O objetivo principal é celebrar a safra e homenagear o setor produtivo, responsável por sustentar a economia regional e promover a maçã catarinense nos mercados nacional e internacional.

Além das atrações artísticas, a festa foca na valorização do fruticultor e na sucessão familiar dentro do agronegócio. A organização espera um grande fluxo de turistas e moradores locais para prestigiar as exposições e os shows, consolidando a importância estratégica do fruto para o desenvolvimento e o turismo da Serra Catarinense.

Mário Motta faz denúncia na Assembleia

UM GÊNIO DOS NEGÓCIOS?

Um jovem abre uma empresa. Dois meses depois, vence uma licitação de R$ 46 milhões em Santa Catarina. Logo na sequência, a empresa é transferida para o nome do pai. 
O contrato era para a compra de notebooks da rede estadual, com um lote reservado para microempresas. Foi justamente nesse lote que a empresa recém-criada venceu, com valor mais alto por unidade.
O caso chama atenção pelo tamanho do contrato em relação ao porte da empresa, pela mudança na titularidade após a vitória e também porque parte dos equipamentos ainda não chegou aos alunos.
A situação foi levada aos órgãos de controle, virou investigação e segue em análise.
Mais do que tirar conclusões, é um caso que pede explicações.

Mário Motta

Se não há projeto, não há obra!

O deputado Júlio Garcia anunciou a designação de emendas para a pavimentação de 11 ruas, no bairro Guarujá, através de uma solicitação do vereador Ozair Polaco. Contudo, Polaco soube através do secretário de Obras, Coronel Kleber Arruda, que não há projetos para isso, portanto não serão incluídas novas obras nessa área para esse ano. E, sem projeto, não há liberação de verba pública. Confesso que não sei se isso é um fato concreto: a falta de recursos para a prefeitura realizar os projetos ou é uma forma de refutar as emendas vindo do campo adversário.

Porque Raimundo Colombo vacila quanto a candidatura a deputado federal

Porque Raimundo Colombo vacila quanto a candidatura a deputado federal, sendo que é ele que tem maior densidade eleitoral na Serra e o único capaz de reunir votos suficientes para fazer frente a essa disputa?

Não podemos esquecer que não há mais coligação nas eleições proporcionais. Cada partido deverá conquistar os votos necessários para garantir uma ou mais cadeiras, das 16 existentes hoje na bancada catarinense. Na análise do partido, o PSD deverá conquistas, no máximo uma das cadeiras. E dentre os possíveis candidatos, ou melhor, dos candidatos postos, é o atual presidente da Assembleia, Júlio Garcia que deverá ser o mais votado.  A cúpula do PSD hoje está com Júlio e provavelmente será ele que receberá o maior percentual do Fundo Partidário para a campanha. Colombo faz essa avaliação para considerar a sua candidatura a deputado federal.

Ex-servidor de Celso Ramos que teria usado a função para obter remédios vira réu por improbidade administrativa

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ajuizou uma ação de improbidade administrativa contra um ex-servidor da Unidade Básica de Saúde de Celso Ramos que supostamente se valeu de sua posição funcional e do acesso privilegiado ao sistema de compras para obter remédios controlados, como anabolizantes e ampolas de testosterona, para uso pessoal. 

Segundo as investigações, ele teria usado indevidamente o carimbo e a assinatura de uma médica em receituários para sacramentar a ilicitude, fazendo com que o erário municipal custeasse os referidos medicamentos, afrontando, assim, os princípios constitucionais da legalidade, da moralidade e da impessoalidade. 

O Poder Judiciário já recebeu a ação de improbidade administrativa, e o ex-servidor é agora considerado réu. O objetivo da Promotoria de Justiça da Comarca de Anita Garibaldi é que ele seja condenado a ressarcir os R$ 756,00 supostamente desviados do erário e a pagar uma multa civil no mesmo valor pelo acréscimo indevido ao patrimônio. 

Também se requer a suspensão dos direitos políticos por até 14 anos e a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário pelo mesmo período. 

A Promotora de Justiça da Comarca de Anita Garibaldi, Greice Chiamulera Cristianetti, diz que quando alguém usa a função pública para satisfazer interesses pessoais, rompe-se um dos pilares mais sensíveis da administração: a confiança da sociedade. 

“Não se trata apenas de valores financeiros, mas de integridade institucional. Cada conduta desse tipo corrói a credibilidade do serviço público e exige uma resposta firme, proporcional e exemplar para que se reafirme que o patrimônio coletivo não pode ser apropriado como se fosse privado”, diz ela. 

Vale ressaltar que na esfera penal o ex-servidor já foi condenado a cinco anos e oito meses de reclusão em regime semiaberto pelos crimes de peculato e falsificação de documento. Ele recorreu da sentença e aguarda o julgamento do recurso. 

Prefeito firmou acordo de não persecução cível

Os fatos aconteceram em 2023, e o homem foi exonerado da função que exercia na Unidade Básica de Saúde de Celso Ramos pelas práticas ilegais. Mas o MPSC constatou que o Município não teria adotado as medidas cabíveis para buscar o ressarcimento do patrimônio público. 

O Prefeito reconheceu a omissão e firmou um acordo de não persecução cível com a Promotoria de Justiça da Comarca de Anita Garibaldi para não sofrer uma ação judicial. Ele comprometeu-se a ressarcir o erário municipal em R$ 756,00 e a pagar uma multa civil no mesmo valor ao Fundo para Reconstituição de Bens Lesados. 

O acordo já foi homologado pelo Poder Judiciário, e o MPSC acompanha o cumprimento através de um procedimento administrativo. O descumprimento pode acarretar outras sanções. 

“A autocomposição, quando assumida com seriedade, representa um caminho legítimo para reparar danos e restabelecer a ordem jurídica sem a necessidade de prolongar conflitos. Mas ela exige compromisso real com o cumprimento das obrigações assumidas, porque a reparação do dano não é uma formalidade, mas sim, uma exigência ética diante da coletividade que foi lesada”, conclui a Promotora de Justiça Greice Chiamulera Cristianetti. 

Lideranças da Serra definem prioridades regionais para o Voz Única

A plenária regional da Facisc, realizada na última segunda-feira (13 de abril de 2026) na ACIL, em Lages, consolidou as prioridades do setor empresarial da Serra Catarinense para o programa Voz Única.

O encontro reuniu lideranças de Lages, São Joaquim, Urubici, Bom Retiro e Correia Pinto, que selecionaram seis prioridades estratégicas entre 66 pleitos levantados.

Confira os principais eixos definidos:

1. Infraestrutura e Logística

  • Rodovias: Pavimentação da SC-390 (Coxilha Rica a São Joaquim) e conclusão da SC-114 (até a Ponte das Goiabeiras).

  • Ferrovia: Inclusão da rota Chapecó-Correia Pinto como prioridade estadual.

  • Aeroporto: O Aeroporto Regional da Serra Catarinense foi citado como exemplo de demanda anterior já atendida pelo programa.

2. Saúde e Segurança Pública

  • Saúde: Foco na descentralização de serviços e na ampliação de exames e especialidades nos hospitais municipais.

  • Segurança: Proposta de criação de uma central integrada de monitoramento tecnológico na região.

3. Educação e Desenvolvimento

  • Universidade Gratuita: Defesa da ampliação do programa para fomentar a formação técnica e a retenção de talentos na Serra.

O material consolidado será apresentado a candidatos em roadshows previstos para agosto e setembro de 2026. O objetivo do Voz Única é garantir que as demandas do empresariado regional sejam acompanhadas e executadas pelos governantes.

PSDB da Serra também deverá ter candidatos

O presidente do PSDB de Lages, Dilmar Antônio Monarim, e o lageano Leonardo Garcia Heinzen (ex-vice-prefeito de São José do Cerrito) reuniram-se com o Diretório Estadual do partido em Florianópolis. Acompanhados do vereador Serrote, que buscava emendas para o município, eles foram recebidos pelo presidente estadual, Marcos Vieira, que convidou oficialmente Monarim e Heinzen para disputarem as vagas de deputado federal e estadual, respectivamente, representando a Serra Catarinense.

Monarim avalia a possibilidade, considerando a composição da nominata federal e o cenário de concorrência local. Já Leonardo (Léo) Heinzen aceitou o desafio e é pré-candidato a deputado estadual, amparado por sua representatividade que se estende para além de Lages. Ambos são nomes históricos da sigla, mantendo-se fiéis à social-democracia sem nunca terem trocado de legenda.

No cenário estadual, a tendência é que o PSDB se coligue ao governador Jorginho Mello. Se confirmado, os tucanos integrariam o arco de alianças da prefeita Carmen Zanotto, garantindo apoio mútuo entre os candidatos do mesmo grupo político. 

Licitação da BR-282 avança, mas impasse entre Estado e União persiste

O projeto de duplicação do trecho urbano da BR-282, entre Palhoça e Lages, deu um passo importante com a conclusão do processo licitatório pelo DNIT. Apesar do avanço no certame para o trecho de aproximadamente 200 km, o órgão federal informou que ainda não existe um cronograma definido para o início efetivo das obras.

Este cenário de espera intensifica o embate político. O governador Jorginho Mello (PL) reiterou suas críticas à condução federal e mantém a proposta de estadualização da rodovia como solução para a lentidão. Para o governador, a obra é uma prioridade absoluta do Estado e, caso a gestão fosse transferida, Santa Catarina assumiria a conclusão dos projetos e a posterior concessão. A defesa pela estadualização não é nova; desde 2025, o Executivo catarinense argumenta que a mudança na gestão é o único caminho para sanar problemas históricos de manutenção, sinalização e capacidade da via.

Ana diz que 80% dos artistas contratados são lageanos

A secretária Ana Vieira falou, hoje, na Clube, a respeito da contratação dos artistas locais. Ela observou que a CDL é que define os nomes que vão tocar no Recanto do Pinhão ou Mercado Público. Os contratos dos shows são assinados com a CDL e não com a prefeitura. Não pode sair na conta da prefeitura para o pagamento com dinheiro de patrocinador. Por isso não é feito edital para a contratação dos shows. Observa que há cerca de 80 artistas lageanos inscritos e aquele que não vai tocar neste evento, tocará em outros. Existe uma limitação de datas e de horários, portanto não é possível contratar todos. Diz que 80% dos artistas que se apresentarão no Palco Entrevero são lageanos.

Diz também que “no ano passado foi feita uma pesquisa para saber quem as pessoas querem ver tocando no Recanto ou no Mercado. Estes artistas também têm de ter uma série de requisitos para atender ao contato e nem todos conseguem cumprir.”