Ponto facultativo

A Prefeitura de Lages informa que, em razão do feriado de Tiradentes, no dia 21 de abril, terça-feira, será ponto facultativo na segunda-feira (20 de abril). A norma segue os demais órgãos e repartições públicas do governo federal (Portaria MGI – Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – nº: 11.460/2025), governo estadual (Decreto nº: 1.374, de 27 de janeiro de 2026) e do Poder Judiciário. O retorno das atividades normais ocorrerá na quarta-feira (22), a partir das 8h.

Jorginho deu posse a 7 novos membros do primeiro escalão

O governador Jorginho Mello deu posse nesta quarta-feira, 15, a sete novos membros do primeiro escalão do Governo do Estado.

Pedro Joel Horstmann –  assumiu a presidência da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan);

Edgard Usuy –  a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços;

Fábio Wagner Pinto – a Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação;

Fabiano Muller Silva – a Secretaria Executiva da Aquicultura e Pesca, ;

Valdir Cechinel Filho –  Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) ;

Edson Moritz – a presidência das Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. (Celesc);

Gil Prayon –  na InvestSc.

“Eu tenho o melhor time do Brasil: secretários, presidentes de empresas, um melhor do que o outro. Então, são modificações pontuais, pessoas qualificadíssimas para o primeiro escalão, são pessoas da minha alta confiança, que vêm contribuir com o colegiado e com o governo. Eu tenho a felicidade de ter o melhor colegiado do Brasil: técnico, político, todos qualificados para ajudar a fazer o grande governo que nós estamos fazendo. Já está todo mundo com a mão na massa porque Santa Catarina não pode parar”, analisou o governador Jorginho Mello. Após a posse o governador já realizou uma reunião de trabalho para alinhamento com os novos titulares das pastas.

Edgard Usuy assume a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (Sicos)

 

Serão construídas novas subestações da Celesc na Serra

O governador Jorginho Mello participa nesta quinta-feira, 16, às 16h, da assinatura de contratos para a construção de novas subestações da Celesc nos municípios de Lages, Painel e Campo Belo do Sul, além da implantação de uma nova linha de transmissão em Urubici. O ato integra o programa Energia Boa e reforça a infraestrutura energética da Serra catarinense.

Serviço

  • O quê: assinatura de contratos para novas subestações e linha de transmissão da Celesc e entrega de ônibus escolares
  • Quando: quinta-feira, 16, a partir das 16h
  • Onde: Associação Empresarial de Lages (ACIL) – Av. Belizário Ramos, 2276 – Centro – Lages/SC

Justiça regulamenta presença de público infantojuvenil na festa

A Vara da Infância e Juventude da comarca de Lages editou portaria que regulamenta a entrada e permanência de crianças e adolescentes em eventos fechados que integram a programação da Festa Nacional do Pinhão, que acontecerá entre os dias 22 de maio e 7 de junho, em Lages. A medida tem como objetivo assegurar a proteção integral do público infantojuvenil, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Conforme a portaria, crianças maiores de 10 anos e adolescentes com até 15 anos somente poderão acessar e permanecer no local acompanhados dos pais ou responsáveis legais, mediante apresentação de documento que comprove o vínculo.

Esse documento, de acordo com as regras estabelecidas pela portaria, deve ser original, físico e com foto. Já os adolescentes com 16 anos completos ou mais estão autorizados a participar dos shows desacompanhados, desde que apresentem documento oficial com foto.

Jorginho participou da reunião de bancada do PL

O governador Jorginho Mello esteve na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, onde prestigiou a reunião da bancada do PL, realizada no gabinete 204 do deputado estadual Marcius Machado.

Também participaram do encontro o presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia, além de outros parlamentares da bancada, o secretário adjunto da Casa Civil, Henrique de Freitas Junqueira, e a secretária-geral do partido em Santa Catarina, Nara Godoy. O encontro reuniu lideranças para alinhamento interno da bancada.

Violência contra a mulher exige ação concreta e integração entre instituições, destacam painelistas na Alesc

O enfrentamento à violência contra as mulheres exige mais do que discursos — foi essa a tônica do painel que reuniu diferentes instituições no evento Vozes da Lei: Direito por Elas e para Todos, realizado nesta semana, no Plenarinho da Alesc. Promovido pela Associação Damas da Justiça, o encontro teve a consultora Ana Costa como apresentadora e uma das idealizadoras, e colocou em pauta caminhos concretos para prevenção, proteção e responsabilização.

No segundo painel, dedicado ao tema “Violência de Gênero e Feminicídio”, participaram a tenente-coronel da Polícia Militar de Santa Catarina, Clarissa Dias Soares; a promotora de Justiça, Chimelly Louise de Resenes Marcon; a secretária-geral da Alesc, Marlene Fengler; e a advogada Mayara Andrade Bezerra, reunindo visões da segurança pública, Ministério Público, Legislativo e área jurídica. O debate reforçou a necessidade de atuação integrada entre as instituições e evidenciou que, apesar dos avanços, o desafio ainda é transformar políticas públicas em resultados reais na ponta.

Marlene destacou o papel do Legislativo na construção dessas respostas. Relembrou que foi a partir de audiências públicas realizadas em 2019, ouvindo mulheres em todo o Estado, que surgiu a lei que consolidou a legislação catarinense de enfrentamento à violência. Também citou a criação do Observatório da Violência contra a Mulher e da Procuradoria Especial da Mulher — hoje presente em dezenas de municípios — como estruturas que ajudam a dar concretude às políticas.

Deputado Marcius propõe ampliar idade para ingresso na Polícia Militar e Bombeiros

O deputado estadual Marcius Machado (PL), está propondo que se aumente de 30 para 35 anos a idade máxima para entrar na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros Militar do Estado. Pela proposta, o candidato não pode ter completado 35 anos até o último dia de inscrição no concurso.

A ideia é permitir que mais pessoas possam participar, sem mudar o nível de exigência dos concursos. Hoje, quem disputa uma vaga já passa por várias etapas, como teste físico, exames de saúde, avaliação psicológica e prova teórica.

Segundo o deputado Marcius Machado, a mudança acompanha a realidade de muitas pessoas que se mantêm preparadas por mais tempo. “Tem muita gente com bom preparo físico e se qualificando cada vez mais. Ampliar esse limite é dar oportunidade, sem perder a qualidade na escolha dos profissionais”, afirma.

 

Impasse dentro do MDB para oferecer um nome na chapa de João Rodrigues

O cenário político em SC fervilha com o impasse a partir da reunião do MDB realizada ontem (14). A dificuldade em encontrar um nome de consenso para a vice-governança não é apenas uma questão de nomes, mas de estratégia e sobrevivência partidária. 

O MDB entrou no grupo de João Rodrigues buscando protagonismo. No entanto, se o partido não conseguir oferecer um nome que agregue densidade eleitoral e unidade interna, o PSD pode começar a olhar para outros aliados. Um impasse prolongado desgasta a confiança e pode levar o PSD a buscar um vice em siglas como o Podemos ou o União Brasil, empurrando o MDB para um isolamento ou para uma candidatura própria de última hora.

A reunião de ontem deixou claro que o partido está dividido: Ala Governista: Há deputados que ainda possuem cargos e forte interlocução com o governo de Jorginho Mello (PL). Para eles, romper totalmente para ser vice de João Rodrigues é um risco alto, especialmente após as recentes exonerações de cargos emedebistas no DOE. Ala Renovadora: Defende que o partido precisa de um fato novo e que a aliança com Rodrigues é o único caminho para voltar ao centro do poder estadual.

 

Duas mortes durante uma invasão de residência em Correia Pinto

A Polícia Civil de Santa Catarina trabalha para esclarecer os detalhes de um confronto fatal ocorrido no bairro Nossa Senhora do Rosário, em Correia Pinto, na noite desta terça-feira. A principal linha de investigação sugere um cenário de legítima defesa: um homem teria invadido uma casa e golpeado o residente com uma arma branca; no entanto, durante o embate físico, a vítima conseguiu desarmar o agressor, ferindo-o antes de sua fuga.

O desfecho foi trágico para ambos os envolvidos. O invasor não resistiu ao ferimento no tórax e morreu na rua, enquanto o morador, apesar de ter sido hospitalizado com urgência, também veio a óbito. O caso chocou a comunidade local pela brutalidade e pela rapidez dos eventos, que agora dependem dos laudos da Polícia Científica para a conclusão do inquérito.