Primeiro caso de reinfecção por Covid confirmado laboratorialmente. Paciente é de Lages

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) confirma o primeiro caso de reinfecção por coronavírus em Santa Catarina. O caso foi confirmado laboratorialmente em 31 de março pela Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro, laboratório de referência para Santa Catarina para o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/SC).

É considerado caso suspeito de reinfecção o indivíduo com dois resultados positivos por meio da técnica de RTq-PCR em tempo real para o vírus SARS-CoV-2, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção respiratória, independentemente da condição clínica observada.

O paciente de 30 anos é residente do município de Lages – sem histórico de viagens – com confirmação positiva em setembro de 2020, com segunda infecção confirmada em fevereiro de 2021. Na primeira infecção foi identificada a linhagem B.1.1.28 e na segunda a Variante de Preocupação (VOC) P.1 do SARS-CoV-2, conhecida como a variante brasileira.

Este é considerado o primeiro caso de reinfecção confirmado no estado, uma vez que todos os procedimentos adotados seguiram o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS).

Deixe um comentário