Licitação foi impugnada duas vezes

 

 

 

Licitações atrasam as obras para

instalar as redes subterrâneas de energia

 

Os integrantes da Via Gastronômica devem estar rezando para que não seja novamente impugnada a licitação para as obras de instalação da rede de energia subterrânea. Da primeira vez foi a empresa Santa Rita, de Florianópolis que travou o processo e agora, no dia 28 de janeiro, novamente houve impugnação por parte da empresa MGM, do Oeste catarinense. Agora, a abertura dos envelopes está prevista para o dia 4 de março. “Temos de rezar para que ninguém trave dessa vez”, observou o gerente regional da Celesc, Etamar Eger.

 

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Diz que conversou sobre isso com o governador na semana passada, mas não há nada a fazer porque assim rega a lei de Licitações. Outra maratona dessa deverá passar também no caso da Duque de Caxias. Etamar lembra que desde quando foram anunciadas as obras, na administração passada, esteve em permanente contato com a prefeitura, “mas ninguém definia nada quando a iluminação. “Cada vez que ia lá na avenida as estacas marcando os locais dos postes mudavam de lugar”, conta ele, lembrando que da última vez foi solicitado o deslocamento dos postes para as laterais. “Mas se fizesse isso iríamos instalar dentro de prédios ou avançando nos muros das casas. Isso não iríamos fazer e informamos que: ou definem onde ficarão ou lavamos as mãos. Foi o que fizemos”, narrou Etamar. 

 

Agora foi decidido pela nova administração que a rede será subterrânea. A Celesc já está concluindo o projeto de deslocamento dos alimentadores: um deles passará pelo bairro Frei Rogério e outro pelo Sagrado. Na semana que vem os técnicos de Florianópolis estarão em Lages para fazer o projeto da rede subterrânea.

 

A partir daí se estabelecerá o custo de todo o projeto e a prefeitura terá  de fazer a licitação. Será preciso também que a prefeitura apresente o projeto da iluminação pública da avenida, isso é, estabeleça onde ficarão os postes de iluminação. Com tudo isso já podemos adiantar que haverá atraso na conclusão das obras. Pelo menos no que tange aos passeios, visto que o cabeamento passará por esse local para chegar até o canteiro central.

 

O problema na Cirilo é a falta de projeto

 

Informação da prefeitura divulgada pelo CL é de que as obras da Rua Cirilo Vieira Ramos  não iniciaram ainda porque a Celesc não fez a remoção dos postes. O gerente regional, Etamar Eger contesta, dizendo que a Celesc recebeu a solicitação apenas no último dia 2. E ainda: para remover os postes é preciso ter em mãos um projeto de arruamento, que ainda não tem. É bom lembrar que isso tem um custo e quem pagará a conta é a prefeitura.

Pinheiro avalia situação do PSDB

 

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 “o PSDB vive um momento de muitas definições e na região serrana não é diferente. Este é o momento de aprofundar a discussão, a fim de alicerçarmos os projetos que apresentaremos à sociedade nas eleições do ano que vem e qual participação a Serra terá nesse projeto”.

Luiz Carlos Pinheiro

Secretário do Desenvolvimento Econômico, durante encontro do partido para discutir, entre outras coisas, a expansão do PSDB na Serra.

Novo reservatório

 

 

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O secretário da Semasa,Benjamin Schultz já está tomando as medidas para por fim a crônica falta de água em Lages, como havia prometido. Firmou convênio com a Caixa Econômica Federal para a construção de um novo reservatório, no bairro Bela Vista. Esse reservatório estará concluído em seis meses e aumentará a capacidade de fornecimento de água para 63 milhões de litro por dia. Hoje são fornecidos 50 milhões/dia.

Tratores estavam escondidos em oficinas

 

 

 

Dia desses alguém levou seu carro em uma oficina e avistou lá um trator da prefeitura. Informou ao chefe da garagem que esteve lá e constatou que não havia um, mas dois tratores esquecidos há longo tempo no local. Percorrendo outras oficinas localizou mais um. São três tratores que não estavam na relação do patrimônio da prefeitura. Mas estavam na relação da compra de peças (aquelas superfaturadas).

 

Tecnicamente, a prefeitura não dispunha de tratores (estavam escondidos), e por essa razão tinha de contratar os equipamentos. Esses contratos de aluguel de equipamentos merecerem a atenção do Ministério Público. E cito só um dos casos: a contratação de 8 mil horas de uma roçadeira. “Suficiente para derrubar metade da floresta Amazônica”, observou alguém. Essas empresas contempladas com as licitações chegavam a adquirir camionetes zero quilômetro para alugar para a prefeitura. Sem dúvida, um ótimo negócio!

 

Dentre as descobertas feitas há outra bastante curiosa: um servidor da prefeitura mantinha um lenheiro apenas com as podas das árvores feitas pela prefeitura.

Foram adquiridos 8 milhões de comprimidos de Captopril

 

 

Denúncia sobre compra fraudulenta

de medicamentos tem mais de um ano

 

A informação de que a Secretaria da Saúde teria incinerado uma tonelada e meia de medicamentos entre julho e dezembro do ano passado, segundo o vereador Rodrigo Silva, veio corroborar o que ele já vinha denunciando há mais de um ano. Essa confirmação veio através do relatório apresentado pela empresa T.O.S. Obras e Serviços Ambientais, responsável pela incineração. Antes mesmo dessa incineração, o vereador Rodrigo já vinha levantando suspeita de compra fraudulenta de medicamentos após denúncia no Fantástico da empresa que estaria atuando em todo o país: a mesma que vendia medicamentos para a Secretaria de Saúde de Lages.

 

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Na época, Rodrigo denunciou uma compra de oito milhões de comprimidos de Captopril (para hipertensão). Considerando-se que os medicamentos têm validade entre três a quadro anos e foram adquiridos há menos de dois anos, não poderiam estar vencidos, a menos que já tivessem adquirido nessas condições. Para o vereador, “incineraram para apagar as provas”.

Pelas denúncias feitas a partir de documentação que Rodrigo apresentou no Ministério Público, foi comprada grande quantidade de medicamentos, no entanto, sempre estava faltando os remédios básicos como a fluoxetina e o omeprazol.

Mas ocorre, segundo o vereador, que a exemplo do que houve em outras cidades denunciadas pelo Fantástico, de cada quatro caixas de medicamentos adquiridas de uma a duas estavam vazias. E outros, já estavam vencidos antes mesmo de chegar a Lages, ou ainda, eram placebos (comprimidos de farinha).

 

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Foto: Zé Rabelo

 

“Também no ano passado me chegou a informação de que teriam enterrado a carga de um caminhão de medicamentos”, disse o vereador, anunciando que deverá levantar o assunto na Câmara, pois o ex-secretário Juliano Polese, agora vereador, terá então a oportunidade de explicar-se.

O Observatório Social também será chamado para que acompanhe tais denúncias e a ação do Ministério Público com relação ao assunto.

Prefeitura de São Joaquim que se pronuncie

 

 

 

Estou tentando acessar o sitewww.clicksolucoesinteligentes.com.br, para me inscrever no Processo Seletivo da Pref.de São Joaquim, mas não é possível porque acusa a seguinte mensagem: Este site pode danificar seu computador.

Será que é isso mesmo? Você conhece esta empresa?
Não sei como proceder, porque na parte publicada do edital, não consta o telefone desta empresa e como não tenho como acessar….
Será que outras pessoas estão encontrando o mesmo problema?
 
Obrigada,
Camila Petra
 

Coopercicla quer renovação do auxílio

 

 

A presidente da Coopercicla, Luciana Capistrano afirma que a cooperativa está enfrentando problemas desde dezembro de 2012, para renovar o auxílio financeiro que a prefeitura de Lages vinha repassando no valor de R$ 3 mil  no período de abril a dezembro de 2012.

 

Ela diz que já tentou por diversas vezes conversar com o secretário do Meio ambiente, mas não obteve nenhuma resposta até agora. “Estou tentando negociar desde que o Prefeito Elizeu ganhou as eleições o ano passado, esse ano já perdi as contas das vezes que procurei o secretário do meio ambiente, e na secretaria ninguém consegue me dar uma resposta”.

 

O Vereador João Alberto Duarte (PSD) adianta que fará uma Indicação hoje para que a prefeitura de Lages renove o auxílio financeiro. “A Coopercicla é muito importante para o nosso município, além de ser a renda financeira de 23 cooperados.

 

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Foto: Cristiane Menegon

 

Luciana explica que Lages produz 100 toneladas de lixo doméstico por dia, e a cooperativa faz a separação de 40 toneladas por mês. “A COOPERCICLA tem hoje 23 cooperados, mas tem a capacidade para 60, precisamos de auxilio financeiro para dar continuidade ao trabalho que estamos desenvolvendo. Hoje não podemos fazer campanha de separação do lixo em Lages, porque não temos nem como fazer a coleta seletiva, e a coleta que existe não dá conta da demanda na cidade, todo esse lixo está indo para o aterro e deixando de gerar renda para muitas famílias” finaliza.

Quem irá cair nessa rede?

 

 

 

Segundo o que já se ventila no estado, o ex-prefeito Dário Berger é um dos candidatos ao novo partido da Marina Silva: a Rede.

 

Se os descontentes dos partidos migrarem para a Rede vai ter gente de todos das siglas aderindo: do PV local, ao PDT, PSDB e do próprio PSD.

Voos iniciam em março

 

 

Foi realizada no Ministério Público Federal de Lages, reunião que tratou sobre a agilidade para o início da operação do Aeroporto Federal Antonio Correia Pinto de Macedo. Na primeira quinzena de março deverá acontecer o primeiro voo regular, da empresa Brava (ex-NHT), com a linha Lages – Florianópolis.

 

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Foto: Toninho Vieira

 

O encontro contou com a presença do procurador da República, Nazareno Jorgealém Wolff, além dos secretários do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Luís Carlos Pinheiro Filho; do Meio Ambiente, Mushue Hampel; o diretor de Segurança da Secretaria da Segurança e Ordem Pública, Estanislau Paes; o representante do Aeroclube de Lages, Ivacir Daniel Peruzzo, e o administrador do aeroporto federal, Klaus Ramos Klinger.

Hampel comentou que já foi criado, após a aprovação da Reforma Administrativa, pela Câmara de Vereadores, o cargo de operador de rádio. Além disso, Nazareno observou que o Plano Diretor sobre a zona de ocupação industrial passou por adequações, de acordo com as normas da aviação nacional.

 

O procurador da República também colaborou para a elaboração de um Projeto de Lei para melhor operacionalização do espaço, relacionada às rampas, zoneamento, homologação e outros.

Prefeita explica situação de Celso Ramos

 

 

 

 

 

A prefeitura hoje está passando por um período de contenção de despesas e organização da estrutura administrativa e de gestão. Recebi a Prefeitura em metade de 2010 com a folha totalmente inchada sobrando muito pouco para investimentos. Mais uma divida de quase dois milhões e a Prefeitura inadimplente com restrições em todas as negativas sem poder firmar convenio. Trabalhamos para mudar esse quadro e conseguimos. Buscamos convênios e em dois anos conseguimos investir mais de três milhões de reais em renovação da frota agrícola e maquinas pesadas. Bem como transporte escolar e transporte para saúde.Hoje contamos com uma estrutura muito boa. A mudança foi tanta em 1 ano e meio porque 2012 não conta (ano eleitoral)  que me reelegi com apoio da oposição. Estou tendo muita dificuldade financeira devido a queda da compensação financeira das usinas Machadinho e Campos Novos. Que a media era de 250 mil mês nos últimos 6 meses não chegou 60  mil. O mes de fevereiro por exemplo é 34 mil das duas usinas. Uma das medidas para reduzir despesas foi

adiar a nomeação dos secretários já que não podemos dispensar servidores efetivos. Desiguinamos um servidor e cada secretaria para dar andamento aos trabalhos. Tiramos todas as gratificações de servidores. Isso gera uma economia de 4O MIL MÊS. O principal é atender nossa população com manutenção das estradas medicamentos merenda e transporte escolar e com  40 mil a gente consegue.

 

Fiz esse breve relato para vc ter a oportunidade de conhecer um pouco na nossa realidade administrativa. Mas gostaria muito de receber vc aqui. poderemos conversar mais.

 

 Um abraço !

 

Prefeita Ines.