Presidente do CRM diz que os médicos que atuam na UPA são inexperientes. Secretário diz que há projeto para melhorar a remuneração oferecida

O presidente do Conselho Regional de Medicina de SC, Eduardo Porto Ribeiro, falou hoje na Rádio Clube, a respeito de uma possível interdição ética na UPA24h de Lages. Uma das questões que mais pesa nesta decisão de dar um ultimato a prefeitura é a falta de profissionais qualificados para atuarem ali.

Segundo ele, os médicos que estão lá, são em sua maioria, estudantes recém formados do curso de medicina da Uniplac:

 

O secretário da Saúde, Claiton Camargo admitiu que há furos nas escalas dos plantões e falta pediatras, mas ressalva o fato de que ali não são atendidos casos graves e não há obrigatoriedade na contratação de pediatras:

 

Mas, com relação à ameaça de intervenção, Claiton diz que está sendo feito o máximo possível para atender as exigências do CRN, tanto que já foi encaminhado projeto para a Câmara de Vereadores visando a doação de uma política de melhor remuneração dos médicos, com base na produtividade. Se mesmo assim não conseguir a contratação de mais médicos, vão utilizar a própria urgência dada pelo CRN para encaminhar a acelerar o processo de terceirização do serviço da UPA.

7 comentários em “Presidente do CRM diz que os médicos que atuam na UPA são inexperientes. Secretário diz que há projeto para melhorar a remuneração oferecida”

  1. Se os gestores próprios ñ resolvem, como que a terceirização vai resolver, se quem ASSUMIR, tem que ter lucro.
    Vai oferecer menos para os médicos, ou vai trabalhar com déficit financeiro, ou a prefeitura vai investir muito mais do que investe hj. É matematicamente pura

    Responder
  2. Não acredito que ali diz…” não são atendidos casos graves…..( na UPA) ? e que não é obrigatório contratação de pediatras…?? Mas pq atendem crianças ali na UPA então…Só pode ser brincadeira se o Secretário disse isso…

    Responder
  3. População de Lages – SC: “164.881” habitantes”: 01 ( um) UPA”;

    População de Blumenau SC : “363.340 habitantes “:
    04 (quatro UPAs).

    Nem vou pontuar a desproporcionalidade em relação ao número de habitantes e UPAs ou a ineficiência de quem é realmente responsável pela área…(Prefeito).

    A Uniplac, forma bons profissionais em Medicina, Direito, etc., é uma referência excelente de renome estadual, bons professores, etc.

    Os egressos da Uniplac que laboram na UPA, não são – foram “estudantes” -, mas sim médicos.

    É claro que faltam mais médicos e tbm com especializações em pediatria, (essa deficiência poderá ser sanada com o próprio Hospital infantil oferecendo mais vagas para essa especialização ou vamos esperar que venham de fora) para atendimento e no mínimo mais uma UPA, ora se só Blumenau têm quatro, porque Lages somente uma única.

    Noutro norte, nunca vi o CRM se manifestar ou ameaçar negar atendimento quando os eCubanos sem revalida atuavam como médicos sem a prova profissional. Ora, no Uruguai foram submetidos a prova e todos reprovados.
    Reclamem, reclamem que logo eles estarão de volta e com remuneração aviltada.

    Por fim, também não acredito que não tenha dinheiro e forma de remunerar adequadamente os profissionais da saúde.

    Pior, que votei duas vezes no Ceron, mas agora é LEITE derramado e resta por os dois dedos…

    Responder

Deixe um comentário