Aprovado projeto de lei que proibe as escolas instalarem banheiros de uso comum

Os deputados aprovaram o PL 491/2021, do deputado Jessé Lopes (PL), que proíbe as instituições de ensino de Santa Catarina de instalarem banheiros de uso comum por pessoas de sexos diferentes. A regra vale para unidades de ensino básico, fundamental, médio, técnico e superior públicos ou privados.

O projeto, no entanto, desobriga o cumprimento da lei por parte dos estabelecimentos privados que possuem um banheiro único de uso individual, com a porta fechada, de maneira que se mantenha a privacidade. O texto prevê ainda a cobrança de multa no valor de R$ 10 mil caso a norma não seja cumprida. O PL vai para votação na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.

30 comentários em “Aprovado projeto de lei que proibe as escolas instalarem banheiros de uso comum”

  1. Claro

    Porque o principal problema da educação de SC e do Brasil são os banheiros mistos que nem existem.

    Se isso for o tom da oposição do governo Lula,o homem vai nada de braçada.

    Continuem,não parem

    Responder
    • Petista e jumento são expressões sinônimas. Jessé Lopes é deputado estadual e as votações realizadas no âmbito da ALESC não tem influência em relação a esfera nacional…Por outro lado, o maior corrupto e ladrão do mundo já tem dezenas de pedidos de impeachment…o último deles com a subscrição de quase 50 deputados federais…Acho que esse não passa, mas, pelo andar da carruagem e considerando as sistemáticas cagadas do eneodactilo, acho que até a metade do ano que vem, Alckmin será o presidente…rsrsrsrs…

      Responder
      • Tu responde conforme o nivel que tu consegue alcança né.

        Foi lá recebe teu mito em Brasilia ?

        Repito

        Continue,não pare.

        Esse é o tipo de “oposição”que o Lula precisa.

        Responder
          • Só reforça meu ponto.

            Cada um responde conforme a capacidade que possui.

            Alias,Você deve ter se sentido muito inteligente usando a palavra ” eneodactilo ” né.

            Quantas vezes você tentou escrever até conseguir.

            Lindo ver o processo de alfabetização de Bolsominion.

            Continue,não desista.Até o fim o governo Lula você consegue ler e interpretar um texto.

            Sou ateu,porem acredito em milagres.

      • Vocês não param de armarem e criarem fakes, vão fazer algo de util para a cidade seus ignorantes políticos, só pensam em bobagens. Lula vai dar comida no prato e vergonha na cara para vocês.. Por isso Lages parou no tempo. Vivem em uma bolha.

        Responder
      • Arnaldo, nao ofenda os jumentos, por favor, são úteis. Já os fanáticos esquerdistas…. Sao intragáveis, nao sabem debater, para eles 2 mais 2 é 5, porque o 4 é Bolsominion, e se nao bastar, metem um terraplanismo, um negacionismo, um patriota, um quartel…

        Responder
  2. Esse tipo de projeto é uma afronta a nossa inteligência. Deputados que escreveram e votarão a favor dessa PL não merecem nosso respeito. São pessoas desqualificadas que não tem conhecimento sobre a realidade dos problemas da educação em SC e muito menos das escolas.
    Não merecem respeito!

    Responder
  3. Deviam fazer uma lei diferente: obrigando a fazer tres, quatro, cinco… o numero de banheiros que a Esquerda achar necessarios. So tem de ser assegurado que o Carlos Barbosa, o Nevio, Guilherme e os qualificadissimos, nas palavras deles proprios, nao possam entrar no banheiro hetero para os homens. Eles podem ficar com o neutro, o gay, o trans, o pan ou tentar mijar sentado no das mulheres – para que nao sujem o assento delas.

    Outra sugestao, para cada banheiro da terceira, quarta opcao e assim por diante, a despesa seja descontada do fundo partidario daqueles que apoiam essas ideologias vidradas no assunto sexualidade alheia, onde é errado homem ser homem e nao desejar entrar no banheiro de mulher. Bonito é ser do contra.

    Responder
    • E pra tu não vai prrcisa de banheiro imagino.

      Até porque burra urina no mato.

      Digo e repito,cada um responde conforme a sua capacidade.

      Alias quem é vidrado em sexualidade são os Bolsiminions.O motivo,talvez a psicologia explique.

      Responder
  4. Aí eu pergunto… uma escola de interior, de uma pequena comunidade, que possui apenas uma sala de aula, com turmas do pré, 1° ano e 2°ano, todos juntos… que, juntos, os alunos somam 6 a 8, terão que ter 2 banheiros, um masculino e outro feminino? Não pode ser apenas um banheiro, chaveado, com controle de acesso pela professora ou diretora? Neste caso, segundo a proposta do deputado, melhor não ter banheiro algum. Ao menos assim a escola/município/estado não será multado!

    Responder
    • Mentalidade do “para pobre qualquer coisa serve” detectada. Um banheiro so, e com chave, compartilhado com criancas vc acha normal e se indignado?

      Estamos falando de cagar, mijar, escovar dentes, tomar banho etc. É bom lembrar.

      Responder
      • Estamos falando de casos de uma escola de tamanho muito pequeno, que o número de pessoas, por vezes, é menor do que de algumas famílias daquela localidade. Parece que você não conhece a realidade próxima a você!
        Ou seja, compartilhar um banheiro, de uso individualizado, não pode. Agora uma professora para ensinar alunos de 3 séries distintas ao mesmo tempo… aí não há problema?

        Responder
        • Pois é justamente com essa mentalidade que chamo de “para pobre qualquer coisa serve”, que discordo de ti e exijo para mim Professora banheiro separado dos meus alunos, bem como que eles sejam amplos, completos, inclusive possibilitem banho depois de atividades esportivas para nao sair fedendo. E acho ridiculo ainda se falar em chave para acessr algo relativo a necessidade fisiologica, seja para adultos, seja para criancas! Nao é porque é interior que nao tenha verba para fazer as coisas com capricho e cuidado. Na sua casa nao tem mais de um banheiro, lavo, suite? Falou merda e tentar despistar né? Inverter.

          Responder
          • Pior parte de tudo isso é saber que tu é professora.

            Isso explica muito a situação (triste) que nos encontramos

    • Exatamente, tu compreende a realidade e as circunstâncias do povo brasileiro.

      Enquanto isso os Bolsominions tão mais preocupados em proibi coisa que não existe.

      Responder
      • Carlos Barbosa, pelo jeito de escrever, prepotente de ser, ja sacamos que tu és o Névio: quer ensinar Padre a rezar missa. Em outras palavras, um chato.

        Eu mesmo acho uma idiotice o assunto…. achava, depois de tanto fanatismo, irei até ver a justificativa do projeto de lei e o seu texto. Ora, se vc que é “do contra” se importa tanto contra ele, pode ser um indicio dele ser, no mínimo, pertinente de debater ser agressões e baixaria esquerdista.

        Responder
        • Ricardo,

          Respondo os Bolsominions no nivel que eles merecem e melhor no nivel que eles podem compreender.

          Se eles me agridem serão agredidos.Pois educação e civilidade nunca terão.

          E isso vale pra ti tambem.

          Responder
          • Freud explica..
            Alias, eu acho que teu bofe passou ali na esquina, corre lá que o Bolsonaro esta lá Nevio, Carlos Barbosa, Indignado etc. ótima oportunidade de vc exercitar o nível que te estimula.

          • Névio/Carlos Barbosa/etc, vai arrumar uma turma de alunos bocó com diarreia e incontinência urinaria para dividir chave de latrina no interior, vai… Tira foto e posta no instagram.

            Ah, esqueci, tua profissao nao é ser professor de sala de aula, apesar de querer ensinar uma, mas “Cacador de Bolsominion”, ChatGPT nao solicitado de assuntos aleatorios que responde sempre com o tema “tesao no Bolsonaro” , endoutrinador esquerdista…

    • Eu acho que sei quem posta tanta m…: todos os posts sao de um só c4 muito acostumadinho a fazer confusao e sempre citar as mesmad palavras chave provocativas que os fanaticos do lado oposto ao do dele nao conseguem ignorar. Quem é o defensor supremo do esquerdismo, falador de lages (mal), defensor do litoral?

      Responder
  5. quanta bobagem reunida, tanto a lei quanto dessa discussão, a educação no país não tem a atenção devida, se nossas crianças das primeiras séries não aprenderem só frequentarem as escolas vamos sempre ser um país de quinto mundo, não terceiro, as séries iniciais são a base de tudo. Uma construção se começa pelo alicerce. Temos que ter uma avaliação justa e bem feita do aprendizado bem como dos professores, uma coisa complementa a outra, se a maioria dos alunos de uma sala não aprende tem um culpado o professor, assim temos que qualificar nossos professores mas tambem avalia-los.

    Responder
  6. Ricardo,

    De bocó já achei tu.Ja disse e repito cada um responde conforme o seu nivel.

    Te trato do jeito que todo o Bolsominion merece.

    Com desprezo e desdem.

    Respeito não é quem quer.É pra quem merece.

    E tu e a professora analfabeta da Jussara não merecem.

    Responder

Deixe um comentário