O 125º aniversário de nascimento de Celso Ramos

Este domingo (18) marca o 125º aniversário de nascimento de Celso Ramos, líder do movimento de fundação da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em 1950. “Empresário dos setores de indústria, comércio e agropecuária, Celso Ramos foi uma liderança nata, o que naturalmente o colocou em diversos cargos de relevância pública”, comenta o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

“Foi um visionário e logo cedo percebeu os desafios do desenvolvimento da indústria e do estado, como se pode constatar nas bandeiras que lançou na FIESC, como a infraestrutura de transporte e de energia, que continuam atuais. Dessa sua visão estratégica surgiram a UDESC, os bancos do Estado e de Desenvolvimento, e órgãos de gestão da eletrificação rural e de previdência pública, entre outros”, acrescenta Aguiar.

Para marcar a passagem, a FIESC anuncia, na sexta-feira (16), a realização, em maio de 2023, de exposição de acervo com documentos históricos. A abertura da exposição está agendada para o dia 19 de maio, data em que se realiza a solenidade da Ordem do Mérito Industrial de SC, principal dia da agenda institucional da Federação.

Clique aqui para saber mais

Aguiar lembra que, em 1960, ainda na presidência da FIESC, Celso Ramos liderou o I Seminário Socioeconômico de Santa Catarina, realizado em várias regiões do estado. O Seminário serviu de base para o Plano de Metas do Governo (Plameg), documento norteador das ações do poder executivo estadual em seu mandato. 

Atividades políticas

Nascido em Lages, no ano de 1897, Celso Ramos integrou uma família de grande tradição política em Santa Catarina e de base econômica na agropecuária na Serra Catarinense. Foi governador de Santa Catarina (1961-1966) e senador por dois mandatos, entre 1967 e 1974. Quando governador, notabilizou-se pelo lançamento do Plano de Metas (Plameg), que estabeleceu as bases para o desenvolvimento do estado e resultou na criação de órgãos como a Universidade para o Desenvolvimento de Santa Catarina (UDESC), a Empresa de Eletrificação Rural de Santa Catarina (ERUSC), o Fundo de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (FUNDESC); o Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (IPESC); o Instituto de Reforma Agrária de Santa Catarina (IRASC); a Secretaria dos Negócios do Oeste e o Banco do Estado de Santa Catarina (BESC). Além disso, em parceria com os outros estados da região Sul, no governo Celso Ramos foram instalados o Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE) e o Conselho de Desenvolvimento do Extremo Sul (Codesul).

Deixe um comentário