Proprietário tinha autorização

 

De acordo com o IMA, a autorização previa a derrubada de sete pinheiros – Foto: Divulgação

A derrubada de pinheiros em um imóvel na Avenida Duque de Caxias, no Centro de Lages, chamou a atenção dos moradores da região e também de quem passou pelo local no último fim de semana, devido à quantidade de árvores que foram retiradas.

De acordo com o escritório regional do Instituto do Meio Ambiente (IMA), situado em Lages, o proprietário do imóvel tinha as autorizações necessárias para fazer a retirada das árvores.

O coordenador do órgão em Lages, Fernando Araldi Sommariva, afirma que foi solicitada a supressão de 12 árvores, porém, a autorização do IMA previa o corte de sete pinheiros. “Foram autorizadas somente aquelas que estavam causando risco à vida e ao patrimônio, que é o que se enquadra na lei”, explica.

Sommariva ressalta que a derrubada de pinheiros sempre precisa de autorização dos órgãos ligados ao Meio Ambiente. Segundo ele, compete ao IMA analisar o requerimento para identificar se a retirada realmente é necessária e se o pedido se enquadra nos termos da lei.

“Aí, [o pedido] passa pelo técnico que emite um parecer e libera mediante autorização ambiental. O corte, transporte e o destino dessa madeira são por conta de quem requereu, o proprietário do imóvel, no caso.”

O coordenador do IMA em Lages explica que a lei ambiental prevê que pinheiros podem ser derrubados somente se oferecerem riscos à vida ou ao patrimônio. “Nestes casos, é permitida a supressão, mediante autorização ambiental. No caso em questão, tratava-se de árvores velhas, os galhos, provavelmente, estavam caindo e causando danos ao imóvel”, afirma.

Proprietário tinha autorização para derrubada de pinheiros

13 comentários em “Proprietário tinha autorização”

  1. Hj parece que o homem está com raiva da natureza. Já vimos esse filme até a década de 50, onde Lages com a madeira ajudou economicamente o Estado de SC. Mas agora é maldade, só dão valor ao materialismo para carros e concreto? – Não gostam de nada vivo. É como “jogar fora a criança com a água do banho”. Precisamos de terapia, isso não é normal. Primeiro queriam uma praça sem escola, depois sem árvores, não fossem as reclamações aqui, nesse importante veículo. Agora a febre de detonar com as árvores da cidade tomou conta da cidade? E o calor, agora no verão, todos lembraremos das árvores inclusive pra deixar os carros embaixo… e a frota de carros e a poluição do ar, com e seus problemas, cobrarão um preço alto dos lageanos centrais…

    Responder
  2. O problema é que em Lages não se aceita reclamação, dizem que “Para nós nada está bom…”. Ora, vejamos como ficou o calçadão: sem vida, sem flores, só calçadas em cimento e um xafaris. O povo se contenta com pouco, por isso a cidade não cresce, não avança…É triste!

    Responder
  3. Existe gente que não entende nada… O pinheiro, é a árvore mais perigosa, que atrai raios… Não vejo nada de mais, derrubar 5 6 árvores… Parece que vai fazer diferença. A vida das pessoas não valem nada. Essas mesmas pessoas que criticam, são as que votaram num governo que prega o desmatamento da amazônia sem precedentes.
    Libera agrotóxicos que já foram banidos ..
    Então, senhores (as) reclamem , gritem pelo que estão fazendo na Amazônia… Tirando isso, vocês ~sao piores do que as árvores, só latem pensando no próprio umbigo…

    Responder
  4. João Machado, qualquer árvore pode atrair raios, e não existe nenhum estudo sério que indique que a Araucária seja o que mais atrai raios, isto que você afirmou é puro achismo. Engraçado é como tu te preocupas com a Amazônia e esquece a flora de Lages que para você não vale nada. Em momento algum li ou ouvi o atual Governo pregar o desmatamento na Amazônia, mas a propósito, o que o ex-governante que você adora, fez para combater o desmatamento enquanto estava no poder? Nada não é mesmo?

    Responder
  5. Robson, acho que a única pessoa que parece não saber interpretar nada é você, mas me admiro de sua grande habilidade: caminhar e mascar chiclete ao mesmo tempo! Isto deve ser um grande passo para a humanidade!

    Responder
  6. Olha senhor Bruno, vamos por parte. Não sou eleitor dessa dessa gente, muito menos do ex governador ou do atual…. Nasci no interior de Urubici, tenho alguns metros de terras por lá. Até hoje, nunca vi outra árvore ser atingida, além do pinheiro. Pode não ser conhecimento cientifico, mas empírico… Me preocupo sim, com nossa mata, tanto que preservo. Já que você deve ser um conhecedor, deve concordar com essa lei burra que não permite tirar as araucárias maduras para fins comerciais. ..
    O que a maioria faz, nas o pinheiro, corta. Se deixar, não cria nem uma galinha…
    Vamos ter uma mata de auraucaria velha, podendo chegar a extinção, tudo por causa de pessoas como você…

    Responder
  7. Noooosaaa Robson mortadela q msg forte klkkk garanto q conseguiu tirar do programa do chaves @menino super inteligente ?interpretação seria como alguém acredita na família lula kkkkk

    Responder
  8. Pois é João, estou aqui rodeado de Araucárias á anos e nenhum raio jamais as atingiram. Quando falo de Araucária, me refiro ao nosso pinheiro brasileiro e não o americano. Felizmente a lei não é burra, pois se deixar esse pessoal “comercial” corta tudo o que vê pela frente e não preserva nada, estão interessados só no ganho fácil. Se anteriormente tivessem plantado para formar uma reserva comercial, a lei não teria sido feita. Quanto a mata ficar velha e se extinguir só depende de cada um deixar o fruto que caiu no chão continuar a crescer, pois ela se reproduz sozinha, desde que os gananciosos não atrapalhem. Aqui na minha casa nenhum idiota; principalmente esse engenheiro florestal de meia-tijela, que trabalha para Prefeitura e que veio oferecer um falso laudo para derrubar as árvores; põe a mão em qualquer dos pinheiros. Se for por minha causa eles ficam para sempre, agora de depender dos interesses “comerciais” estamos ferrados. Em momento algum me referi aos governadores e sim aos presidentes, onde o movimento de esquerda do qual fazes partes lá esteve no poder. Em Santa Catarina nunca conseguiram chegar lá.

    Responder
  9. Cuidado! O raio pode cair… Quando vier, quero ver se vai ter o mesmo posicionamento… Eu falei de pinheiro americano? Você viaja…
    Quanto aos teus pinheiros, faça bom uso, cuide, dos meus cuido eu. Tenho bastante, longe de casa…

    Responder
  10. Concordo com você Teresinha, Lages a maior cidade Serrana gasta-se um dinheirão pra entregar aquela coisa que chamam de e praça? É falta de bom senso! E ainda derrubam a única Escola pública do Centro da cidade e fecharam outra? Agora quem quiser só nas particulares? Quanto levaram para cometer esta atrocidade? Tem um ditado na região diz “pra quem é está bom”. Esta é a visão administrativa do PSD. Não é só em Lages que tentam lacrar com obras mal feitas, pequenas e caras além de desnecessárias. Até o shopping não tem luz natural, ar puro, vidros transparentes para observar a natureza ao redor, parece uma cadeia. Quem tem alergia, rinite ou sinusite não fica 1 h lá dentro, e os funcionários??? Soturno, triste…tudo na Serra é feito com a visão “pra quem é”…

    Responder

Deixe um comentário