Epagri vai receber royalties pela venda da maçã SCS426 Venice

A maçã SCS426 Venice, desenvolvida pela Epagri, passará a ser produzida e comercializada na Europa com recursos financeiros revertidos para Santa Catarina. A fruta foi objeto de um acordo celebrado entre a International Fruit Obtention (IFO) – empresa francesa licenciada pela Epagri para testar e desenvolver os novos cultivares de maçã no mundo inteiro – e a Rivoira, empresa Italiana sublicenciada.

A Epagri vai receber 80.000 € como taxa pela exclusividade do direito de explorar o cultivar SCS426 Venice. Além disso, a Epagri vai receber royalties de até 1% das vendas líquidas dos frutos da Venice, que serão pagos enquanto o contrato estiver em vigência. “O volume de frutas que essas empresas produzirão deverá ser alto, pois vai atender às demandas dos mercados dos países europeus. Portanto, em alguns anos, a Epagri vai receber valores bem significativos”, prevê Renato Luis Vieira, gerente da Estação Experimental da Epagri em Caçador (EECD), unidade de pesquisa que abriga o programa de melhoramento genético da macieira.

2 comentários em “Epagri vai receber royalties pela venda da maçã SCS426 Venice”

  1. Felizmente somos excelência em algo. Parabéns aos pesquisadores, professores e corpo técnico da Epagri. Lutemos também para industrializar o suco da fruta, vender aos mercados consumidores, principalmente da Asia,EUA, Europa e nossos vizinhos. Champanhe e outros produtos como geleia entre outros doces e produtos. Precisamos agregar valor aos produtos da Serra, elevar o padrão de tudo que aqui se produz. Gerar riqueza e renda com nossa produção de maçã, uvas, pinhão, erva mate, madeira. Temos que perder a pecha de região mais pobre do Estado. Somos com certeza a região mais ecológica de SC temos utilizar esse potencial, temos água em abundância. Está aí Gringa uma missão pra você….

    Responder

Deixe um comentário