Nota da prefeitura a respeito da interdição da Feijoara da Serra

Organizadores do evento Feijoada da Serra, com data marcada para ser realizado nos dias 16 e 17 de março, não entregaram a documentação necessária à Vigilância Sanitária no prazo de 48 horas antes do evento, para que a equipe responsável tivesse tempo hábil para a realização de vistorias, análise documental, emissão e recolhimento de taxa e impressão do Alvará Sanitário de caráter provisório.

Após várias tentativas de contato com a equipe organizadora, os documentos solicitados somente foram apresentados na sexta-feira (15), às 17h.

Foi constatado através das informações prestadas pelo responsável técnico pela água oriunda da Solução Alternativa Coletiva (SAC) de abastecimento de água via poço do local, que a água estava em desacordo com a legislação vigente, não apresentando a potabilidade adequada para seu consumo.

Diante disso, tratando-se de evento com manipulação e consumo de alimentos, não foi possível realizar o licenciamento do evento junto à Vigilância Sanitária.

Após a insistência por parte dos organizadores, mais uma vez foi agendada uma reunião para às 9h de sábado (16), no intuito de encontrar soluções para que o evento pudesse ocorrer sem oferecer risco à saúde da população.

Para que o evento contasse com o serviço da feijoada, foi orientado que a parte de alimentação fosse manipulada em outro local já regularizado e somente servida no evento. No entanto, os organizadores informaram que apenas a tenda onde aconteceria o evento foi licenciada pelo Corpo de Bombeiros, não sendo possível a utilização de outras estruturas do estabelecimento.

Diante da impossibilidade de utilização da estrutura de cozinha e banheiros da edificação, foi orientado que a feijoada fosse manipulada e servida em outro estabelecimento já regularizado perante o município, como clubes e restaurantes. Não sendo possível também que a mesma fosse servida sob a tenda, sem condições de controle de temperatura e proteção adequada conforme legislação sanitária vigente.

A equipe organizadora optou em permanecer com o evento, onde foi acordado que o evento somente iria operar com serviço de bar e música, não sendo permitida a manipulação, comercialização e serviços de alimentação no local.

Foi exigida instalação de banheiros químicos e pias para a higienização de mãos com bombonas de água mineral, e utilização somente da área da tenda licenciada pelo Corpo de Bombeiros.

Às 17h19m, da tarde de sábado, a gerência foi informada da conclusão dos ajustes, sendo realizada a preparação para a realização da vistoria. A vistoria com entrega do Alvará Sanitário do evento Feijoada da Serra, foi realizada aproximadamente às 19h30m, onde foi observada a instalação de banheiros químicos, e pia no bar.

Foi imediatamente realizada a comunicação aos demais órgãos licenciadores que estavam aguardando para procederem seus trabalhos, Fiscalização Tributária e Polícia Civil. No entanto, os mesmos informaram, às 22h35, que os organizadores não procuraram o setor tributário para o devido licenciamento e localização, sendo assim, também não temos a informação sobre o alvará junto à Polícia Civil.

Portanto, o evento foi licenciado apenas para música e serviços de bar, sem a manipulação de alimentos no local, não sendo realizada nenhuma interdição do evento, conforme nota expedida pelos organizadores. Todas as medidas tomadas foram em completa atenção às normas sanitárias vigentes, tendo em vista o risco à saúde pública.

1 comentário em “Nota da prefeitura a respeito da interdição da Feijoara da Serra”

  1. Mas a Vanusa sempre foi desorganizada. Uma vez lá na Battistela deu problema na cozinha, outra vez não foi pago a atração principal, outra vez a estrutura da festa é assim por diante. Não adianta. Se não cumpriram, não tem o que chorar. Não é que em Lages nada da certo, é só seguirem o que a LEI pede. E outra, uma festa há 4 km da cidade, com serviço de bar, é PRF na certeza, até pq o acesso é por BR. Tantos lugares aqui mesmo….. Essa Vanusa é uma lenda…

    Responder

Deixe um comentário