Um texto que nos faz refletir…..

Vivemos um tempo de contradições silenciosas. Avançamos, e muito, na proteção aos animais, com leis que incentivam cuidados básicos como água e alimento em espaços públicos. Isso é, sem dúvida, um sinal de evolução.

Mas, nas mesmas ruas, há pessoas invisíveis.

Enquanto facilitamos o cuidado com animais abandonados, impomos limites ao auxílio direto a moradores de rua: restringe-se a esmola, burocratiza-se o acolhimento e conflitamos com medidas mais incisivas, como a internação compulsória, sem saber como agir, mesmo em situações de evidente vulnerabilidade

O problema não está em proteger os animais. Está no contraste.

Cuidar de um animal é um gesto imediato, que não exige enfrentar as causas profundas da desigualdade. Já lidar com a população em situação de rua nos obriga a encarar temas difíceis: saúde mental, dependência química, ruptura social e falhas estruturais. É mais fácil exercer a compaixão onde ela não nos confronta.

Assim, ampliamos nossa sensibilidade em uma direção, mas parecemos limitá-la em outra.

A liberdade de permanecer na rua, quando já não há plena autonomia, muitas vezes se confunde com abandono legitimado. E a restrição de gestos individuais de ajuda, ainda que bem-intencionada, pode acabar esvaziando o pouco de solidariedade imediata que resiste no cotidiano.

Uma sociedade verdadeiramente madura não escolhe entre cuidar de animais ou de pessoas, ela sustenta ambos como expressão coerente de humanidade. Quando essa coerência se rompe, o que se revela não é excesso de cuidado, mas a distribuição desigual da compaixão.

Humanizamos os animais quando reconhecemos neles dor, sede e necessidade de cuidado – e isso é um avanço. Mas, ao mesmo tempo, animalizamos os humanos quando naturalizamos sua presença nas ruas, reduzimos suas histórias à invisibilidade e aceitamos sua sobrevivência em condições indignas como parte da paisagem. Nesse contraste, não se revela excesso de sensibilidade, mas um deslocamento dela: tratamos com zelo aquilo que não nos confronta e endurecemos diante daquilo que exige responsabilidade coletiva.

Jackson Carlos da Silva

Gilson Marques esteve com o presidente da Acil

O presidente da Associação Empresarial de Lages (ACIL), Antonio Wiggers, recebeu na manhã desta quarta-feira, 08 de abril, o deputado federal Gilson Marques. Durante o encontro, foram apresentados e reforçados pleitos prioritários da classe empresarial da Serra Catarinense, contemplados na cartilha Voz Única, iniciativa que reúne demandas consideradas fundamentais para o desenvolvimento regional.

Entre os temas destacados, dois pontos ganharam atenção especial: a duplicação de trechos prioritários da BR-116 e a implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Lages. As propostas são vistas como estratégicas para ampliar a competitividade da região, melhorar a logística e fortalecer a atração de investimentos.

Lucas pede explicações da concessionária Arteris com relação a BR 116

O deputado Lucas Neves (Podemos) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) nesta semana para fazer cobranças incisivas à concessionária Arteris Planalto Sul, responsável pela BR-116. O pronunciamento focou na negligência da empresa em relação aos investimentos previstos e à segurança dos catarinenses. Abaixo, destaco os pontos principais da fala do parlamentar:

Lucas Neves criticou o descompasso entre o valor arrecadado nos pedágios e a entrega de melhorias. Ele enfatizou que a região da Serra Catarinense não pode mais aceitar o adiamento de obras estruturantes, como:

 Vias Marginais: Essenciais para desafogar o trânsito local e dar segurança às empresas instaladas às margens da rodovia.

Passarelas: O deputado destacou que a falta desses equipamentos em perímetros urbanos (como em Lages e Correia Pinto) é a principal causa de atropelamentos fatais.

O parlamentar relatou o estado precário de conservação em diversos trechos, a necessidade urgente de recapeamento asfáltico para eliminar trilhos de roda que causam instabilidade em veículos leves. A falta de iluminação adequada em trechos urbanos, o que agrava a insegurança tanto para motoristas quanto para pedestres.

Lucas reforçou que está mobilizando a bancada da Serra e as entidades de classe (como a Acil e Amures) para que a Arteris seja convocada a dar explicações formais. Ele defendeu que, se as obras não avançarem conforme o contrato, o Governo Federal deve considerar sanções ou até a revisão da concessão.

Audiência pública discute o caso das pessoas em situação de rua. Qual é a solução?!

A Câmara de Vereadores de Lages realizou, na noite desta quinta-feira, 9 de abril, uma audiência pública para debater iniciativas, desafios e possíveis encaminhamentos relacionados à população em situação de rua no município. O encontro reuniu autoridades do Executivo, representantes da segurança pública, vereadores e membros da comunidade.

O objetivo foi ampliar a discussão sobre a realidade vivida por pessoas em situação de rua, promovendo um espaço de escuta, reflexão e construção de medidas que possam contribuir para o atendimento dessa demanda com mais dignidade, acolhimento e efetividade.

Compuseram a mesa da audiência a prefeita de Lages, Carmen Zanotto; a secretária municipal da Assistência Social, Inês Salmória; a secretária municipal da Saúde, Rose Cristina Possato; a procuradora-geral do Município de Lages, advogada Rosane de Oliveira; e o capitão Bruno Mantovani, representando o comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar.

Durante a audiência, fizeram uso da palavra os integrantes da mesa, vereadores presentes e também cidadãos inscritos para participar do debate. Ao longo da noite, foram apresentados questionamentos, observações e sugestões sobre o tema, evidenciando a complexidade da situação e a necessidade de atuação integrada entre poder público e sociedade.

Nas explanações, foram destacados serviços e iniciativas já existentes no município para atendimento à população em situação de rua, entre eles o Centro POP, que oferece refeições, espaços para higiene pessoal, grupos de apoio e atividades coletivas; o Albergue POP, destinado ao acolhimento noturno; e o Acolhimento POP, que atua com atendimento, encaminhamentos, busca e conciliação familiar, entre outras ações.

O debate reforçou que a questão da população em situação de rua exige atenção contínua e articulação entre diferentes áreas, como assistência social, saúde, segurança pública e gestão municipal, além da participação ativa da comunidade na construção de soluções.

Sim! E daí? Qual foi a medida que será adotada a partir desta audiência?

União Brasil procura um novo caminho

Sob a coordenação de Lio Marin o União Brasil começa a se estruturar para próxima eleição municipal em 2028. A nova executiva terá como presidente o líder comunitário Stick e vice-presidente Marcelo kowalski. O partido conta com várias  lideranças como a ex-secretaria da Educação, professora Ivana.  Durante a reunião do partido, Lio Marin destacou a importância do evento destacando que “ um novo caminho começa a ser traçado.  Agora vamos estruturar o nosso partido através dessa ação”

Ele informou que estão sendo procurados por membros de outros partidos querendo se filiar ao União Brasil.

Deputado comemora a movimentação do aeroporto

O Aeroporto Regional da Serra Catarinense, em Correia Pinto, teve movimento intenso no feriado de Páscoa e confirmou o crescimento da procura pela ligação aérea com São Paulo. Na segunda-feira (6), o voo da GOL Linhas Aéreas registrou ocupação máxima, com todos os 138 assentos disponíveis vendidos. No desembarque, 118 passageiros chegaram à região.

Para o deputado estadual Lucas Neves, os números comprovam que os investimentos feitos no ano passado deram resultado. “Sempre defendi que a Serra tinha demanda e precisava de uma estrutura melhor. Trabalhamos, junto com o governador Jorginho Mello, para garantir a reforma e ampliação do terminal de passageiros, deixando o espaço mais moderno, seguro e confortável”, afirmou.

Não foi registrada nenhuma ocorrência de farra do boi

Pela primeira vez, nenhuma ocorrência de farra do boi foi registrada durante a Operação Quaresma em Santa Catarina. O resultado histórico foi confirmado após o encerramento da ação, realizada pela Polícia Militar no dia 6 de abril.

A conquista marca um avanço importante na proteção animal no estado. Em 2025, ainda haviam sido registradas seis ocorrências. Agora, o número chega a zero, mostrando que o trabalho de fiscalização e, principalmente, de conscientização da população tem dado resultado.

Para o deputado estadual Marcius Machado, o resultado é motivo de comemoração e mostra que a lei tem cumprido seu papel.

A mudança nos números começou a partir de 2020, com a criação da Lei nº 17.902, de autoria do deputado, atendendo a um pedido da advogada e ativista da causa animal Barbara Hartmann por medidas mais rígidas contra a prática. A legislação passou a aplicar multas pesadas para quem promove, participa ou ajuda na realização da farra do boi. Antes disso, o estado chegava a registrar mais de 180 ocorrências por ano.

A legislação prevê multa de até R$ 20 mil para quem organiza ou divulga a prática e de R$ 10 mil para participantes, além de punições para quem transporta animais ou cede espaço para a realização. Em caso de reincidência, os valores são dobrados.

Jorginho começa a tirar os emedebistas do governo

O cenário político em Santa Catarina apresenta uma movimentação estratégica importante nesta semana, com o Diário Oficial do Estado (DOE) de ontem (8) confirmando as primeiras exonerações de cargos comissionados indicados pelo MDB. A saída dos emedebistas de cargos no governo de Jorginho Mello (PL) é um reflexo direto das alianças para a disposição eleitoral de 2026. O MDB optou por integrar o grupo político liderado por João Rodrigues (PSD), prefeito de Chapecó e potencial candidato ao governo do Estado, o que inviabiliza a manutenção do partido na base governista atual. As demissões publicadas nesta quarta-feira são consideradas apenas o início de uma “limpeza” administrativa nos cargos de confiança. Espera-se que novos desligamentos ocorram nos próximos dias, atingindo diversas estruturas da administração direta e indireta.

Existe uma incógnita sobre como o governador lidará com as divisões internas do MDB: Alguns deputados estaduais do MDB sinalizam que podem continuar apoiando o governo Jorginho, independentemente da decisão oficial do partido. A dúvida é se o governador manterá os cargos indicados por esses deputados “rebeldes” ou se exonerará todos os nomes vinculados à sigla para garantir uma base 100% alinhada ao PL.

Governo de SC empossa novos servidores da Educação

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), realizou a cerimônia de posse de 414 novos servidores da rede estadual de ensino nesta quarta-feira, 8. O evento ocorreu no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, e marcou a entrada de profissionais aprovados no concurso público realizado em 2024. Ao todo, desde a primeira chamada do certame, foram abertas 11.539 vagas, contemplando professores e cargos administrativos, fortalecendo o quadro de servidores da rede estadual.

“Este dia é um marco para a nossa rede estadual. A chegada de novos professores e profissionais administrativos amplia nossa capacidade de atendimento e reforça o compromisso com uma educação pública cada vez mais inclusiva, eficiente e de qualidade, como é o intuito do nosso governador Jorginho Mello”, afirma a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.