Inacreditável que o motorista tenha saído só com algumas escoriações deste acidente

Ocorrência: Acidente envolvendo carro x caminhão
Atendida por: GBM Correia Pinto-SC;
Viaturas: ASU-482 / ABTR 126
Data: 15/06/2026
Horário: 20:54 hs
Local/Referência: BR 116 Bairro Área Industrial
 As Guarnições do ABTR-126 e ASU-482 foram acionadas via Cobom para atender a uma colisão entre carro x caminhão. Chegando ao local e confirmada a natureza da ocorrência, colisão frontal entre dois veículos. Veículo 1: caminhão DAF de cor amarela conduzido por um homem de 35 anos que nada sofreu e permaneceu no local da ocorrência. Veículo 2: Volkswagem Gol de cor prata encontrava-se lateralizado sobre as portas lado esquerdo, no acostamento da pista de rodagem conduzido por um homem de 26 anos que encontrava-se sentado no banco do motorista, consciente e orientado apresentando algumas escoriações em face e membros superiores direito e esquerdo (mãos) com mobilidade força e sensibilidade preservadas, com grau de encarceramento tipo físico 1. Foi realiza a estabilização com as as hastes e calços de madeira, realizado o rebatimento do teto e feito a extração em ângulo 0, deixado a vítima aos cuidados da autopista AC08. O local ficou aos cuidados da PRF.

Animais foram resgatados em São Joaquim por sofrerem maus-tratos

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia da Comarca de São Joaquim, cumpriu ontem mandado de busca e apreensão em investigação que apura a prática do crime de maus-tratos a animais. A ação contou com o apoio da equipe veterinária do Município de São Joaquim, responsável pela avaliação técnica e recolhimento dos animais encontrados no local.

Durante o cumprimento da medida judicial, os policiais encontraram um cenário de extrema insalubridade. Na área externa da residência havia diversos cães mantidos em meio a grande quantidade de fezes e urina acumuladas, forte odor, intensa presença de moscas e condições incompatíveis com o adequado bem-estar animal. Alguns dos animais apresentavam lesões aparentes e sinais de comprometimento do estado nutricional.

No interior da residência a situação mostrou-se ainda mais grave. Foram encontrados cães e gatos convivendo em ambiente tomado por fezes e urina espalhadas por todos os cômodos, inclusive sobre superfícies destinadas ao preparo de alimentos.

Ao todo, foram resgatados 28 cães e 8 gatos, os quais foram encaminhados para atendimento veterinário, avaliação clínica individualizada e tratamento. Após os procedimentos necessários, os animais serão destinados a local apropriado para acolhimento.

Equipe do MP leva informação aos usuários do Centro Dia do Idoso

A equipe do Núcleo Regional de Enfrentamento a Violências e Apoio às Vítimas de Lages (NEAVIT) foi até o Centro Dia do Idoso, espaço de acolhimento e convivência voltado à promoção da autonomia e da qualidade de vida de pessoas com mais de 60 anos, para colocar-se à disposição dos usuários em tudo aquilo que for necessário para garantir a efetivação de seus direitos. 

Durante a palestra, a residente de Serviço Social Rochelle de Medeiros da Costa falou sobre a definição legal da pessoa idosa e apresentou os principais direitos assegurados pelo Estatuto da Pessoa Idosa, destacando garantias relacionadas à saúde, ao transporte, à assistência social, à convivência familiar e comunitária, ao acesso à Justiça e à proteção integral contra qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão. 

Na sequência, a residente de Direito Ivone Palevoda explicou o que caracteriza a violência contra a pessoa idosa, abordando as diferentes formas pelas quais ela pode se manifestar. Foram apresentados exemplos de violência física, psicológica, moral, patrimonial, financeira, institucional, sexual e de negligência, além de orientações sobre os sinais que podem indicar situações de abuso, muitas vezes praticadas por pessoas próximas à vítima e que acabam permanecendo invisíveis por medo, dependência emocional ou falta de informação.

Bianchini está com a campanha pronta…..

Nos bastidores da corrida rumo à Assembleia Legislativa (Alesc), tem pré-candidato apostando no universo pop para chamar a atenção do eleitor. Bianchini decidiu vestir virtualmente a capa do “Super-Homem” nesta pré-campanha, de olho no voto dos fissurados por filmes de super-heróis e na carona do engajamento fácil que o tema gera nas redes.

Missão Quase Impossível:

Brincadeiras e memes à parte, enfrentar uma campanha para deputado estadual na Serra exige mesmo um fôlego de aço. Sem as superfontes de financiamento dos grandes caciques partidários, encarar o corpo a corpo em dezenas de municípios da região contra máquinas consolidadas não deixa de ser uma missão para “super-herói”.

O uso de personagens e de uma comunicação mais escrachada divide opiniões na tradicional política serrana. Enquanto a ala mais conservadora torce o nariz, marqueteiros defendem que, em um mar de candidatos engravatados e discursos idênticos, quem consegue fazer o eleitor parar o feed do celular por cinco segundos já sai na frente na disputa.

A Epagri está realizando o monitoramento das colméias

O monitoramento apícola está sendo realizado pela Epagri, por meio do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Epagri/Ciram), em sete municípios do Estado: Bocaina do Sul, Caçador, Canoinhas, Imaruí, São Joaquim, São Miguel do Oeste e Videira.
Fruto de um projeto de pesquisa, o trabalho consiste em colmeias conectadas a estações agrometeorológicas que medem variáveis como chuva, molhamento foliar, temperatura, umidade relativa do ar e peso do mel produzido.
Os dados são transmitidos automaticamente e divulgados na plataforma Apis On-line. Com base nas informações, apicultores, pesquisadores e outros profissionais podem observar as condições meteorológicas que influenciam a produção de mel.
Uma das funções do projeto é auxiliar os interessados na tomada de decisões. Em Bocaina do Sul, a finalidade inicial foi subsidiar os estudos que apoiaram a criação da Indicação Geográfica (IG) do Mel de Melato da Bracatinga do Planalto Sul Brasileiro.

Jorginho está com pressa para anunciar as suas ações…

Isso porque, como candidato à reeleição, ele pode participar de atos politicos, inaugurações (se é que tem algo a inaugurar), lançamento de programas, etc.. somente até o início de julho, conforme determina o calendário eleitoral.

O início do período em que pré-candidatos e candidatos ficam terminantemente proibidos de participar de inaugurações de obras públicas ocorre exatamente 3 meses antes do primeiro turno das eleições.

Principais Regras e Proibições do Período:

  • Inaugurações Públicas: Candidatos a cargos majoritários (como prefeito) ou proporcionais (como vereador) não podem comparecer a inaugurações de obras públicas ou contratações de serviços financiados pelo poder público.

  • Uso da Palavra: Mesmo que o candidato compareça a um evento comunitário que não seja uma inauguração oficial, ele não pode utilizar o microfone, discursar ou ser anunciado de forma a promover sua candidatura.

  • Contratação de Shows: Fica proibida a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos para a inauguração de obras ou divulgação de serviços públicos.

Calendário eleitoral

Julho

Condutas vedadas

Já a partir de 4 de julho (três meses antes do 1º turno), ficam vedadas algumas condutas por parte de agentes públicos, como nomeações, exonerações e contratações, assim como participação em inauguração de obras públicas.

Mobilidade

Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que queiram votar em outra seção ou local de votação da circunscrição têm de 18 de julho a 18 de agosto para informar a Justiça Eleitoral.

Quantitativo do eleitorado

Em julho, o TSE publicará, na internet, o número oficial de eleitoras e eleitores aptos a votar. Esse número servirá de base para fins de cálculo do limite de gastos dos partidos e de candidatas e candidatos nas respectivas campanhas.

 

Estação Inverno será lançada nesta quarta com a presença do governador

O secretário adjunto de Turismo do Estado, Giovani Nunes, confirmou para na quarta-feira, dia 17 de junho, às 18h, o lançamento oficial do projeto “Estação Inverno”. O cenário escolhido para o anúncio foi o Vistas da Mantiqueira, na SC-390, em Bom Jardim da Serra. Muito além da promoção dos atrativos do frio, o ato político deve trazer o aguardado anúncio da data de liberação parcial do tráfego na espetacular Serra do Corvo Branco.

A presença do governador Jorginho Mello é aguardada no evento para capitanear o anúncio da SC-370. A rodovia, que liga Urubici ao Sul do estado por Grão-Pará, passou por uma das intervenções de engenharia mais complexas e amplas da história da infraestrutura catarinense. No lado de Urubici, um trecho de 5.000 metros recebeu asfalto novo, estendendo o tapete preto até a chegada da famosa fenda rochosa que corta a montanha.

A engenharia do Centro Administrativo também atacou os pontos críticos que historicamente isolavam a região após temporais. Na parte baixa do complexo, a pavimentação asfáltica foi consolidada. Já no miolo da serra, onde a inclinação desafia os motoristas, o Estado optou por substituir o projeto original de asfalto flexível por um robusto pavimento em concreto rígido na parte mais íngreme do traçado.

A união do lançamento do “Estação Inverno” com a liberação da Corvo Branco é uma jogada estratégica do governo estadual. Ao entregar a trafegabilidade da rodovia pavimentada, o Estado resolve um gargalo logístico histórico e cria um novo corredor turístico integrado entre o Litoral e os hotéis e pousadas serranas, prometendo uma das temporadas de inverno mais movimentadas e lucrativas dos últimos anos para a economia da região.

Grave acidente na Serra do Rio do Rastro

Um grave acidente de trânsito foi registrado na manhã deste domingo (14) na SC-390, na Serra do Rio do Rastro, mobilizando equipes de resgate e atendimento aeromédico.

Inicialmente, havia a informação de que a ocorrência envolvia uma motocicleta, porém novas informações apuradas no local indicam que o acidente envolveu um automóvel ocupado por quatro pessoas.

Segundo relatos preliminares, o motorista, um senhor de idade, teria perdido o controle do veículo, possivelmente após uma falha nos freios. O carro teria colidido inicialmente contra outro veículo e, em seguida, atingido a mureta de proteção.

Com o impacto, o automóvel ficou bastante danificado e chegou muito próximo de despencar no precipício. Na sequência, o veículo ainda colidiu contra o barranco do lado oposto da rodovia.

O motorista sofreu ferimentos graves. Uma mulher que também estava no veículo ficou gravemente ferida. Os outros dois ocupantes, entre eles uma criança, sofreram apenas escoriações leves.

O Inter promete voltar aos campos

O Internacional de Lages voltará às competições em 2026. Na quarta-feira (17/6), o clube participará do conselho técnico da Série C do Campeonato Catarinense na sede da Federação Catarinense de Futebol, em Balneário Camboriú, e confirmará o retorno.

A decisão de fazer o anúncio no dia 13 de junho não é casual: neste sábado, o Inter, uma das camisas mais tradicionais do futebol catarinense, completa 77 anos de fundação. A notícia é, assim, também uma celebração do aniversário.

No dia 16 de abril do ano passado, quando revelou que abriria mão de sua vaga na Série B do estadual, o Inter divulgou uma carta aberta à comunidade, na qual informou que “o clube não deixará de existir nem encerrará suas atividades (…) e buscará formas de se estruturar para voltar, assim desejamos, em 2026”.

O time não entrou em campo em 2025, mas os esforços dessa reestruturação não pararam em nenhum momento. Nas próximas semanas, o clube dará mais detalhes sobre as mudanças e sobre o novo plano de trabalho.