Castor sugere multa para os pichadores

O vereador Castor está sugerindo através de uma moção que sejam impostas penalidades administrativas para pichações ilegais no Código de Posturas do Município de Lages, no contexto de sua revisão pelo Poder Executivo, com vistas à preservação da paisagem urbana, do patrimônio público e privado e da ordem urbanística municipal. Castor aponta que a pichação sem autorização gera degradação visual, traz prejuízos financeiros para a manutenção do patrimônio público, afeta o comércio local e eleva a “sensação de abandono”, algo que ele afirma estar visivelmente presente no Centro de Lages.

A moção sugere a criação de uma infração administrativa com aplicação de multa que varia de 10 a 20 UFML (Unidades Fiscais do Município de Lages) para quem pichar, inscrever ou desenhar em bens públicos ou privados sem o consentimento do proprietário ou do poder público. O infrator também fica obrigado a reparar o dano (pintar/limpar o local), além de responder civil e penalmente.
260518165520C42520

Só em 2025 foram registrados 36 mil casos de ameaça contra a mulher em SC

Os números registrados em Santa Catarina reforçam a necessidade de ampliar as ações de enfrentamento e conscientização sobre a violência contra a mulher. Somente em 2025, o Estado contabilizou mais de 36 mil casos de ameaça, cerca de 20 mil ocorrências de lesão corporal, além de 85 feminicídios e 696 registros de estupro.

Em 2026, até o mês de abril, já foram registrados mais de 18 mil casos de ameaça, 8,5 mil ocorrências de lesão corporal, 22 feminicídios e 189 estupros.

Por isso, a Facisc apresentou aos empresários de Lages a a campanha “Aqui Não”. A campanha prevê a criação do selo destinado às empresas que adotarem práticas efetivas de prevenção e combate à violência contra a mulher. 

Festival Sabores da Serra contará com a participação de 14 restaurantes

A noite de terça-feira (19 de maio) marcou o lançamento oficial do Festival Sabores da Serra, em evento realizado no Espaço de Eventos da CDL Lages. A imprensa e convidados puderam degustar, em primeira mão, os pratos e bebidas que serão os destaques gastronômicos da Festa do Pinhão deste ano.

Programado para ocorrer entre os dias 29 de maio e 7 de junho, o festival ocupará o Pavilhão Sabores, no Parque de Exposições Conta Dinheiro. O espaço foi planejado como uma área de convivência com ambientação temática, cultura e shows diários com música ao vivo.

Um total de 14 restaurantes regionais (incluindo nomes como Restaurante Vitorino, Frog’s Bistrô, Cacau Show, Cansian Zamban e Do Sul Gastronomia) criaram pratos exclusivos para o evento utilizando ingredientes tradicionais da Serra, com forte protagonismo para o pinhão e o queijo serrano.

O pavilhão dará grande visibilidade à produção local. Estarão presentes 8 cervejarias artesanais da região (Eiswasser, GuedBeer, OG Mill 88, Serra Forte, União Serrana, Serena, Traçado e Urupema) e uma área exclusiva dedicada aos Vinhos de Altitude de Santa Catarina, reunindo rótulos de 28 vinícolas associadas.

Produtores ligados à Amures também terão espaço no pavilhão para comercializar itens coloniais típicos, como queijos artesanais, salames e o pinhão in natura.

 O Festival Sabores da Serra é uma realização conjunta da Prefeitura de Lages, ACIL, CDL e Sebrae. Representando a prefeita Carmen Zanotto, o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Samuel Ramos, reforçou que o pavilhão foi desenhado para ser um ambiente acolhedor e ideal para receber famílias e turistas.

Lucas destinou mais 50 aparelhos de ar-condicionado

Dentro do maior pacote de investimentos parlamentares já destinados à educação de Lages, o deputado estadual Lucas Neves, garantiu recursos para a aquisição e instalação de 50 aparelhos de ar-condicionado em escolas da rede municipal, beneficiando alunos e professores. O recurso, fruto de emenda impositiva no orçamento do Estado, será pago para a prefeitura nos próximos dias. A iniciativa reforça uma das principais bandeiras defendidas por Lucas Neves na Assembleia Legislativa. O parlamentar é autor da lei que criou o Programa Estadual de Climatização nas Escolas, aprovada pela Alesc e sancionada pelo Governador Jorginho Mello.

Em Lages existem mais de 130 escolas e tanto Lucas quando Marcius estão destinando recursos para dotá-las de aparelhos de ar condicionado. 

Comunicado

A Prefeitura de Lages, por meio da Diretoria de Trânsito de Lages (Diretran), informa que o trânsito estará em meia pista na Avenida Presidente Vargas na quarta-feira (20 de maio), das 08h30 às 11h, devido à realização de pinturas de faixas e sinalização horizontal. Os trabalhos devem se estender até a sexta-feira (22 de maio).
A ação tem como objetivo reforçar a segurança viária e melhorar a organização do fluxo de veículos e pedestres.
A Diretran solicita a compreensão da população durante a execução dos serviços e orienta motoristas e pedestres a redobrarem a atenção ao trafegar pelo trecho em manutenção, respeitando a sinalização e as orientações das equipes presentes no local.

Morte no trânsito

Acidente que aconteceu hoje, pela manhã, na BR 282, em que um cabo do Exército de 21 anos, conhecido como cabo Ronconi, faleceu ao chocar-se com um caminhão.

 

A coordenação do Curso de Direito da Uniplac comunica com pesar o falecimento do acadêmico Marcelo Ronconi Martins, da 5 fase, ocorrido no dia de hoje.

Igualdade ao Diabetes

A Comissão de Finanças da Alesc aprovou, na manhã desta terça-feira (19), o parecer favorável ao Projeto de Lei 11/2025, do deputado estadual Lucas Neves (Republicanos). A proposta amplia aos portadores de Diabetes Mellitus Tipo 1 os mesmos direitos garantidos às pessoas com deficiência pela Lei Estadual 17.292/2017.

Segundo o parlamentar, apesar de a doença não ser classificada legalmente como deficiência, as complicações podem causar limitações severas, como perda de visão, neuropatias, comprometimento cognitivo e dificuldades de locomoção. O projeto segue agora para análise da Comissão de Saúde.

Aparelhos de ar-condicionado para 18 escolas municipais de Lages

O deputado estadual Marcius Machado (PL) está destinando 100 aparelhos de ar-condicionado para Centros de Educação Infantil Municipais (CEIMs) e unidades escolares de Lages, garantindo mais conforto térmico, bem-estar e qualidade no ambiente de aprendizado para centenas de crianças e profissionais da educação. A iniciativa irá beneficiar 18 unidades escolares do município, contribuindo para ambientes mais acolhedores e adequados durante o período de frio intenso registrado na região serrana. Os equipamentos serão instalados em salas de aula e demais espaços utilizados diariamente por alunos e servidores da educação.

Lembrando que as escolas estaduais já foram contempladas com os aparelhos por parte do governo do estado

R$ 1 bilhão destinado à construção e ampliação de unidades prisionais

A secretária de Estado de Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim Silva – servidora de carreira da pasta há 24 anos – que explicou as principais iniciativas, como a abertura de vagas nas unidades prisionais, ampliação do quadro de servidores e aquisição de novos veículos e equipamentos. As ações fazem parte do programa Administração Prisional Levada a Sério, que prevê investimentos de R$ 1,4 bilhão, sendo R$ 1 bilhão destinado à construção e ampliação de unidades prisionais. O Governo do Estado já entregou a ordem de serviço para o início de obras de ampliação das unidades prisionais de Araranguá e Joinville, além da construção de duas novas unidades em São Cristóvão do Sul.

“Estamos com o presídio de Araranguá em obras há quatro meses, também entregamos agora em maio a ordem de serviço para a penitenciária de Joinville com mais 800 vagas e mais duas unidades novas em São Cristóvão do Sul que serão mais 1,6 mil vagas. Então estamos com construções em andamento neste ano para mais 3 mil vagas”, afirmou a secretária.

As novas vagas abertas são vinculadas com atividades laborais para que os apenados trabalhem enquanto cumprem a pena, dentro de uma estratégia de ressocialização que coloca Santa Catarina em posição de destaque nacional.

Entre os cerca de 31,6 mil presos, aproximadamente 10,6 mil exercem algum tipo de atividade laboral remunerada a partir de convênios com empresas que instalam suas fábricas e galpões dentro das unidades prisionais.

O valor recebido é dividido da seguinte forma: 25% vai para uma poupança que só pode mexer quando estiver em liberdade, 50% para pequenos gastos na unidade ou encaminhar para a família e 25% vai para o fundo rotativo para serem reinvestidos em melhorias no sistema prisional.

“Quando o preso trabalha, ele mantém um bom comportamento e cria possibilidade de uma recolocação profissional e mudar de vida ao sair do sistema. Ele também tem essa possibilidade de ajudar a família, construir uma poupança e parte do salário ainda retorna ao Estado para novos investimentos”, concluiu a secretária.