Aparelhos de ar-condicionado para 18 escolas municipais de Lages

O deputado estadual Marcius Machado (PL) está destinando 100 aparelhos de ar-condicionado para Centros de Educação Infantil Municipais (CEIMs) e unidades escolares de Lages, garantindo mais conforto térmico, bem-estar e qualidade no ambiente de aprendizado para centenas de crianças e profissionais da educação. A iniciativa irá beneficiar 18 unidades escolares do município, contribuindo para ambientes mais acolhedores e adequados durante o período de frio intenso registrado na região serrana. Os equipamentos serão instalados em salas de aula e demais espaços utilizados diariamente por alunos e servidores da educação.

Lembrando que as escolas estaduais já foram contempladas com os aparelhos por parte do governo do estado

R$ 1 bilhão destinado à construção e ampliação de unidades prisionais

A secretária de Estado de Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim Silva – servidora de carreira da pasta há 24 anos – que explicou as principais iniciativas, como a abertura de vagas nas unidades prisionais, ampliação do quadro de servidores e aquisição de novos veículos e equipamentos. As ações fazem parte do programa Administração Prisional Levada a Sério, que prevê investimentos de R$ 1,4 bilhão, sendo R$ 1 bilhão destinado à construção e ampliação de unidades prisionais. O Governo do Estado já entregou a ordem de serviço para o início de obras de ampliação das unidades prisionais de Araranguá e Joinville, além da construção de duas novas unidades em São Cristóvão do Sul.

“Estamos com o presídio de Araranguá em obras há quatro meses, também entregamos agora em maio a ordem de serviço para a penitenciária de Joinville com mais 800 vagas e mais duas unidades novas em São Cristóvão do Sul que serão mais 1,6 mil vagas. Então estamos com construções em andamento neste ano para mais 3 mil vagas”, afirmou a secretária.

As novas vagas abertas são vinculadas com atividades laborais para que os apenados trabalhem enquanto cumprem a pena, dentro de uma estratégia de ressocialização que coloca Santa Catarina em posição de destaque nacional.

Entre os cerca de 31,6 mil presos, aproximadamente 10,6 mil exercem algum tipo de atividade laboral remunerada a partir de convênios com empresas que instalam suas fábricas e galpões dentro das unidades prisionais.

O valor recebido é dividido da seguinte forma: 25% vai para uma poupança que só pode mexer quando estiver em liberdade, 50% para pequenos gastos na unidade ou encaminhar para a família e 25% vai para o fundo rotativo para serem reinvestidos em melhorias no sistema prisional.

“Quando o preso trabalha, ele mantém um bom comportamento e cria possibilidade de uma recolocação profissional e mudar de vida ao sair do sistema. Ele também tem essa possibilidade de ajudar a família, construir uma poupança e parte do salário ainda retorna ao Estado para novos investimentos”, concluiu a secretária.

Prefeito Baldessar decidiu mostrar a situação da prefeitura em outdoor

Prefeito de Otacílio Costa, Fabiano Baldessar colocou um outdoor em frente à prefeitura para fazer uma espécie de prestação de contras. Segundo ele, recebeu a prefeitura, há cinco anos atrás, com uma dívida de R$ 90,9 milhões e até  agora conseguiu pagar R$ 37 milhões, restando ainda outros R$ 33 milhões.

João Rodrigues consolida palanque de Ronaldo Caiado em SC

O ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), já tem terreno firme e palanque garantido em solo catarinense para o projeto presidencial. O principal articulador desse movimento é o pré-candidato do PSD ao Governo do Estado, João Rodrigues. Nesta segunda-feira (18), Caiado abriu sua agenda de pré-campanha no Estado participando de um painel empresarial em Florianópolis. O roteiro, no entanto, é estratégico e descentralizado: ainda nesta semana, o presidenciável cumpre agenda no Grande Oeste, em um grande ato político ao lado do aliado João Rodrigues, em Chapecó.

Como o ex-governador Raimundo Colombo — atual vice-presidente nacional do PSD — também é um entusiasta declarado da candidatura de Caiado e prepara o terreno para trazê-lo a Lages no próximo dia 30, a vinda do goiano ao Estado nesta semana funciona como um termômetro de mobilização. O PSD quer demonstrar força máxima, unindo o peso do agronegócio do Oeste ao colégio eleitoral e à tradição política da Serra.

Confusão em massa assusta comunidade em Anita Garibaldi

A polícia vai investigar a pancadaria que interrompeu uma festa na comunidade Flor Azul, interior de Anita Garibaldi, no último domingo. Vídeos compartilhados na internet revelam o desespero do público diante de várias brigas que estouraram ao mesmo tempo, resultando em pessoas feridas, destruição no salão e participantes encurralados em meio às agressões.

Quem estava no local criticou duramente a falta de efetivo para garantir a ordem, já que poucos profissionais tentavam, sem sucesso, apartar os conflitos. A equipe de segurança privada contratada para o evento é de Lages, mas a empresa preferiu não se manifestar sobre as falhas no planejamento. O espaço segue aberto para esclarecimentos enquanto a Polícia Civil trabalha na identificação dos envolvidos.

A grande queixa de quem pagou ingresso aponta para o óbvio: faltou segurança. O número de homens contratados era irrisório para conter a fúria dos brigões. É o típico caso em que se economiza na prevenção e se gasta na delegacia. Fica a cobrança para que as autoridades identifiquem os responsáveis pela desordem e que os organizadores repensem as condições de segurança antes de abrir as portas para o público.

Realeza presente no programa da Globo

A rainha e princesas da Festa do Pinhão foram para São Paulo e hoje participam do programa Encontro, com a apresentadora Patrícia Poeta. A realeza divulgando o evento para todo o Brasil. Não sei exatamente qual é repercussão desse programa da Globo, mas é uma tentativa para ampliar o público da festa. Afinal, a prefeita Carmen quer garantir um público de 350 mil pessoas no evento esse ano.

Alesc discute os impactos do fenômeno El Niño

A possível atuação de um novo fenômeno El Niño em 2026 e os impactos previstos para Santa Catarina foram pauta de debate promovido pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Alesc, nesta segunda-feira (18).

A reunião ampliada foi convocada pelo presidente da comissão, deputado Marquito (Psol), e reuniu meteorologistas, pesquisadores, universidades, órgãos estaduais e representantes da Defesa Civil.

objetivo foi discutir os cenários projetados para o segundo semestre, as medidas de prevenção e adaptação climática e a capacidade de resposta institucional diante do aumento do risco de enchentes, temporais e deslizamentos no Estado. Segundo Marquito, a discussão precisa ser tratada como prioridade permanente pelo poder público.

Prefeitura está modernizando o sistema de atendimento

A prefeitura está fazendo a migração do sistema de protocolo para modernizar o atendimento que passa a ser  digital.

A mudança representa mais um avanço na modernização dos serviços públicos municipais. Para isso, o sistema ficará temporariamente indisponível entre às 18h desta sexta-feira (22 de maio) e às 8h de terça-feira (26)

Rainha e princesas da festa foram a São Paulo

A comitiva da 36ª Festa Nacional do Pinhão embarcou nesta segunda-feira (18 de maio) para São Paulo em mais uma ação de divulgação da maior festa gastronômica e cultural do Sul do Brasil. A viagem antecede a abertura oficial do evento, marcada para esta sexta-feira (22 de maio), no Recanto do Pinhão Aracy Paim. O retorno do grupo está previsto para quarta-feira (20 de maio).

Participam da missão o executivo de Comunicação e membro da Comissão Central Organizadora (CCO) da Festa, Diogo Schimitz, a rainha Maria Júlia Branco da Silveira e as princesas Maria Luisa Furtado Boeno e Emilie da Silva Pereira. O grupo utilizou o Aeroporto Regional da Serra Catarinense, Correia Pinto/Lages, para o deslocamento até o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.