Forças Armadas irão conhecer equipamentos de defesa produzidos em SC

Nesta quinta-feira Santa Catarina apresentará às Forças Armadas tecnologias desenvolvidas no estado para fortalecer a defesa do Brasil e reduzir a dependência do país de equipamentos estrangeiros. Não tinha ideia de que o estado produz esses equipamentos.

Exemplos do que será apresentado às Forças Armadas

✔︎ Drones de vigilância: equipamentos com sensores termais e autonomia estendida para monitoramento de fronteiras e áreas críticas, desenvolvidos com softwares de inteligência de dados catarinenses.

✔︎ Blindados e mobilidade terrestre: veículos táticos leves e componentes metalmecânicos de alta resistência para operações em terrenos complexos e missões de paz.

✔︎ Ciberdefesa e comunicações seguras: plataformas de criptografia e proteção de infraestruturas críticas.

✔︎ Equipamentos de proteção e têxteis técnicos: fardamentos de alta performance com nanotecnologia para controle térmico e repelência, além de blindagem balística leve.

Estado é o 3º do país em empresas credenciadas
Santa Catarina soma 33 credenciamentos de empresas no Ministério da Defesa, classificadas como Empresa de Defesa. SC movimenta mais de R$ 200 milhões em vendas para defesa
Em 2025, Santa Catarina registrou R$ 211,8 milhões em vendas ao setor de defesa, geradas por 219 empresas fornecedoras, posicionando o estado em 5º lugar nacional em valor movimentado. No país, o setor movimentou R$ 6,83 bilhões.

Expedição de Alvará de Localização e Funcionamento de Atividades serão simplificados

O projeto de lei de origem do executivo aprovado pela Câmara promove ajustes e aperfeiçoamentos na legislação municipal para dar mais clareza normativa, simplificar procedimentos e alinhar-se às diretrizes federais para abertura e funcionamento de empresas. As medidas a serem adotadas eliminam exigências burocráticas desnecessárias, garantem a gratuidade da inscrição fiscal, fortalecem a fiscalização municipal e a atuação da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços de Lages em casos como a expedição de alvarás aos empreendimentos.

“Trata-se de medida necessária para fomentar o desenvolvimento econômico local, incentivar a formalização de atividades e assegurar o cumprimento das normas de interesse público”, justifica a prefeita Carmen Zanotto (Republicanos) na matéria.

202605051629321778009372222e00

Daniela preside audiência Pública na Câmara dos Deputados

A deputada federal Daniela Reinehr (PL/SC), presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, conduziu, nesta terça-feira (20), em Brasília, audiência pública para debater o aperfeiçoamento da legislação relativa ao Fundo Geral de Turismo (Fungetur). O instrumento é estratégico para o fortalecimento do setor turístico e do desenvolvimento regional no Brasil.

A audiência foi solicitada pela própria parlamentar e reuniu representantes do governo federal, setor produtivo, especialistas e entidades ligadas ao turismo e ao desenvolvimento rural. O objetivo, de acordo com a presidente, era levantar contribuições técnicas que subsediem futuras propostas legislativas voltadas à modernização do fundo, à simplificação de procedimentos e à ampliação do acesso ao crédito.

Alesc fará audiência pública para tratar dos problemas causados pelos javalis

A Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Alesc aprovou em reunião na tarde desta quarta-feira (20) requerimentos para a realização de audiência pública que vai tratar dos problemas causados pela superpopulação de javalis na agricultura do estado. A solicitação partiu dos deputados Lucas Neves (Republicanos) e Camilo Martins (PL).

Os deputados querem discutir a judicialização da Lei Estadual 18.817/2023, que autoriza o manejo deste animal, as questões burocráticas que envolvem a atuação dos controladores e caçadores e a preocupação dos proprietários rurais diante do aumento descontrolado da população de javalis.

Carmen na Marcha a Brasília

A prefeita Carmen Zanotto e vários dos prefeitos da Serra estão em Brasília, onde milhares de gestores municipais estão reunidos para a 27ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O principal fórum de articulação política é promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Mas, segundo o chefe de gabinete Samuel Ramos, de lá ela continua acompanhando a montagem da Festa do Pinhão. Ontem ele teve de enviar muitas fotos de tudo o que estava acontecendo no parque de exposições para ela conferir.

Apoiadores do partido Missão realizarão um adesivaço, neste sábado, no Copacabana

No próximo sábado, dia 23, às 16h, a equipe de mobilização e apoiadores do partido Missão, promove um evento de adesivaço de filiação no tradicional Campo do Dorides, localizado no bairro Copacabana. Segundo os organizadores, o objetivo é reforçar a presença do movimento nas ruas e ampliar o diálogo com a população.

“Este evento demonstra a força e a união do nosso grupo. Estamos mobilizados e engajados na missão de levar as nossas ideias às ruas, apresentando um projeto que consideramos sólido e com grande capacidade de crescimento”, afirmou Pablo Tessari, pré-candidato a deputado estadual.

De acordo com o grupo de filiados do partido, a Missão ainda apresenta alto índice de desconhecimento entre o eleitorado, o que é visto internamente como uma oportunidade de expansão de sua imagem e propostas junto ao público.

100 artistas locais contratados para se apresentarem na festa

Segundo o prtesidente da Comissão Organizadora da Festa do Pinhão, Samuel Ramos, mais de 1000 artistas estão envolvidos na Festa do Pinhão deste ano e a grande maioria é composta por lageanos. Só para os shows foram contratados 100 artistas locais. O que mudou é que só foram contratados aqueles que têm CNPJ. Isso brinda a prefeitura de problemas futuros. Portanto aqueles que não tem CNPJ não conseguiram obter um espaço no evento esse ano.

Codesul é contra fatiamento da Malha Sul ferroviária

Os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul, unidos por meio do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), enviaram um documento oficial ao Ministério dos Transportes reafirmando sua posição firmemente contrária à fragmentação da Malha Sul de ferrovias.

A reação dos governadores ocorre após o ministério anunciar um plano para dividir a malha ferroviária regional em três lotes distintos, sendo que dois deles possuem segmentos que cortam o território catarinense: corredor Paraná-SC; Corredor Mercosul e Corredor do RS. “A fragmentação proposta não contempla as necessidades de integração logística e de desenvolvimento regional dos estados, tampouco assegura a plena articulação da região com a malha ferroviária nacional”, alertaram os estados no ofício.

Corrida contra o tempo e o cenário em SC

O atual contrato de concessão da Malha Sul se encerra em fevereiro de 2027, e o governo federal corre para tentar realizar os leilões dos novos lotes até o final de 2026. Mesmo que consiga cumprir o prazo, os estados já trabalham com o cenário de que a concessão atual precisará ser prorrogada temporariamente por mais dois anos, em caráter emergencial.

Em Santa Catarina, o impacto desse debate é estratégico. Atualmente, a única linha ferroviária em operação contínua dentro da estrutura da Malha Sul é o trecho entre Mafra e São Francisco do Sul, corredor vital para o transporte e escoamento de grãos voltados à exportação pelo Porto de São Francisco do Sul.

 No documento, os estados lamentam que as estruturas regionais não tenham sido chamadas para debater as regras da nova concessão. Além disso, as administrações estaduais denunciam que o governo federal negou acesso aos estudos técnicos que embasaram o modelo de fatiamento.

Outro ponto crítico levantado refere-se aos passivos acumulados ao longo dos últimos anos de concessão, que incluem trechos abandonados, degradação severa da infraestrutura e uma significativa perda de capacidade operacional. Para os governadores da Frente Sul, o novo modelo deve corrigir essas fragilidades históricas e preservar a lógica de rede integrada, conectando os centros produtivos aos portos e mercados consumidores.

Corredor Mercosul:

Governo Jorginho corre para destravar emendas na Alesc 

O governo de Jorginho Mello (PL) enviou à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) um pacote de medidas urgentes para adequar as regras de repasses estaduais às exigências do Supremo Tribunal Federal (STF). As novas regras introduzem critérios rígidos de fiscalização para as emendas parlamentares. A partir de agora, tornam-se obrigatórios:

  • A exigência de planos de trabalho previamente aprovados pelo Poder Executivo antes da liberação de qualquer recurso;

  • A criação de uma conta bancária específica e individualizada para cada emenda parlamentar;

  • Regras estritas quanto à destinação e aplicação dos valores transferidos;

  • O dever dos municípios beneficiados de comprovar formalmente a correta aplicação do dinheiro perante os órgãos de controle interno e externo (como o Tribunal de Contas).

A urgência na tramitação tem motivo jurídico e financeiro. O próprio texto da PEC alerta para as consequências de um travamento na Alesc: fundamentado no Código de Processo Civil, o STF condicionou a execução das emendas no exercício de 2026 à comprovação do pleno cumprimento das normas federais de transparência.

Sem a aprovação dessa emenda, Santa Catarina enfrentará um impedimento jurídico insuperável, o que resultará no bloqueio integral do repasse de emendas parlamentares a partir de 1º de janeiro. O governo estadual corre contra o tempo para evitar prejuízos diretos na manutenção dos serviços públicos municipais.

Jonata apoia CPMI do Banco Master. Está lhe faltando projeto!

 Através de moção legislativa o vereador Jonata Mendes manifestou apoio à instalação e aos trabalhos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito – CPMI do Banco Master, no âmbito do Congresso Nacional.

Penso que o vereador não está muito conectado com os nossos problemas locais. Tanto para fazer e fica atuando em área que não está em sua alçada.

260515174054DEE526