
POSTS
Orçamento para 2017 e a dívida da prefeitura
A Câmara de Vereadores encerrou a legislatura, na sessão de terça-feira, quando foi votado, entre outros projetos, o orçamento do município para 2017. Sabemos que é uma “peça de ficção”, visto que nem toda a verba prevista acaba caindo na conta da prefeitura, mas a previsão é de R$ 550 milhões, o que corresponderia a R$ 45,8 milhões por mês. No total, significa R$ 50 milhões a mais do que o orçamento previsto para o exercício deste ano de 2016.
A votação do orçamento acontece justamente no momento em que é feito o levantamento das contas em função da transição e se discute o volume da dívida da prefeitura, especialmente pelas redes sociais.

Segundo declaração do prefeito Toni Duarte, a dívida chega a R$ 85 milhões. Mas, é bom destacar que trata-se de toda a dívida, incluindo ai, as de longo prazo, os financiamentos feitos para compra de maquinário, para a realização das obras como da Duque de Caxias e pavimentação de outras, como da avenida Antônio Ribeiro dos Santos.
Obviamente que, à primeira vista, nos assunta quando se fala em R$ 85 milhões. Mas, se for considerar que corresponderia a menos do que a prefeitura teria para gastar em dois meses, e que a maioria se trata de dívida a ser pago ao longo de 20 anos, não seria nada tão preocupante.
Há aí incluídas dívidas que foram também parceladas, como é o caso do INSS e do LagesPrevi. Essa sim, um volume considerável se considerarmos que se trata de valores que deixaram de ser recolhidos pela administração.
Era de R$ 19 milhões há quatro anos, e mesmo sendo parcelada, ainda está em R$ 15 milhões.
Era com objetivo de saldar esta dívida – para a qual a prefeitura tem de disponibilizar mais de R$ 300 mil por mês – que Toni propôs a venda do terreno da antiga rodoviária. Contudo, a administração não encontrou comprador, e segundo o prefeito eleito, Antônio Ceron¸ se for mantido até sua posse, não o venderá mais. Melhor assim, não se colocará nenhum patrimônio fora.
Carmelino permanece à frente do Jockey

Carmelino Tessarolo foi reeleito presidente do Jockey Clube de Lages.
Como só tinha uma chapa concorrendo, a eleição foi por aclamação e aconteceu no último dia 10
Essa nova diretoria conseguiu retomar as disputas no Jockey depois de muito tempo, uma vez que tinha perdido a carta patente para a realização das corridas.
Emenda de Coruja derruba suspensão do pagamento de licenças

Durante a discussão da proposta que tratou da retirada do auxílio-alimentação de servidores públicos estaduais do Poder Executivo ( PL 303/2015), afastados do trabalho ou licenciados, o deputado Fernando Coruja chamou a atenção para o fato que a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público havia aprovado uma emenda que garantia o pagamento do benefício aos servidores em licença-maternidade, licença-paternidade, licença por motivo de saúde e licença por adoção.
“Não é certo retirar o auxílio, que é uma suplementação do salário, quando o servidor está nessas condições”, disse Coruja. “Estamos votando muitas maldades com o servidor público de Santa Catarina num dia só.”
O presidente da Comissão de Trabalho, deputado Serafim Venzon (PSDB), também defendeu a emenda.
“Se o médico dá atestado para um servidor que não está doente, que se casse o registro profissional do médico”, disse.
Serafim Venzon e o deputado Marcos Vieira (PSDB) sugeriram que a emenda apresentada por Coruja na comissão fosse transformada em emenda dos líderes das bancadas, para poder ser apresentada diretamente em plenário, sem a necessidade do projeto retornar às comissões.
A proposta foi acatada por unanimidade e a emenda de Coruja, aprovada, excluindo, portanto, da suspensão do pagamento do auxílio os casos de licença de saúde, paternidade, maternidade e adoção.
PDT festeja conquista de uma cadeira na Câmara

A presidente do PDT, Andreia Strasser e o pedetista, aliás, brizolista, mais tradicional, Jairo Córdova, devidamente pilchado, acompanharam a diplomação.

Prestigiando o vereador eleito pelo partido, Osni Freitas, o Bugre.
Acho que o último vereador eleito pelo partido foi Luiz Carlos Pinheiro, que depois debandou-se para o ninho tucano.
Diplomação de Rio Rufino e Urubici aconteceu num só local

"Honrem esta procuração que o povo lhes concedeu. Os senhores são funcionários do povo e não há mais lugar para malversação do dinheiro público”. Foi o que ressaltou a juíza Camila Murara Nicoletti, da 59ª zona eleitoral,ao fazer a diplomação dos eleitos em Urubici, nesta quarta-feira. Na mesma linha de raciocínio do juiz Luiz Neri, de Lages, ao diplomar os eleitos em Lages.
O prefeito Eleito, Antônio Zilli foi diplomado em Urubici, assim como os vereadores eleitos:
Betinho Morgan, do PSDB
Bolinha e Titinho, do PMDB
Luiz Clovis, Zé Paulo e o enfermeiro Lucas, do PSD
Dr. Guilherme Oberlaender, do PPS
Dilmo Folster, do PP

No mesmo local e data aconteceu também a diplomação dos eleitos em Rio Rufino. Lá foi eleito prefeito Tiago Costa (PSB) e Jair Pires, de vice.
Os vereadores eleitos em Rio Rufino são:
Tuta Ghizoni e Alexandre, do PSDB
João Paulo e Rafael, pelo PMDB
Izonir e Tio Varda, do PR
Dinda, do PSB
Eli Fátima, do PSD
O partido do prefeito agora diplomado, fez apenas um vereador.

Os atuais prefeitos, Fidelis Schappo e Ademar de Bona Sartor, acompanharam a diplomação.
Eleitos estão agora diplomados e aptos a assumirem

Os eleitos em Lages foram ontem (14) diplomados. O ato aconteceu no Teatro Marajoara.

Trata-se de um ato formal, marcando o fim da participação da Justiça Eleitoral no processo eleitoral. Por isso é presidido pelo Juiz Luiz Neri Oliveira de Souza.

Antônio Ceron deixa de ser prefeito eleito para ser prefeito diplomado. O discurso de Ceron foi rápido e reiterou seu propósito de uma administração austera e voltada às pessoas que mais precisa do poder público, sobretudo das mulheres e crianças
Cumprimentou a todos os que participaram do processo eleitoral, dos mais votados até aqueles menos votados. Agradeceu à todos os partidos coligados citando um por um – PP, OSB, PROS, PSC, PTN, PRP, PCdoB, PV e SD, e sobretudo a participação do deputado Gabriel Ribeiro e o governador Raimundo Colombo.

E ai está o vereador mais jovem, e talvez o mais jovem de toda a história do legislativo lageano. Jair Júnior, eleito pelo PSD, tem apenas 21 anos.

E ai está o vereador mais votado (E), Lucas Neves, que foi o primeiro a receber o diploma, uma vez que a chamada por pelo número de votos. Outro novato no legislativo é o vereador do PT, e atual secretário de Assistência Social, Amarildo Farias (D).

Lucas acompanhado de seus dois assessores que lhe acompanharam na campanha. Um deles é Nilton Salmória Tenente Coronel da reserva, atuou no Proerd e com bastante experiência em legislação, o que o ajudará muiti, observou Lucas.

Lucas fez o discurso em nome dos vereadores eleitos, lembrando como é difícil uma eleição e que só é possível chegar lá com ajuda da família e dos amigos.
Lucas lembrou que é partidário e defende a eleição de Luiz Marin para presidente da Câmara. Tem o mesmo posicionamento de Marin de que seria a vez do PP tem o apoio da coligação para a conquista da presidência. Mas acredita que a situação buscará o consenso.
Já adquiriu uma Van para fazer seu gabinete móvel. Uma vez por semana ele estará em um bairro diferente para ouvir a comunidade.

Verdadeiramente emocionado estava o vereador do PSDB, Bruno Hartmann, que chorou quando recebeu o diploma.

A única mulher eleita, Aidamar Hoffer. Segundo ela, continua como candidata à presidente da Câmara. Diz que vai defender sua candidatura até o final, mas acredita que no final haverá o consenso. Acha que o fato de ser a única mulher eleita lhe daria prioridade de escolha.
Por enquanto, são quatro os candidatos: ela, Gerson dos Santos, Luiz Marin e João Chagas.
Luiz Marin não acredita na que Chagas leve sua candidatura até o fim. Para ele há apenas três candidatos.

Ceron conversou com Chagas durante a solenidade, tentando demovê-lo da disputa pela presidência. Chagas disse que está sendo pressionado, mas não vai desistir. A missão parece que será difícil.
Ceron tenta articular a eleição de Gerson dos Santos.

O Marajoara estava lotado com os convidados dos eleitos.
Tarifa dos coletivos deverá ser elevada para R$ 3,50

Segundo o diretor da Transul, Humberto Arantes, o valor da tarifa do transporte coletivo solicitada conforme previsto no edital de licitação (preço dado na proposta da licitação) deve se elevar para R$ 3,50, a partir do dia 18 de dezembro. A direção está apenas aguardando a autorização da prefeitura.
Ele observou que a empresa está com muitas dificuldades em função da perda de passageiros nos últimos anos. E, provavelmente vai ter de buscar empréstimos em banco para fechar as contas do ano.
Caiu 5,16% o número de passageiros só nos últimos 11 meses. Mas mesmo assim o quadro de funcionários tem de ser mantido. Significa dizer que cai a receita, mas as despesas se mantêm, sem contar os aumentos dos insumos, combustíveis, pneus, etc…
Geciely é vogal do PSDB Mulher
Geciely Munaretto Fogaça de Almeida envia e mail para informar que fará parte da Diretoria do PSDB Mulher SC como membro vogal.
Eu havia citado como presidente, mas o PSDB Mulher de SC é presidido por Ana Carolina Martins, de Itajaí.

Ai está ela com os demais membros.
Em 2017 será aberto novo edital para abrir mais um curso de medicina em Lages

Só estranhei a ausência da nossa deputada Carmen Zanotto
O secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior, do Ministério da Educação, Maurício Eliseu Costa informou à comitiva lageana que esteve com ele ontem (13), a realização, em 2017, de um novo edital no qual o município de Lages tem tudo para ser contemplado com a abertura de mais um curso de medicina.
O prefeito Toni Duarte que liderou a comitiva em que estava também o ex-prefeito Elizeu Mattos, afirmou que é preciso cobrar uma decisão.
“Faltam 15 dias para entregar a prefeitura, mas fizemos questão de estar em Brasília para destacar a importância deste pleito junto ao Ministério. Estamos representando o sentimento de uma população e estamos otimistas pois o MEC vê com bons olhos a reivindicação”, destacou.