Alguns comentários a respeito da Festa do Pinhão

A festa terá que ser reinventada, senão, é dois palitos e se foi o boi com a corda…

 

Uma opção para a festa do Pinhão voltar a ser grande , seria todos os organizadores de eventos se unirem. (Festa do pinhão, expo Lages e outras festas). E fazer um evento único. Somente a festa gastronômica e musical já não se sustenta. Faz um evento mais democrático, para todos os públicos, reduz o ingresso e vai atrair um público muito grande.

 

Outra coisa que movimenta uma festa é você ter o que fazer antes da festa (nos finais de semana e feriados)… Antes tinha jeepraid, motoraid, e tal e coisa, coisa e tal… Já pensaram e unir o famoso encontro de carros antigos num espaço da cidade, junto com a festa do pinhão? Até o Motoneve poderia agregar… Gineteadas, passeios de ônibus pela coxilha, com paradas em fazendas… seriam eventos que fariam as pessoas ficarem por aqui e “os pilas chegariam no balcão”

 

-Lembrem existe uma licitação que deve ser seguida ! Não é tão simples mudar a festa , isso parte de quem solta o edital . Não somente das empresas

 

Sem comparação, mas Chapecó realiza um evento multisetorial e atrair público e retorno financeiro para os organizadores. Mas precisa pensar logo numa nova alternativa.

 

Bom dia, minha opinião nasci e me criei em Lages, morei em Mafra e hoje moro no Litoral e o que me chamou atenção foi que em ambos os lugares a Festa mesmo sendo de âmbito nacional é muito pouco conhecida ainda, até esse ano falando com meu gestor sobre colocar um Stand, ele nem sabia da festa, por estar muito em cima da hora deixamos para o ano que vem , fala-se muito de Oktoberfest, mas não conhecem a nossa festa , então ainda acho que falta divulgação e precisa ser o ano todo, em outras festas e outros eventos !

  

Sexta-feira estive em Ibirama que nem é tão longe daqui e ninguém sabia que estava começando a festa.

  • Tem muitos turistas passando aqui na Br 282 que estão indo embora achando que só tem o parque para irem. Não tem divulgação do Recado do Pinhão, como exemplo, uma placa na entrada da cidade! Muitos reclamando do atendimento em hotel e restaurantes  !!!! Eu peço desculpas para todos que estão relatando esses fatos. É lamentável!!!! Precisamos dos Turistas

 

O dia que a gestão pública se espelhar nas festas de municípios menores, a festa do pinhão pode voltar a ter essência, nunca vi eles pedirem opinião ou se quer um orçamento sobre a festa ou algo que possa agregar a qualquer um local da cidade ou região.  Já começa por ai! Montam um edital quase que impossível de entregar no final. Lucro é zero e se contar com fator tempo, piorou!! Mas ninguém esta preparado para esta conversa.

 

  • Hoje como é privada quem tem q se mexer na divulgação é a empresa que ganha a licitação

 

Os grandes empresários do comércio podem contribuir também com 50% ,pois toda a cidade ganha!!! Tem que abrir a cabeça e ter visão de negócio.

 

-Sexta-feira o backstage estava de um tamanho, no sábado já estava outro. E aí?

Com a maior urgência temos que ter um secretário  de turismo técnico com visão de negócio Não por política, quem perde é a Festa e todo o comércio geral.

 

Mudei-me para Lages no final de 2021, sou de São Paulo capital,  e nunca ouvimos falar da Festa Nacional do Pinhão,  por lá fala-se muito do São João de Campina Grande,  rodeios, festivais rock e outros. Oktoberfest é a mais comentada quando se fala do Sul.

 

Mas este ano existiu a possibilidade da festa do pinhão  mudar de local!!! Devido às exigências do parque de exposições, sendo que o motoneve irá acontecer  no centro serra!! No terreno  da Epagri. Era pra ser o parque de eventos da cidade. Todo coberto. Estilo vila germânica.

 

A festa era bem melhor antigamente, tinha atrações pra todo mundo, você entrava no parque as 8 da noite e tinha coisa pra fazer até as 5 da manhã. Era pavilhão cultural, pavilhão de artesanato, o palco ali na entrada onde tinha os ctgs se apresentando. As lojas tinham variedades. Hoje em dia não tem mais quase nada.

 

Hoje Festa do Pinhão perde feio para a Festa da Paçoca.

 

Os preços de ingressos não vejo como absurdos, tendo em vista que tem o desconto para o Lageano.

 

Domingão sempre tinha um show infantil, esse ano não teve nenhum.

6 comentários em “Alguns comentários a respeito da Festa do Pinhão”

  1. Todo ano a mesma ladainha e todo ano a festa fecha com saldo positivo. Pessoal gosta mesmo é de reclamar, e olha que faz uns 10 anos que não vou na festa. Mas isso não me impede de torcer para que ela de certo.

    Responder
  2. Não terminei de ler os comentários, se a própria prefeitura não tem compromisso com a festa, quem dirá os outros. Falta envolvimento das prefeituras da região. Florianópolis possui várias festas, Iro Man e não precisa divulgação, a vinda é automática, o público quer algo envolvente e que marque uma próxima vinda. paramos no tempo. O que deu certo no passado, hoje não dá é um permanente pensar planejando e buscando subsídios que dem certo. A própria Oktoberfest de Blumenau, antigamente era um furor, hoje é uma festa média sem divulgação, virou uma mesmice,

    Responder
  3. Quando foi terceirizada com o mando da prefeitura em 2014, foi excelente. Acho que foi o melhor momento da festa do pinhão. Depois que o tal do Giba começou achar meios para inviabilizar algumas produtoras de participar, tipo Gaby, direcionando e fazendo licitações anual, a festa foi pro brejo! Só não vê quem não quer!

    Responder
  4. Dias atrás encontrei um folder da VII Festa do Pinhão. Tinha um monte de atração! Você tinha o que fazer lá dentro, se você não gostava de música gaúcha, tinha o palco alternativo com pop/rock. Se você gostava de dançar, tinha 2 lugares com bailes. Se você gostava de ver apresentações artísticas, tinha um outro local. Às vezes tinha que escolher o que ver, pois tinha várias atrações ocorrendo ao mesmo tempo. Tinha os locais para comprar artesanato, comidas típicas, roupas. Hoje em dia é só o show, e encher a cara antes e depois do show. Nada mais. Comidas sempre as mesmas que são feitas em qualquer lugar do Brasil! A festa não é mais da cidade, virou um evento privado, feito apenas para o público que consome esse tipo de evento. Não voltará a ser o que era, esqueçam!

    Responder

Deixe um comentário