Operação Mensageiro entre em nova fase

Operação que mantém sete prefeitos presos nos últimos meses em Santa Catarina, a Mensageiro entra numa fase importante nos próximos dias. Com praticamente todas as denúncias já oferecidas pelo Ministério Público (MP-SC), agora resta ao Judiciário decidir se torna ou não os investigados réus nas ações penais. Até agora, o MP deflagrou três fases nas ruas. As denúncias enviadas ao Judiciário dizem respeito a estres trabalhos iniciais, envolvendo não só pessoas presas.

A decisão caberá aos três desembargadores-membros da 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJ-SC). Pelo rito processual, a desembargadora Cinthia Bittencourt Schaefer, relatora da Mensageiro, apresenta um relatório com o próprio voto, que precisa ser analisado e discutido pelo demais colegas do grupo em sessões a serem marcadas.

Caso a 5ª Câmara Criminal aceite as denúncias, todos se tornam réus e se inicia, na prática, a ação penal, quando eles terão direito à defesa sobre as provas existentes no processo. Há expectativa entre os defensores dos réus que, superada a fase da denúncia, haja decisão para a liberdade dos investigados. Até o momento, nenhum dos prefeitos conseguiu decisões favoráveis de soltura.

O único que não está no sistema prisional é Antonio Ceron, de Lages. No caso dele, a desembargadora relatora da investigação entendeu que, por conta de motivos de saúde, Ceron poderia cumprir a determinação judicial de forma domiciliar, como ocorre atualmente.

Até o momento, pelo que se vê, o TJ-SC mantém-se com decisões fortes e que protegem a operação. As investigações do MP-SC continuam, até porque há muitas informações a serem apuradas diante das delações premiadas assinadas. Com as três primeiras fases ganhando capítulos finais de investigação, agora resta saber se haverá novas frentes de trabalho a partir das provas já levantadas.

Anderson da Silva

14 comentários em “Operação Mensageiro entre em nova fase”

  1. Esperamos que não vire em pizza e que todos sejam exemplarmente punidos. A sociedade está muito doente e sofrida, e em grande parte por causa de gentes como essas que a décadas saqueiam os poderes públicos em busca de poder, dinheiro e status.
    O povo está pagando a décadas altos impostos e tendo serviços públicos aquém do que precisa e merece para ter dignidade. Avante autoridades.

    Responder
  2. Diante dessa e de outras situações, percebemos a hipocrisia dos protestos realizados contra a corrupção no nosso país. Evidenciamos um dos maiores escândalos de corrupção no Estado de SC e a vida segue tranquila, especialmente para os que se diziam “Patriotas”, contrários a qualquer ato de corrupção. Cadê o povo da “seleção brasileira” na rua? Era luta contra a corrupção ou apenas contra um partido político? Ou a corrupção é seletiva?

    Responder
  3. Esse disco furado, essa lorota de “patriota”, “patriota”, “patriota”…. Gente papagaia de uma palavra só. Já encheu o saco. Por acaso algum bacana de PSD de Lages estava em acampamento de quartel ou foi preso pelo Xandão usando camisa de selecao? É parafuso solto essas mania de associar coisas separadas (camisa da selecao de futebol que todo véio ainda torce com quadrilha criminosa que opera há 20 anos) de forma errada ou é analfabetismo funcional?

    Responder
    • É isso aí Ricardo.
      Os níveis de inflação na Grã-Bretanha e na Alemanha estão maiores do que no Brasil.
      Falam em moeda única com a Argentina, cuja inflação está batendo a casa dos 78%.
      Noutro ponto o faz de conta que não existiu: Petrolão, Mensalão, cadeia, devoluções de bilhões aos cofres do povo, Lava-jato, etc etc…
      É muita conversa “água de salsicha”.

      Responder
      • Esse Jeff papagaio sem poder papagaiar as palavras “patriota” e o “perdeu mané” agora voltou pro tempo do governo dilma, Valmir Nunes. Agora o pé de briga dele é lava jato que nao existiu. C4 só estraga o blog.

        Responder
  4. Só as jóias, que o ali babaca se apropriou ou roubou para que quer pensar, já paga toda a falácia vaza jato ou melhor da farsa jato. Ou alguém acha normal um delator ficar milionário após um acordo com a justiça.

    Responder
  5. Bilhão é mais que milhao Jeff, vc sabe disso né? Vc sabe que todo mundo sabe disso, né petista? E o que tem haver bilhao de patrolao, com milhao de jóia presenteada, com Lages? E quem ficou milionário com delação, que delação? Faz o favor de tampar sua fossa Jeff.

    Responder

Deixe um comentário