Katsumi pede que seja feito o censo populacional dos animais domésticos

foto: Nilton Wolff

“A partir do censo realizado pelo IBGE em 2015, foi possível constatar que existe um crescimento maior da população de animais domésticos do que a natalidade de crianças. Tal informação nos leva a considerar que um controle e planejamento para adequação a essa nova realidade é extremamente necessário. Ainda, tal crescimento acelerado nos leva a constatação de problemas de diversas naturezas e dimensões, principalmente quanto ao controle de zoonoses e conflitos provenientes da guarda negligente, o que acaba resultando em um problema de saúde pública. Deste modo, se faz necessária a realização do levantamento de informações através do censo animal, promovendo o controle dos animais, bem como o seu registro pelos órgãos competentes, pois a questão, além da saúde pública (acidentes, zoonoses, mordeduras), se trata também de respeito e garantia aos direitos dos animais. Sugere-se, assim, que os agentes de saúde, pelo fato de realizarem visitas domiciliares e conhecerem de perto a realidade de cada região, sejam incumbidos de tais levantamentos, o que não mudará sua rotina ou alterará os seus cronogramas de trabalho,” explica a vereadora do PP, Katsumi Yamaguchi, visando o controle populacional de animais domésticos.

Atualmente, na Câmara, temos dois vereadores trabalhando pela causa animal. Na legislatura passada era só o vereador Bruno Hartmann.

11 comentários em “Katsumi pede que seja feito o censo populacional dos animais domésticos”

  1. Bem que os vereadores e seus assessores poderiam fazer esse trabalho! Cada um pega uma região pré-definida e vão cadastrando os animaizinhos! Que tal a idéia, já que não fazem nada mesmo. Fazer jus aos altos salários. Já esses “vereadores” que trabalham pela causa animal, isso é só na hora de buscar votos, depois cai no esquecimento.

    Responder
  2. Bom dia , poderia aproveitar e fazer um levantamento do número de óbitos de crianças com menos de 01 ano, número esse que enche a nossa cidade de vergonha , mas que é bem abafado pela nossas administrações ( todas desde que iniciei meu trabalho aqui em Lages). Nada contra os animais , mas me causa revolta o número de óbitos infantis , fora os casos de hipóxia neo-natal. Lembre-se cara vereadora : Para que Mal Triunfe , basta que as pessoas boas nada façam (Edmund Burke)

    Responder
    • Há um problema serio de abandono de animais em Lages, muitos casos de ataques por cães nas ruas e doenças transmitidas por esses animais. As cuidadoras não estão mais dando conta devido a demanda. Rastrear e cadastrar os animais, chipar e responsabilizar os donos vai gerar economia de médio prazo ao cofre público.

      Responder
  3. Concordo plenamente com o Edilson, seria algo relevante que os Edis fariam!! Um serviço em prol da comunidade. Eles tem condições.financeiras e logística. Ocupariam a Frequência ociosa, que paira, na casa do legislativo.

    Responder
  4. Desculpe-me , caro Sr. Celso , mas o município dispõe sim de dados sobre os seus habitantes , a Questão é a transparência

    Responder
  5. A ideia do mapeamento é interessante.
    Mas, quais são as espécies de animais considerados como domésticos??

    Obs.: EU QUERO O MEU VOTO IMPRESSO!

    Responder

Deixe um comentário