Para permitir o acesso remoto direto e imediato dos usuários dos serviços da Justiça aos cartórios das varas, o Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) lançará mais um canal de comunicação com a sociedade, o “Balcão virtual”. Por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o serviço permitirá que durante o horário de expediente, das 12h às 19h de segunda a sexta, todos os interessados entrem em contato com um servidor ou servidora de qualquer unidade do 1º grau por videoconferência.
Hoje, em função da pandemia da Covid-19, a interação é feita somente por telefone, e-mail e aplicativo de mensagens, além da Central de Atendimento Eletrônico da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), que permite agendar atendimento nas comarcas.
Com o objetivo de facilitar o acesso à ferramenta, haverá um link na página do Tribunal de Justiça de Santa Catarina a partir do dia 22 de março. O balcão não tem a intenção de substituir o atendimento presencial, mas pela necessidade de manutenção do distanciamento e isolamento social ele será mais uma opção de contato com os serviços do Judiciário.