Corpo de Bombeiros faz revisão das escalas de serviço

Com o objetivo de promover a revisão das escalas de serviço, já prevista em plano de comando criado em 2019, o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) anuncia a criação de projeto piloto para implementação gradativa de otimização do serviço de bombeiros no Estado.

O 6º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), com sede em Chapecó, que contempla 28 municípios, será o berço do projeto que servirá como modelo para as outras regiões. O processo será gradativo e terá um mês de adequação, contado a partir do dia 01 de outubro, para análise e ajustes.

Como resultado do estudo realizado, os quartéis sediados em cada município foram classificados em cinco níveis de respostas operacionais e, a partir desta definição, as escalas serão otimizadas, buscando atingir o parâmetro mais próximo para uma jornada com 40 horas semanais de trabalho.

A organização do efetivo é uma das pautas do atual comando que, mediante autorização do Governo de Santa Catarina, vem atuando na recomposição do quadro funcional e melhorias de escalas a partir da inclusão de novos bombeiros militares. Os 168 alunos que ingressaram em novembro de 2019, além de outros 94 convocados em março de 2020, estão em treinamento no Curso de Formação de Soldados. Com este incremento e a conclusão destes cursos será possível a melhoria do emprego operacional, que permitirá a semelhança das escalas utilizadas por outras instituições de segurança pública.  

Deixe um comentário