Abertura de novos leitos de UTI esbarra na falta de profissionais

Em videoconferência realizada na manhã desta segunda-feira (13) o Gabinete Emergencial de combate e prevenção ao Covid-19, constatou que em questão de uma semana, a Serra Catarinense se elevou da situação de “alto risco” estando bem próximo da situação considerada “grave”.

O aumento da ocupação dos leitos gerais de UTIs adulto chegou a um índice de 92% na região (dados do boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde desta segunda, dia 13). O maior número de contaminados na última semana, está na faixa etária de 20 a 39 anos de idade.

Segundo o diretor do Hospital Tereza Ramos, Fábio Lage, o problema para aumentar o número de leitos esbarra na dificuldade de se contratar novos médicos, assim como de outros profissionais de saúde. “Precisamos no mínimo, hoje, da contratação de mais 12 médicos”, disse o diretor.

O diretor-presidente do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, Ronny Westphal, salientou que, neste hospital, “Temos necessidade de contratação de novos profissionais de saúde, para que sejam abertos novos leitos”, alertou.

Segundo a diretora regional de Saúde, Daniela Rosa de Oliveira, o Governo do Estado deverá fornecer mais 10 novos respiradores e monitores, caso o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres tenha condições de abrir outros 10 novos leitos de UTI para a Covid-19. Mas o problema para que isso ocorra, segundo a diretora da unidade, Andréia Berto, está na dificuldade de contratação de novos profissionais.

 “Ficou clara a necessidade de organizarmos uma campanha de conscientização geral sobre o momento grave da pandemia, em nossa região, pois os próximos 15 dias serão determinantes, tendo em vista o crescimento significativo de casos do novo Coronavírus”, falou o prefeito Ceron.

3 comentários em “Abertura de novos leitos de UTI esbarra na falta de profissionais”

  1. Me pergunto, em quase 120 dias ficaram fazendo o que? Que os profissionais caíssem do céu? Só tem uma resposta, falta de competência do poder público…

    Responder
  2. O bom administrador sempre está antecipando nas atitudes para não ser surpreendido.Nos temos um péssimo administrador pois fez tudo o que não deveria ter feito,está escalada nos casos e quase esgotamento dos leitos de UTI esta diretamente ligada a total flexibilização .O que fazemos hoje vai ter reflexo em até 14 dias,neste período foram liberados a volta dos coletivos que é o principal meio de transmissão da Covid19.
    O prefeito que tem poderes para tomar as medidas necessárias demora muito para toma las ,esperamos que vidas não sejam perdidas por pura incompetência de um péssimo administrador.

    Responder
  3. O prolema maior foi ficarem escondendo números reais e achando que Lages estava quase que isenta das dificuldades. Caiu a ficha que deveriam ser mais transparentes quando infelizmente houve uma morte, ai então começaram a divulgar o que muitos ja diziam que os hospitais em Lages estavam com Utis com muitos, esconder e não fazer o que deveria ter feito não levou a nada.

    Responder

Deixe um comentário