40% dos acidentes nas rodovias federais envolveram motociclistas

Santa Catarina terá uma campanha estadual permanente para a prevenção de acidentes com motociclistas. O projeto de lei apresentado pela deputada estadual Ada Faraco de Luca (MDB) foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (1º).

Em defesa da matéria, a parlamentar apresentou números alarmantes sobre as ocorrências de trânsito envolvendo motos.
Entre os anos de 2008 e 2018, 200 mil motociclistas morreram em acidentes em todo o país. Os dados foram apurados a partir de informações do Dpvat, que é o seguro para danos causados por veículos. Pelo menos 2,5 milhões de brasileiros ficaram permanentemente inválidos para o trabalho neste mesmo período. Esse total de inválidos representa a soma da população total das oito maiores cidades de Santa Catarina. No Estado, um levantamento aponta que 40% dos acidentes nas rodovias federais envolveram motociclistas.
As vítimas, na grande maioria, são homens e tem entre 18 e 34 anos. “São pessoas em plena capacidade produtiva, mas que ficam inválidos para o trabalho”, afirmou Ada.

Outra preocupação é com o crescimento acentuado no número de acidentes com motos. Nos mesmos dez anos analisados, houve aumento de 72%. Os acidentes envolvendo outros meios de transporte cresceram 28%.

Deixe um comentário