Pasta do Turismo só apoia eventos realizados por terceiros, diz o vereador Maurício

Por solicitação do vereador Maurício Batalha (Cidadania) foi enviada moção à direção da Celesc e à prefeitura para que seja liberado para a população em geral o acesso para visitação à cachoeira do Salto do Rio Caveiras, a fim de fomentar o turismo na região.

Sugere que a prefeitura construa um ponto de observação no local. Ele contou que esteve em Curitiba há duas semanas e lá tem um roteiro, onde o cidadão pega um folder e faz a visitação a todos os locais. Para o vereador Mauricio, aqui em Lages há vários “monumentos e poderíamos tem um roteiro dos mesmos para oferecer aos turistas”, explicou.

Já é a quarta vez que ele está solicitando para que alguém se movimente para fazer ali uma plataforma permitindo que as pessoas possam chegar mais próximo para ver as quedas do Caveiras. Lages tem quase 200 mil habitantes e Maurício acredita que nem 10 mil deles conhecem as belezas do Salto Caveiras fora outras que temos no município.

“Não sei para que tem uma secretaria de Turismo se não exploramos o turismo. Tenho visto muitos eventos serem divulgados pela Secretaria de Turismo, mas em sua totalidade são eventos realizados por terceiros que contam com o apoio da prefeitura. Apenas fornece lona e banheiro químico para os eventos. Não temos nenhuma ação da secretaria para o desenvolvimento do turismo”, falou ele.

A secretaria de Turismo não paga o investimento que é feito para manter a sua estrutura. Insistiu em dizer que isso não é politicagem, mas cobrança de atitude. Para ele, fazendo uma plataforma no Salto vai atrair investidores para incrementar a infraestrutura turística do local, com bares, restaurantes ou até um hotel: “o turismo se começa com pequenas atividades”.

De fato, como citou, Gramado não começou com a estrutura que tem hoje. Foi sendo instalado aos poucos. Falta este tipo de iniciativa para desenvolver o turismo. Tanto é que foi aqui que nasceu o turismo rural, mas por falta de fomento da iniciativa que fez com que outros municípios se projetasse mais e avançasse. Lages ficou no tempo.

A secretaria, diretoria ou executiva de Turismo desta administração ainda não justificou sua existência, de fato. Tanto que é de iniciativa da CDL e não da pasta de turismo a realização do Festival de Inverno, por exemplo.

Deixe um comentário