Serão ouvidos 49 réus integrantes de organizações criminosas

Está na fase de interrogatório uma das ações mais complexas que tramitam na comarca de Bom Retiro, na Serra Catarinense.

Nesta e na próxima semana, o juiz Edison Alvanir Anjos de Oliveira Júnior deve indagar 49 acusados dos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e corrupção de menores. O processo tem ainda outros quatro réus, num total de 53 nomes em uma única denúncia.

Os indiciados, homens e mulheres, integrantes de organizações criminosas rivais que disputam o tráfico de drogas na cidade, estão presos preventivamente em Chapecó, Lages, Florianópolis, São Pedro de Alcântara, Curitibanos e Foz do Iguaçu. Todos serão interrogados presencialmente na comarca de Bom Retiro.

Para segurança do ato judicial, a Justiça conta com o apoio da Polícia Militar e do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do TJSC.

As 115 testemunhas, cinco de acusação e 110 de defesa, foram ouvidas entre novembro e dezembro. As oitivas puderam ser acompanhadas pelos réus das unidades prisionais, por meio de videoconferência.

Também com o auxílio da tecnologia, os 27 advogados que atuam na defesa dos réus participaram das audiências dos escritórios ou de onde consideraram mais adequado.

O processo teve início em agosto. Com o sistema de videoaudiência, regulamentado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, foi possível gerar mais celeridade e economia aos cofres públicos, já que os réus não precisaram ser transportados e escoltados até a comarca para acompanhar todos os atos.

A última sessão ocorre no dia 30 de janeiro. Depois disso, as partes podem requerer diligência. Em seguida, são feitas as alegações finais e, por fim, a sentença.

Deixe um comentário