Indícios de corrupção em 74 contratos da Secretaria Estadual de Educação entre 2014 a 2018

A Controladoria-Geral do estado (CGE) identificou indícios de corrupção em 74 de 405 contratos da Secretaria da Educação de Santa Catarina para reforma de escolas, firmados entre 2014 e 2018. As fraudes envolveriam obras de, pelo menos, sete unidades escolares. Servidores estaduais e empreiteiras estão sendo investigados.

Os prejuízos seriam de aproximadamente R$ 39 milhões aos cofres públicos.

“À época, teria condições de ter feito quatro novas escolas com esse valor”, afirmou secretário da Controladoria, Luiz Felipe Ferreira.

O suposto esquema foi denunciado em 2018 por uma servidora do estado. Desde então, auditores passaram a analisar documentos firmados ao longo do período indicado, e uma série de irregularidades foi encontrada, de acordo com o secretário da CGE. “Pagamentos que não estavam previstos no contrato, pagamentos que não foram entregues. Quer dizer, o serviço não foi executado e foi recebido”, explicou Ferreira.

O resultado da auditoria foi encaminhado para o Tribunal de Contas do Estado e para a Polícia Civil.

Por meio de nota, a Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) afirmou que dois inquéritos foram abertos em duas cidades do estado para investigar o levantamento feito pela CGE, sendo o primeiro em outubro de 2019. A polícia não deu detalhes da investigação.

1 comentário em “Indícios de corrupção em 74 contratos da Secretaria Estadual de Educação entre 2014 a 2018”

Deixe um comentário