Deputados contestam proposta de extinção de municípios

Parlamentares de diversas bancadas criticaram duramente a inciativa do governo federal de enviar ao Senado proposta de extinção dos pequenos municípios na sessão de quarta-feira (6) da Assembleia Legislativa.

“Nos preocupa muito a proposta de extinção pura e simples de municípios com menos de cinco mil habitantes e que não tenham uma receita própria de 10% daquilo que recebem de retorno dos impostos”, declarou Valdir Cobalchini (MDB), acrescentando que se o critério fosse o movimento econômico dos municípios, os resultados seriam diferentes.

Marlene Fengler (PSD), Ada de Luca (MDB), Jerry Comper (MDB), Luciane Carminatti (PT), Altair Silva (PP) e Paulinha (PDT) concordaram com o representante de Caçador.

“Dentro dos 39 municípios, 23 são do Oeste, a fatia mais expressiva é da nossa região, comungo com a opinião de que precisamos diminuir a máquina, mas não desta forma, a fórmula de calcular tem de ser diferente, não vai passar”, avaliou Marlene.

“(O governo federal) assustou todos os brasileiros, essa ideia iluminada vai retroagir para maleficiar”, previu Ada.

“Acredito nesta grande união que temos na Casa e no olhar diferencial para os pequenos municípios”, afirmou Jerry Comper (MDB), que é autor de projeto que aumenta os repasses do ICMS para os pequenos municípios.

“O ministro da economia está governando do gabinete, não vai para os municípios, não sente o sacrifício do povo, a coisa mais fácil que tem é fechar município, não é esta condição que a gente espera de um ministro de estado do nosso país. Vai perguntar se eles aceitam voltar para o município mãe, estavam abandonados pelo município maior”, justificou Carminatti.

“Venho de uma região em que dos 88 municípios, 66 tem menos de cinco mil habitantes e a maioria não tem a renda própria de 10%”, relatou Altair.

2 comentários em “Deputados contestam proposta de extinção de municípios”

  1. Sim, vão espernear. Quem sempre fez isso, para se eleger, foi o péssimo ex deputado Ivan Ranzolin.. Se elegia, com a criação de municípios pela região..
    Esse sujeito, pelo que sei, também é aposentado pela câmara de Lages. Eu não entendo. O cara viveu sempre fora de Lages, só vinha aos finais de semana e se aposentou pela câmara de vereadores de Lages . Alguém pode me explicar?

    Responder
  2. Outro Sanguessuga da política lageana. Vivia trocando de partido pra ficar Mamando nos governos.!! Último que arrumou uma boquinha ora esse esperto foi o ex governador Colombo. Ah quando entrou o Psl ele teve a cara de pau de pedir cargo pro Bolsonaro. DEVIDO À esse tipo de politico que LAGES é um atraso.

    Responder

Deixe um comentário