Novo sistema de monitoramento dos semáforos deve ser concluído ainda este ano

Fotos: Nathalia Lima

O prefeito Ceron acompanhou ontem a instalação da Central de Monitoramento dos Semáforos (sinaleiras), em uma sala da Diretoria de Trânsito (Diretran), no piso superior da Rodoviária Municipal, feita pela New Tech.

O sistema automatizado dos semáforos, controlado através de Central Digital de Monitoramento, somente está sendo viabilizado em razão do cabeamento subterrâneo implantado anteriormente.

O responsável pelo setor de Engenharia e Sinalização de Trânsito, da Diretran, Sérgio Todeschini, comenta que um dos importantes objetivos do novo sistema de sincronização da abertura de tempo dos semáforos é a chamada “onda verde”.

“Junto à ‘onda verde’ virá também o controle simultâneo de funcionamento de todos os semáforos, em tempo real. Caso um deles apague, em determinado momento, de imediato a falha se tornará visível nos monitores da Central de Controle. O tempo de resposta será bem menor, com serviços de reparos imediatos”, explica Todeschini.
Calcula-se que ainda no mês de agosto a Central de Monitoramento Digital dos Semáforos esteja instalada, sendo que no decorrer deste segundo semestre de 2019 Lages será contemplada com dinâmico e moderno sistema de sincronização das sinaleiras, com maior e mais segura fluidez do trânsito no perímetro urbano.

Deixe um comentário