Do tempo em que o aeroporto de Lages ficava no espaço onde hoje está a Uniplac

Walter  Hoeschl Neto nos presenteou com uma relíquia. Acredito que seja um dos únicos exemplares de fotos do antigo aeroporto de Lages.

Antonio Carlos Simas : Tenho saudades desse tempo, eu morava bem pertinho dali, e esse avião maior que aparece nessa foto, fazia uma escala duas ou três vezes por semana, era dos Correios.
Teve até um acidente com um desses ali no aeroporto, apresentou problemas na hora de pousar, e acabou indo parar no final do aeroporto, mais ou menos ode hoje é o bairro habitação , felizmente se maiores problemas, o impacto foi tão forte que chegou a soltar um dos motres do avião..

9 comentários em “Do tempo em que o aeroporto de Lages ficava no espaço onde hoje está a Uniplac”

  1. Sobre o acidente , era Lockheed L10 de prefixo PP-VAU da Varig. Esse Eletrinha não sobreviveu ao acidente ocorrido no pouso no dia 18 de outubro de 1952, . Não houve vítimas, mas o avião não foi considerado reparável e foi desmontado lá mesmo.

    Responder
  2. José D. Rocha

    Convivi quase todos os finais de semana no Aeroclube de Lages de 1.958 a 1.966.
    Na época operavam regularmente em Lages três companhias aéreas, a saber: Cruzeiro do Sul, Varig e TAC-Transportes Aéreos Catarinense.
    Também tive o orgulho de conviver com o saudoso comandante Ricardo Sell Wagner, quando recém brevetado e a sua festejada ida para a Cruzeiro onde aos 22 anos já era comandante de Douglas DC-3.
    Também convivemos com o saudoso Luciano Casagrande que a época é proprietário do Stinson Voyager (PP-DNT) cor bordô, que aos sábados a tarde e domingos nos convidava para um vôo.
    Ainda meninos, limpávamos e abastecíamos os aviões e no final da tarde recolhíamos para o hangar.
    Além dos amigos Jorge Lemos Nicolau, Jéco, Luiz Piloto, Bampi, Suíter, Becker; Sr. Kowalski (Radiotelegrafista da VARIG) e tantos outros.
    Olhando a foto posso identificar: Paulistinha P-56 (PP-GVL e PP-GXR); Fleet (PP-DHI); Aeronca Champion (PP-DQU e PP-GHQ) e PT-19 (PP-HNM).

    Lembro que na Praça João Costa, havia uma loja de venda de passagens da Cruzeiro cuja gerente era a Sra. Jandira.
    Quantos finais de tarde íamos ajudar a pendurar os lampiões para balizamento da pista que na época recebia vôos noturnos.

    Walter… agradeço pelo resgate de uma pedaço da vida que a foto me proporcionou.

    Responder
  3. Na época operavam regularmente em Lages três companhias aéreas, a saber: Cruzeiro do Sul, Varig e TAC-Transportes Aéreos Catarinense.
    Olhando a foto posso identificar: Paulistinha P-56 (PP-GVL e PP-GXR); Fleet (PP-DHI); Aeronca Champion (PP-DQU e PP-GHQ) e PT-19 (PP-HNM).

    Responder
  4. Nas décadas de 50/60, operavam regularmente em Lages as seguintes companhias (Todas com DC-3): Varig, Cruzeiro do Sul e TAC-Transportes Aéreos Catarinenses.
    Na foto posso reconhecer os seguintes aviões: Paulistinha P-56 (PP-GVL e PP-GXR), Aeronca Champion (PP-DQU e PP-GHQ), Fleet (PP-DIH) e o PT-19 (PP-HNM) batizado com o nome de Ivo Bianchinni.

    Responder
  5. Sobre a aeronave PP DIH, fleet, que foi a primeira de propriedade do aeroclube de Lages, informo que a mesma encontra-se ainda em condições razoaveis no aeroclube do Rio grande do Sul, com possibilidades de ser trazida de volta pra Lages, caso se concretize a idéia de formarmos um museu aeronáutico. Também existe na região, um planador de fabricação da Embraer, projetado por engenheiro catarinense. Está com a municipalidade de Urupema, onde à cerca de 30 dias tive contato com o sr. prefeito. Fizemos na gestão do prefeito Amarildo Gaio, projeto para abrigar o planador citado, de nome “Urupema”.

    Responder
  6. Bom dia! Me chamo Eli !! Quando pequena estava na casa da minha avó que morava, perto do aeroporto de Lages e vi o avião caindo, não lembro direito mas acho que era vermelho. gostaria de saber mas informações, acredito que eu tinha 4 ou cinco anos. Muito obrigado

    Responder
  7. Um amigo de São Leopoldo esteve no aeroporto de Lages em agosto de 1961. Ele era militar e, na época da Legalidade, esteve, com sua Companhia, guarnecendo o aeroporto. Ele está escrevendo um livrinho sobre esta época e, se algum amigo tiver alguma informação, peço que, por favor, compartilhe comigo. Estamos sem nenhuma foto daquele período. Abraço a todos e parabéns pelo blog.

    Responder

Deixe um comentário