Proposta de Ivanildo e Allier Mello é inusitada

Bastante pitoresca a proposta do vereador Ivanildo Pereira (PR) apresentada em projeto de lei à Câmara de Vereadores para reconhecer como comunidades irmãs de São José do Cerrito e Lages dos bairros Caroba –cidade Alta e seu entorno. Com a aprovação, o Poder Executivo poderá firmar acordos, programas de ação, convênios e outros de cooperação técnica e cultural entre as cidades de Lages e o Cerrito, no que diz respeito a ações nos bairros citados.

 

ivanildo_PR.jpg

“Trata-se em verdade, de uma forma de preservar a identidade cultural e nossos laços familiares”, porque ali residem muitas famílias que vieram do Cerrito para cá. Essas comunidades, se deslocam, do Cerrito para o município de Lages, em busca de emprego e de melhor qualidade de vida, e, de Lages para o município do Cerrito, principalmente quando há uma melhora na situação econômica”, justificou o vereador ”pois muitos voltam para sua terra natal, fazem investimentos e ajudam seus familiares que lá ficaram”.

 

No entanto, a identidade e os vínculos permanecem. É quase diário, mais especialmente nas férias, feriados ou finais de semana, há esse deslocamento, de lá pra cá e daqui pra lá: as pessoas que moram nos bairros como o Caroba, Cidade Alta e seu entorno frequentarem as atividades sociais e religiosas no Cerrito, assim como os moradores do Cerrito se deslocarem para Lages em busca do atendimento na área da saúde, segurança e lazer.

É muito mais prático, por exemplo, o uso de Cemitérios como de Pinheiros Ralos até o Canoas do que atravessar toda a cidade para ir até o cemitério da Penha. Enfim, o que buscamos é uma relação humana e cidadã, de cooperação entre as comunidades irmãs, que facilite o dia a dia das pessoas, e, melhore a qualidade de vida da nossa gente” explica Ivanildo. Este tipo de cooperação ocorre quando se trata de comunidades que ficam na divisa de municípios, mas desconhecia em tais circunstância. Confesso que é difícil imaginar as consequências práticas deste projeto de lei.

 

Para viabilizar a proposta do vereador Ivanildo Pereira (PR) de estabelecer como comunidades irmãs, Lages e São José do Cerrito, o vereador Allier Mello (PP) também entrou com o mesmo projeto de lei na Câmara do Cerrito. Há que se destacar que Ivanildo nasceu no Cerrito e por esta razão buscou viabilizar a proposta.

 

 

Deixe um comentário