Aeroporto regional já está defasado antes mesmo de ser inaugurado

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Airbus A320-NEO (Avianca, Azul e Latam) que já deveria estar voando para Correia Pinto/Lages porque há ENORME potencial na serra.

O que é aeroporto regional? Na china e nos países desenvolvidos, aeroporto regional tem, entre outras tantas facilidades, pista de 2.500 x 45m em cimento Portland, porque só aeródromos são construídos de asfalto, onde a primeira manutenção asfáltica é em 4 anos e as de cimento Portland com 21 anos de uso. É um aeroporto projetado para receber o Airbus A320-NEO e o Boeing B737-MAX de 170 lugares. Os outros aeroportos Chineses têm pistas de 3.500 x 60m, e eles constroem e inauguram 4 desses aeroportos de categoria internacional a cada ano.

Depois de anos e milhões gastos, a pista construída em Correia Pinto é de apenas 1.600 metros de comprimento (1.600 x 45m), ou seja, lamentavelmente só 70 metros maior que a da cidade de Lages. 

Em pleno século 21, também é inadmissível que um aeroporto como Correia Pinto  seja inaugurado sem operação de voo por instrumento, ou com o rádio farol não direcional NDB, tecnologia desenvolvida em 1923 e infelizmente instalado em Correia Pinto, ao custo de 1 milhão de reais, para servir de balizador ao voo por instrumento quando inaugurado. Dificilmente uma empresa aérea iniciará os voos em Correia Pinto operando somente voo visual ou com o equipamento NDB, já banido da moderna aviação em todo o mundo. Não existe nenhuma carência para aeroportos. Ele pode ser inaugurado operando por instrumento ou simplesmente e atrasadamente por voo visual. Não há gestação, carência, incubação ou período de experiência. Normalmente, nesses casos há falta de infraestrutura aeroportuária. Então, melhor permanecer no aeroporto de Lages com sua infraestrutura funcional.

Não precisa ser meteorologista para conhecer as restrições impostas por baixa visibilidade e teto na região, fatalmente afetarão os voos do aeroporto. Atualmente, o mínimo requisitado para o voo por instrumento é o GPS como no aeroporto de Lages, onde operam aeronaves turboélices de 70 lugares. 

Aeroporto sem voo por instrumento GPS ou de precisão ILS, não é aeroporto. É só mais um aeródromo com pouca ou nenhuma infraestrutura aeroportuária, ineficaz a aviação de linha regular.

Lages, Correia Pinto e entorno continuam a se autoflagelar ao promover um aeroporto que nasceu deficiente e sem ter nenhuma projeção do que é o modal aéreo no século 21.

Saudações,

Claudio Lemes Louzada

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