Lembrando que fui eleito final do ano passado com 3340 votos como Conselheiro pelo Conselho Regional de Farmácia. Além disso tenho 30 anos de trabalho dedicados a Farmácia e a Docência.
A pauta tem como tema AUTONOMIA FARMACÊUTICA – SAÚDE PARA TODOS” ou seja o Farmacêutico tem habilidade e competência para realizar diversos procedimentos que hoje são feitos nas UPAS.
A situação nas unidades de saúde não anda bem e o Sistema Único de Saúde está entrando em colapso.
Um exemplo clássico é o paciente que chega na UPA com algum problema simples aguarda as vezes mais de uma hora e sai do atendimento com uma dipirona e um anti-inflamatório.
Procedimentos simples que nossos avós faziam como limpeza de ouvido, extração de parasitas ou simplesmente um curativo séptico e que no passado também eram atribuições do Farmacêutico foram proibidas.
Nossa classe vive seu momento mais delicado e essa pauta atinge em cheio o profissional Farmacêutico e o Sistema Único de Saúde.
Podemos ser uma alternativa real de saúde de qualidade não só para Santa Catarina mas para o BRASIL.
Onde cada Farmácia e Farmacêutico prestariam serviços básicos de saúde aliviando com isso o SUS.
A cada esquina temos uma Farmácia, são mais de 6 mil em Santa Catarina abrangendo qualquer cidade do nosso estado por menor que seja.
Somos 17 mil Farmacêuticos no estado!
O farmacêutico tem competência e capacidade para exercer sua função de promotor da saúde pois seu currículo o qualifica.
Temos duas disciplinas de farmacologia, duas disciplinas de química farmacêutica e diversas disciplinas de produção de medicamentos e atendimento a saúde.
Somos a maior autoridade quando se trata de medicamentos e é natural e óbvio que temos condições sim de tratar muitos problemas de saúde da nossa população.
Isso pode ser uma virada de chave para a saúde pública em Santa Catarina e no Brasil.
Temos toda a estrutura disponível pois tudo está praticamente pronto basta juntar as peças e a peça central deste processo é o Farmacêutico.
Orozimbo Furlan