Reeleição de Luiz Freitas pode estar comprometida

 

O assunto de todas as rodas de conversa, sexta-feira, em Capão Alto, era um só: a viravolta no quadro de candidaturas a prefeito com o impedimento do atual prefeito Luiz Freitas, Prego (PPS) em ir à reeleição. Isso porque com a rejeição das contas da prefeitura estaria enquadrado na lei da ficha limpa, portanto, impedido de concorrer.

 

Freitas.jpg

O Tribunal de Contas enviou o relatório das contas do exercício de 2014 com a recomendação pela sua rejeição, porque a administração não atendeu as determinações legais quanto aos percentuais do orçamento designados à saúde e educação. Na quinta-feira à noite, na sessão da Câmara de Vereadores, foram levadas à votação e reprovadas por sete votos a dois. Uma vez que tenha contas rejeitadas, o administrador público fica impedido de concorrer, pois é bloqueado no momento em que fizer o registro da candidatura.

O Tribunal de Contas fornece à Justiça Eleitoral a relação dos prefeitos com contas rejeitadas. Pior ainda é que esse não é o único problema do atual prefeito. As contas de 2013 sequer veio para apreciação da Câmara.

O Tribunal de Contas detectou irregularidades mais graves ainda, tanto que a administração entrou com recursos requerendo uma revisão mediante justificativas, mas até agora está aguardando parecer.

 

Problemas com candidaturas também ocorreram na eleição passada

 

Já na eleição passada, a composição das chapas para a eleição majoritária em Capão Alta passou por impasse. O então prefeito Marino Madruga (PSD) acabou sendo eliminado da disputa, também por causa de ficha suja e foi o nome escalado para ser seu vice, Luiz Freitas (PPS) quem acabou encabeçando a chapa e o PSD indicou então Rita Silvânia Costa de vice. Desta feita, a previsão era de que os Freitas, Tito (PP) e Luiz (PPS), se enfrentariam novamente nas urnas na disputa pela prefeitura. Mas, diante dessa rejeição das contas, o quadro eleitoral, provavelmente, sofrerá mudanças.

14485638297068.jpg

Na eleição passada o PP concorreu com chapa pura, mas nessa já certou coligação com o PMDB que apontará como vice de Tito o vereador Zezo Pires.

Deixe um comentário