Samt pretende reestruturar serviço dos carroceiros

O objetivo da Samt, cuja presidente Rosa Abou Hatem conversou ontem com os setores envolvidos no processo, é reestruturar o trabalho com as famílias que utilizam cavalos para a coleta e transporte de materiais recicláveis em carroças até as cooperativas e empresas especializadas para comercialização.

 

Carroceiro.jpg

Normatização do sistema

 

A ideia é formar leis municipais para normatizar e organizar o sistema. Somente na região do loteamento Cristal, 16 famílias sobrevivem do ganho do recolhimento e venda de materiais. O oficial de gabinete da Semasa, Fredolino Vieira Schmitt, comenta a necessidade de elaboração de três leis de normatização: dispor sobre a circulação de veículos de tração animal, produtos recicláveis e ajustes dos coletores.

A iniciativa visa redução da alta mortalidade de cavalos em Lages.

A Samt seria a coordenadora e gestora do programa.

A presidente Rosa Abou Hatem diz que morrem de dois a três animais equinos por semana em Lages por inanição (abatimento, debilidade, fraqueza), fome, frio, maus-tratos.

 

Amigo do carroceiro

Programa Amigo do Carroceiro, idealizado pelo CAV existe desde 2008 e tem 521 carroceiros cadastrados, mas atende são 70 (prefeitura repassa R$ 2,4 mil por mês).

Foto: Cao Ghiorzi)

Deixe um comentário