Homem que matou advogada é condenado a mais de 31 anos de prisão

Karize Ana Fagundes Lemos foi enforcada até a morte dentro da própria casa pelo companheiro, em Caçador, quando se recuperava de uma cirurgia nos rins, e teve o corpo descartado na mata, perdendo a possibilidade de viver seus sonhos. Mas o autor, Eloid da Cruz Antunes, não ficará impune. Ele foi condenado, com base na denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a 31 anos e 10 meses de prisão por homicídio, qualificado por feminicídio, motivo torpe, asfixia e recurso que dificultou a defesa, e também por ocultação de cadáver. 

O julgamento aconteceu nesta quinta-feira (10/9), no salão do Tribunal do Júri da Comarca de Caçador, que foi ocupado durante todo o dia por pessoas interessadas em acompanhar de perto o desfecho do caso, incluindo colegas de profissão da vítima. A sentença trouxe um pouco de paz ao pai de Karize, seu Rudnei, que precisou passar por um cateterismo após a morte da filha. “A gente sofre muito. Foram 40 dias de muita angústia, e quando o corpo finalmente foi encontrado nem consegui fazer um velório decente, pois ele já estava em decomposição. A condenação não vai trazer a minha filha de volta, mas alivia um pouco o coração”, desabafou. 

Meses antes de ser morta, a vítima tinha comprado um carro e aberto o próprio escritório de advocacia. Ela se manifestou pela última vez no Tribunal do Júri, pela fala dos Promotores de Justiça Diego Bertoldi e Marco Antônio Vargas Sandi. Eles sustentaram as teses da denúncia, mostrando aos jurados toda a dinâmica do crime, ocorrido em 28 de setembro de 2024, ou seja, há quase dois anos. 

“Neste plenário há uma pessoa que não pode clamar por justiça, e essa pessoa se chama Karize, mas o Ministério Público de Santa Catarina está aqui para falar em nome dela. Não vamos permitir que a verdade seja enterrada junto com o corpo, pois isso representaria um segundo assassinato. Senhoras e senhores jurados, o poder da vida está nas mãos de vocês”, disse o Promotor de Justiça Diego Bertoldi. 

Eles apresentaram provas irrefutáveis de que o crime ocorreu em um contexto de violência doméstica. “As imagens da cena do crime feitas pela perícia técnica e todo o restante do conjunto probatório não deixam dúvidas quanto à autoria e à crueldade empregadas pelo réu. A sociedade clama por justiça, e é papel dos jurados fazê-la”, disse o Promotor de Justiça Marco Antônio Vargas Sandi.

A dinâmica do crime 

As investigações concluíram que o réu enforcou Karize com uma corda de sisal cortada de um arranhador de gatos por ciúmes, quando ela manifestou o desejo de terminar a relação e estava debilitada por conta da cirurgia. Depois, enrolou o corpo em um cobertor, colocou-o dentro do carro, foi até um posto de combustível abastecer, saiu sem pagar e dirigiu por cerca de 150 km até Palmas, no Paraná. Então, descartou-o em uma plantação de pinus, telefonou para dois amigos contando o que tinha feito e seguiu viagem. 

Os amigos, por sua vez, decidiram ir até a delegacia contar os detalhes da ligação, desencadeando uma operação que contou com o apoio da Polícia Civil do Paraná. A prisão foi efetuada dois dias depois do crime em um motel em Guaíra, perto do Paraguai. As investigações concluíram que o homem não conseguiu cruzar a fronteira porque ela estava fechada para obras. 

Eloid não contou onde havia deixado o corpo. A localização foi descoberta graças a um trabalho de inteligência feito a partir de dados extraídos do celular. A identidade da vítima foi confirmada a partir da confrontação entre a arcada dentária e um exame odontológico que ela havia feito recentemente. A perícia também confirmou que o roupão que Karize vestia e o cobertor que a enrolava eram os mesmos que apareciam em fotos postadas anteriormente nas redes sociais.

2 comentários em “Homem que matou advogada é condenado a mais de 31 anos de prisão”

  1. CONCORDO ZÉ , NAO EXISTE NADA MAIS PERIGOSO QUE UMA PESSOA MÁ ARMADA, POR OUTRO LADO NÃO EXISTE NADA MAIS VULNERAVEL QUE UMA PESSOA BOA DESARMADA. esse assassino não ficara muito tempo na cadeia leia-se progressão de regime. PENSE MUITO BEM EM QUEM VCS VÃO VOTAR.

    Responder

Deixe um comentário