Pacto pela Aceleração Territorial leva experiência ao maior encontro de cidades do Brasil

O futuro da Serra Catarinense esteve em pauta na terça-feira (23) durante o Summit Cidades 2026, em Florianópolis. Reconhecido como um dos principais eventos de inovação, gestão pública e desenvolvimento territorial do país, o encontro reuniu lideranças de diferentes regiões para debater soluções e experiências voltadas à construção de cidades mais inteligentes, sustentáveis e conectadas. Entre os temas que ganharam relevância na programação esteve o painel “Projetos Regionais e o Futuro da Serra Catarinense”, que apresentou a experiência do Pacto pela Aceleração Territorial e os avanços construídos coletivamente pela região.

O espaço promoveu uma reflexão sobre temas como desenvolvimento territorial, governança, planejamento urbano, mobilidade, políticas públicas, turismo, tecnologia, inovação, economia local e identidade dos territórios. Participaram da conversa o coordenador do Pacto pela Aceleração Territorial, Fabiano Ventura; a prefeita de Urupema, Cristiane Muniz Pagani; o secretário de Planejamento Urbano de Lages, Malek Rau Dabbous; e o presidente do Orion Parque Tecnológico, Tite Mazuhy. O painel demonstrou como a articulação entre municípios, instituições e lideranças vem fortalecendo uma visão compartilhada de futuro para a Serra Catarinense.

Deixe um comentário