As obras de modernização do Aeroporto Federal Antônio Correia Pinto de Macedo, em Lages, seguem em andamento com foco na segurança e na qualidade dos serviços prestados aos usuários. Com um investimento total de R$ 2,3 milhões, repassado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, a primeira etapa das melhorias iniciou em setembro de 2024, e inclui a construção de um novo cercamento da área do Aeroporto – conforme exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) – e a reforma da cobertura do terminal de passageiros, que havia sido danificada por vendavais.
A execução das obras é de responsabilidade da empresa Matias Brasil Engenharia, com previsão de conclusão para maio de 2025. “Estas melhorias são fundamentais para consolidar a segurança e a eficiência das operações no Aeroporto de Lages. Nosso compromisso é com o desenvolvimento e a modernização da infraestrutura, sempre pensando no bem-estar da nossa população e na atratividade para novos investimentos”, declara a prefeita Carmen Zanotto.
Mas se o aeroporto é federal, porque o estado está colocando dinheiro?
Não existem aeroportos estaduais, por isso. mas tem aeroportos municipais.
Chega a ser bizarro o que fizeram em construir um aeroporto em correia pinto com aquele gasto pra se tornar um elefante branco no meio do nada.
Sendo que temos um aeroporto dentro da cidade que bastava a ampliação.
Muito mal contada essa história desde o início. E nossos políticos apoiarem a ideia de tirarem o aeroporto pra colocar em uma cidade vizinha.
Qualquer cidade quer ter um aeroporto. Mas Lages não.
Essa pergunta tem que ser feita para o Raimundo Colombo, porque gastou tanto com a ponte de Florianopolis e com o aeroporto de Correia Pinto.
Lembro de todo este processo do aeroporto de Correia Pinto. O comandante Wagner, não sei se é vivo ainda, foi o grande mentor deste aeroporto regional para a serra. A justificativa seria uma maior agregação da serra ao mundo civilizado.
O plano aeroviário que foi um estudo elaborado pelo governo do estado ano passado mostra que o aeroporto de Lages só será utilizado daqui pra frente como aeroporto para voos de grande maioria executivos ou transporte de pacientes/órgãos, então não adianta mais pedir voos regionais aqui, estes quando e se algum dia voltarem serão exclusivamente no aeroporto regional. A pista lá, os equipamentos, a área com possibilidade de expansão, tudo isso foi planejado para ser melhor lá, inclusive o caminhão de bombeiros, estação meteorológica tudo está lá. Ah mas aqui poderiam ter modernizado, sim mas é o que o Névio comentou, foi um comandante aqui de Lages, e que não viu o aeroporto pronto pois já faleceu, um dos mentores da implantação de um novo aeroporto e a região de Correia Pinto foi escolhida pois não havia terreno disponível à época que comportasse um aeroporto maior. Mas ainda assim fica a questão, por que não ampliaram ou modernizaram o aeroporto aqui, e digo que na época, como agora, já se vislumbrava em nossa região a implementação de algum porto seco ou ZPI de forma que se pensou em um aeroporto com possibilidade de ampliação da pista, pátio de manobras e estrutura em si para ser aeroporto de cargas. O aeroporto de Lages permitiria alguma ampliação? Sim, porém já existiam como hoje limitações técnicas e que inevitavelmente levariam a no futuro a cidade precisar de um novo e maior aeroporto, é claro que isso tudo se pensando 30 anos atrás, não se imaginava que em 2025 a cidade continuaria atrasada como na década de 90… Outro detalhe é que nosso aeroporto está em área urbana e de amplo crescimento. Muitos se esquecem, mas o novo aeroporto foi idealizado exatamente na época em que houve dois acidentes com mortes no aeroporto de Lages, então entendo que na minha ignorância que tudo isso foi fator determinante para se construir um novo aeroporto e digo mais, cabe também a nós lageanos fazermos força para que os voos retornem no regional é lá que vão pousar os jatos não em Lages isso de acordo com os planos futuros do próprio estado.
Muito bem Carlos. Trazendo informações valiosas para o entendimento de todo esse processo do aeroporto regional. Muito obrigado.
Legal Carlos agradecemos
O Eliseu conseguiu o impossível, trazer uma grande companhia pra Lages, estava dando certo, com o Moisés, Lucas Neves e Juliano Chiodeli o vôo foi pra Correia Pinto, deu no que deu! Acabaram com uma coisa que tinha sucesso garantido! Tinham que acabar por richa política e por ego!
Os próximos 07 anos, a frota nas aéreas brasileiras será composta em 85% de aeronaves com capacidade entre 170 a 230 passageiros e seus equivalentes de carga.
Os municípios que apresentam maior potencial de tráfego, turismo e conexões estão adequando suas pistas de pouso para essas aeronaves maiores com pistas de 2.200 x 45m.
*Correia Pinto, Santa Catarina 1.800 x 30m*
Vitória da Conquista, Bahia 2.100 x 45m
Cacoal, Rondônia 2.100 x 45m
Jericoacoara, Ceará 2.200 x 45m
Olímpia, São Paulo 2.200 x 45m em projeto
Maragogi, Alagoas 2.200 x 45m em construção
Caruaru, Pernambuco 2.250 x 45m em construção
…….e tantos outros…
O motivo seria um vento de través que tem no aeroporto de Lages.
Agora vejam se houve algum tipo de cancelamento pelo tal vento de través.
Tem que ser muito ingênuo pra achar normal a cidade perder um aeroporto.
Uma pista nova em outra direção tava mais que resolvido.
Aeroporto de Joinville 1630 metros, um movimento excelente dentro da cidade. Lages 1530 metros. Congonhas em São Paulo, bairros ao redor não é desculpa. Até porque no máximo teríamos dois/três voos diários.