Rombo do LagesPrevi continuará crescendo até 2030

Na apreciação das contas da prefeitura pela Câmara de Vereadores se constatou que só no ano passado foi realizado uma repasse de R$ 50 milhões para o LagesPrevi cobrir o rombo para o pagamento dos servidores aposentados e pensionistas.

E pasmem a prefeitura terá de continuar arcando com este déficit crescente nas contas do LagesPrevi até 2032, quando então começará a ser reduzido por conta da redução dos números dos inativos beneficiados.

E, por incrível que pareça, o LagePrevi tem cerca de R$ 200 milhões em conta, mas este dinheiro não pode ser usado para pagar os proventos dos aposentados que estão em um regime diferente dos atuais servidores municipais.

Isso só mudaria se fosse aprovado pela Câmara o aumento do recolhimento da previdência por parte dos inativos. Mas isso dificilmente passaria pelo legislativo.

13 comentários em “Rombo do LagesPrevi continuará crescendo até 2030”

  1. Mas esse rombo já era previsto lá em 1988, com a Constituição. Para aliviar o INSS criaram o regime próprio e a separação de massas com o sistema de capitalização para as prefeituras. Qual prefeitura da serra vai ter condições para contratar todo um sistema integrado com a bolsa de valores. Tiro no pé.

    Responder
  2. Isso foi fruto de péssimas gestões anteriores, já começou todo errado, pois nem tinha dinheiro, e já foi aposentado lá em 1993, 1994 mais de 100 servidores.

    Responder
  3. Não é Rombo que se fala é Déficit, Rombo foi o que os péssimos gestores fizeram, outro caso Famosos e vergonhoso, foi a aposentadoria do Ivan Ranzolin, que foi na câmara de vereadores e mudaram a lei para ele poder aposentar pelo Lagesprevi, ganhando salvo engano mais de vinte mil reais por mês.

    Responder
    • Pode ser devolvido sim segundo a EC 103/2019, só que a Prefeitura vai ter que pagar as aposentadoria dos que já estão aposentados, até que o último morra, então resolve pouca coisa.

      Responder
  4. Sim Brenda mas antes que o mal “só cresça corta-se a cabeça” é uma solução devolver ao INSS que é mais forte. Logo encontrarão um aporte econômico p/ equilibrar é só o governo pg a parte dele, os empresários e o restante do setor público torna-se o INSS superavitário, mas todo mundo mete a mão lá, e poucos pagam! Um tributo sobre transações na internet seria uma saída, visto que o comércio virtual desemprega muito e fecha vários comércios físicos, por exemplo. Bolsonaro tentou não conseguiu, acho que terei que votar nele na próxima, por falta de opção, Brasil é terra arrasada!

    Responder
  5. O bozoasno e o Guedes, queriam um plano de capitalização. O trabalhador iria ao longo do tempo. Juntar dinheiro e pagar sua própria aposentadoria. O Estado iria lavar as mãos. A iniciativa privada TB , o trabalhador iria ficar ficar com o ônus. Pesquisa aí, ah o Bozo já era kkkkkkk pare de chorar kkkkkkk.

    Responder
    • o que bolsonaro tem a ver com o instituto de Lages, asnos sempre asnos em qualquer lugar. Se for isso então Lula durante anos antes de Bolsonaro ja tinha criado o rombo.

      Responder

Deixe um comentário