O sábado (18), ao meio-dia, se transformou num momento especial para um público seleto, especialmente convidado. No Espaço Tropilha, em Lages ocorreu a apresentação e a degustação do produto. Ocasião em que também foi formalizado um Termo de Cooperação técnica com a Secretaria de Estado da Agricultura, com o propósito de fortalecer o desenvolvimento da raça bovina em todo o Estado. Por isso, a presença do Secretário de Estado da Agricultura, Valdir Colatto, demais autoridades, produtores e apreciadores da carne.
O evento promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Crioula Lageana (ABCCL), com o apoio do Sebrae/SC e Embrapa, é mais um passo para construir um modelo de evento que possa contemplar um público diferenciado. O formato se dá pelo pequeno volume de produção de carne para ofertar ao mercado. Segundo o presidente da ABCCL, Edson Martins, a organização de festivais será o caminho para atender aos apreciadores da carne da raça Crioula Lageana.
Que legal… Assisti vários documentários que possuem apenas 3mil exemplares desta raça, sendo que 500 somente na fazenda Igrejinha. Lages tem muito a explorar também se beneficiar com este trabalho, assim como com o mel de bracatinga e goiaba serrana… Produtos de alta qualidade que trazem muitos benefícios a saúde… Que aumente o interessse em pesquisa e investimentos e popularizem estes e demais produtos exclusivos que somente a serra tem a oferecer.
Ada são produtos longe de um consumidor popular. Mas felizmente, algo surge de novo na serra, diversificando o que já temos.quem sabe podemos formar ainda um mercado consumidor local.