Deputado propõe a criação de um cadastro dos moradores de rua

A sessão plenária de quinta-feira (16) teve como destaques os pronunciamentos envolvendo a criação de um cadastro das pessoas em situação de rua no estado.

O tema foi inicialmente levado à tribuna pelo deputado Maurício Eskudlark (PL), que é autor de um projeto neste sentido, o PL 198/2021. O texto prevê a  criação de um banco de dados de âmbito estadual reunindo informações como registro de identificação, formação educacional e profissional do morador de rua.

Na visão do parlamentar, a criação de um registro deste tipo aumentaria a segurança nas cidades catarinenses que contam com grande número de moradores de rua, auxiliando também na reinserção social dessas pessoas. De acordo com a proposta, a responsabilidade pela manutenção do cadastro ficaria a cargo da Secretaria de Estado da Assistência Social, a qual caberia prestar apoio para inclusão e recolocação no mercado de trabalho dos moradores de rua.

Eskudlark disse que a formação do cadastro seria benéfica também para trazer conforto às famílias de pessoas tidas como desaparecidas, mas que se encontram vivendo nas ruas. Segundo disse, em média 35 pessoas são enterradas como indigentes no estado todos os anos, justamente por falta deste tipo de serviço.

4 comentários em “Deputado propõe a criação de um cadastro dos moradores de rua”

  1. Já há em Lages e alguns municípios um sistema da assistência social onde há esse tipo de dados, fruto do empenho e dedicação de trabalhadores que estiveram a frente disso e que uniram esforços a iniciativa privada; o estado está bem atrasado em relação a serra no que tange essa política pública.

    Responder
  2. Esse deputado possui uma mente policialesca sem tamanho, fazer cadastro de quem vive na rua, as pessoas nesta situação precisam de comida e ocupação e não de formulários e projetos. Esses deputados da direita adoram holofotes e enrolação.

    Responder

Deixe um comentário