Moção Legislativa do vereador Jonata Mendes, protocolada na Câmara de Vereadores de Lages, faz um apelo urgente pela continuidade e regularidade do serviço aeromédico prestado pelo helicóptero Águia 4, sediado em Lages e responsável pelo atendimento de emergências em toda a região da Serra. É que chegou ao conhecimento do parlamento local que o helicóptero Águia 4 estaria fora de operação por um período considerável devido a manutenções mecânicas.
O vereador relata que a aeronave enfrentou sucessivas intervenções mecânicas ao longo do ano, gerando preocupação com a segurança das equipes e dos pacientes. A ausência do serviço é crítica para a Serra Catarinense em função do relevo montanhoso, das grandes distâncias entre os municípios e da necessidade de transferências rápidas em casos de alta complexidade (resgates, acidentes graves e transporte de pacientes críticos).
A moção solicita medidas urgentes para que a população serrana não fique desassistida em situações de urgência. E, pede esclarecimentos sobre a aplicação dos recursos públicos destinados à manutenção do serviço e quais ações estão sendo implementadas para regularizar a situação.
Praticamente a 1 ano que não se vê o águia 4 na cidade, quando voltou de um concerto sofreu problemas novamente e já foi para outro…
Poderiam ter feito, como ocorreu com o saer sul, em Criciúma. Ficou com a arroba a algum tempo atrás em revisão e foi alugado uma semelhante para ser utilizada pela própria equipe, até ficar pronto o equipamento. Isso seria falta de organização? Logística? Ou comodismo?