Segurança nas escolas é um tema urgente e prioritário, diz Motta

A preocupação com a segurança nas escolas foi pautada pelo deputado Mário Motta (PSD) na tarde desta terça-feira (23), durante a sessão ordinária. O parlamentar destacou que o tema é urgente e prioritário. “Precisamos fortalecer o acompanhamento das situações de violência nas redes de ensino de Santa Catarina. Sabemos que a violência escolar é uma das maiores ameaças ao presente e ao futuro da educação. Compromete não apenas a integridade física emocional, mas também compromete o processo de aprendizagem.” O parlamentar relembrou as tragédias ocorridas em Santa Catarina envolvendo o ambiente escolar. “É com tristeza que relembro os tristes casos de Saudades e Blumenau. Tragédias que abalaram comunidades e nos lembraram da urgência em agirmos.”

Mário Motta destaca dados recebidos, da Polícia Civil, durante a reunião do Integra. “Hoje recebemos uma informação por parte da Polícia Civil que nos chama atenção. O trabalho de monitoramento diário da Polícia Civil alertou que, a cada cinco casos, pelo menos dois são pré-disposições para a violência no âmbito das escolas e tem haver com lâminas na bolsa de alunos, fato preocupante”, frisou.

Como ação para auxiliar na prevenção e resposta à violência, o deputado apontou um encaminhamento do Tribunal de Contas de Santa Catarina à Secretaria de Estado de Educação para a utilização do Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (Snave). “O relatório ressalta a necessidade de adotar uma solução informatizada e integrada que simplifique registros e permita que cada ocorrência seja devidamente notificada com alinhamento ao Snave.”

Deixe um comentário