Este bueiro formou um imenso buraco. bem em frente à rampa na entrada do setor de radioterapia do Hospital Tereza Ramos
Um corredor imobiliário milionário
A avenida Osvaldo Reis, principal eixo de ligação entre Itajaí e Balneário Camboriú, no litoral norte de Santa Catarina, virou novo ‘corredor’ imobiliário de luxo em Santa Catarina. O trecho recebe investimentos urbanísticos superiores a R$ 200 milhões em obras de mobilidade, como novos binários e duplicações, que atraem e refletem na valorização de projetos residenciais de alto padrão no entorno da Praia Brava. De acordo com dados da Construtora CK, empreendimentos na via já registram valorização de 20% ao ano, superando os índices nacionais de inflação imobiliária.
A Federação União Progressista fechou apoio a João Rodrigues

A Federação União Progressista, formada pelo União Brasil e o Progressistas (PP), e o MDB anunciaram nesta quinta-feira (26) apoio à pré-candidatura do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), ao governo de Santa Catarina. A definição da aliança ocorreu em reunião em Florianópolis.
A composição prevê um nome do MDB para pré-candidato a vice-governador e a indicação do senador Esperidião Amin (PP) ao Senado Federal. No entanto, as definições oficiais devem ocorrer apenas nas convenções partidárias, entre 20 de julho e 5 de agosto, conforme calendário eleitoral divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O movimento ocorre após Amin e o MDB ficarem de fora da coligação do governador Jorginho Mello (PL), que anunciou Carlos Bolsonaro (PL) e Carol de Toni (PL) como nomes ao Senado, e o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), como pré-candidato a vice-governador.
Robertinho quer informações a respeito do atendimento noturno das UBS
O vereador Robertinho apresentou pedido de informação a respeito do atendimento noturno na Unidade de Saúde Vila Nova/Caça e Tiro localizada na Rua José Batalha da Silveira, s/n, bairro Vila Nova da Secretaria de Saúde.
260319171126BCC474
Sessão itinerante da Alesc m Curitibanos aprovou 15 projetos

Quinze projetos de lei (PLs) foram aprovados na sessão desta quarta-feira (25) que marcou o encerramento da edição do Programa Alesc Itinerante em Curitibanos, no Planalto Serrano. As propostas seguem para análise do governador. Entre as matérias aprovadas, duas estão relacionadas com a área da educação. O PL 366/2020, do deputado Nilso Berlanda (PL), cria o Programa Horta Escolar, com o objetivo principal de desenvolver ações para implantar hortas comunitárias nas dependências das escolas da rede pública. Os alimentos produzidos serão destinados para a merenda e, em caso de produção excedente, doados para famílias dos estudantes de baixa renda.
Ainda na área da educação, foi aprovado o projeto (PL 514/2024) que assegura o direito de prioridade de matrícula de irmãos na mesma escola da rede pública estadual de ensino. A iniciativa é do deputado Sérgio Guimarães (União).
Combate a golpes
Do deputado Nilso Berlanda, foi aprovado a proposta para a criação da Campanha Estadual Permanente de Informação e Prevenção contra Descontos Indevidos em Benefícios Previdenciários, com foco na proteção dos direitos de aposentados, pensionistas e pessoas idosas (PL 285/2025). Os objetivos são conscientizar o público sobre os riscos de fraudes e práticas abusivas que envolvem descontos indevidos em folha de pagamento, além da divulgação dos canais de denúncia e dos órgãos de proteção.
Cultura serrana
Mais dois projetos de reconhecimento de Patrimônio Cultural Imaterial foram aprovados nesta quarta: o PL 298/2024, sobre os vinhos de altitude da serra, e o PL 302/2024, sobre a carne frescal de São Joaquim. Ambos são de autoria do deputado Lucas Neves (Republicanos).
Houve, ainda, a aprovação do projeto que denomina o município de Santa Cecília como Capital Catarinense do Automobilismo (PL 216/2025, da deputada Paulinha e do deputado Lucas Neves).
Serra do Corvo Branco mobiliza prefeitos e deputados

Durante a programação da Alesc Itinerante em Curitibanos, a Comissão de Transportes, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura recebeu os prefeitos Leandro de Souza Corrêa, de Urubici, e Hélio Alberton Júnior, de Grão-Pará, para tratar da situação atual das obras de pavimentação da SC-370, na Serra do Corvo Branco. A pauta debateu a morosidade na execução das obras da rodovia, que já ultrapassam um ano. Durante a reunião, o prefeito de Urubici ressaltou a importância simbólica e econômica da estrada.
“A serra nasceu dos braços dos nossos antepassados. Hoje é conhecida em todo o Brasil. Mais do que um atrativo turístico, ela representa integração entre a Serra e o Sul. A obra é esperada há muitos anos e vem sendo feita com qualidade, mas a nossa preocupação é com o tempo de execução”, afirmou o prefeito Leandro Corrêa. Segundo ele, a população foi informada informalmente sobre a possibilidade de prorrogação do prazo por mais um ano.
Andamento das obras
Considerada uma demanda histórica das comunidades da Serra e do Sul catarinense, aguardada há mais de cinco décadas, a obra já ultrapassa 60% de execução. Até o momento, cerca de 9,4 quilômetros receberam pavimentação em asfalto e concreto.
Os trabalhos seguem organizados em três frentes:
- uma equipe atua na pavimentação desde o pé da serra, pelo lado de Urubici, até o corte no alto da montanha;
- outra executa serviços em um trecho de 2,5 quilômetros a partir do corte, no sentido Grão-Pará;
- e a terceira concentra intervenções em um quilômetro no próprio corte da serra, onde será implantado pavimento rígido em concreto.
A rodovia permanece interditada para o tráfego entre os dois municípios.
O investimento total estimado é de R$ 60 milhões.
Ausência de representantes do governo
A ausência do secretário estadual de Infraestrutura ou de seu representante na reunião gerou insatisfação entre os parlamentares. Diante disso, o presidente da Comissão, deputado Volnei Weber (MDB), propôs um requerimento para a convocação do gestor à próxima reunião do colegiado, a fim de prestar esclarecimentos sobre o andamento da pavimentação.
Governo abre concurso para preencher 10 mil vagas na área da educação
O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), lançou o edital do novo concurso público da rede estadual de ensino, dando mais um passo importante no fortalecimento da educação pública estadual. As inscrições poderão ser realizadas online entre os dias 30 de março e 28 de abril. A prova será no dia 24 de maio e o resultado final será divulgado no dia 25 de junho.
“Estamos investindo nas pessoas, porque são elas que fazem a educação acontecer. Esse concurso é mais um passo para fortalecer nossas escolas, garantindo profissionais efetivos, que eles tenham mais vínculo com a escola, o que acaba melhorando o aprendizado dos nossos estudantes”, afirma o governador Jorginho Mello.
As oportunidades contemplam professores, cargos administrativos do magistério e também quadro civil (administrador, analista de informática e analista técnico-administrativo). Este é o segundo concurso para professor realizado pelo Estado de Santa Catarina desde 2024, quando também foram abertas 10 mil vagas. A iniciativa reforça o compromisso do Estado com a valorização dos profissionais da Educação e com a melhoria contínua da qualidade do ensino.

