Esquema de “rachadinha” sacode Santa Cecília

Uma investigação iniciada a partir de um caso de nepotismo culminou, nesta terça-feira (31), em uma operação do Gaeco contra a administração do prefeito Carlos Enrique Garcia Langer (Podemos), em Santa Cecília.

O Estopim: Em maio de 2025, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) identificou a nomeação irregular da sogra do prefeito e do companheiro dela para secretarias municipais.

A Transição para o Crime: Após a recomendação de exoneração, a investigação aponta que um novo nome foi indicado para a Secretaria de Administração sob a condição de devolver parte do salário — a popular “rachadinha” — com a anuência do prefeito.

A Operação: Batizada de “Bolso Duplo”, a ação cumpriu seis mandados de busca e apreensão em Santa Cecília, Navegantes e Balneário Camboriú, apurando crimes de associação criminosa e desvio de recursos públicos.

Quem lembra do antigo carvalho que foi tombado?

Há relatos diferentes sobre quem o plantou e quando. Um deles menciona que foi plantado por Pedro Moritz de Carvalho. Outro relato diz que foi plantado pelo Padre Antônio Luíz Esteves de Carvalho (1825-1891), vigário da Paróquia à época, o que leva a crer que pode ter sido plantado na década de 1880.
Porém mais do que isso, são inúmeros os relatos de quem viu o antigo Carvalho em seu esplendor e já usufruiu de sua sombra generosa. A imensa árvore ficava localizada na esquina da rua Vidal Ramos Jr. com a rua Caetano Vieira da Costa, ao lado do Colégio Vidal Ramos. A esquina ficou eternizada na memória coletiva da cidade como “esquina do Carvalho”, e se tornou um ponto de referência, encontros e paqueras, além de um marco na paisagem urbana.

Com o passar dos anos, não recebeu o tratamento adequado para uma árvore de seu porte, tendo sido concretada a calçada ao redor da base da árvore, além da prática inadequada de pintar seu tronco, e ausência de cuidados para prolongar a saúde e sobrevida do Carvalho.

O Carvalho chegou a ser reconhecido como patrimônio histórico municipal na Lei Orgânica de Lages, e recebeu imunização de corte por lei. Mas todo o seu histórico de negligência chegou ao ápice no ano de 2001 aproximadamente, quando a árvore foi brutalmente (e criminalmente) podada, tendo sido removida completamente a sua copa e sobrando apenas o tronco e poucas ramificações. Foi o golpe fatal. A árvore (ou o que sobrou dela), que já estava doente, nunca se recuperou da poda, e passou o resto de seus anos na mesma condição, apodrecendo. Foi enfim derrubada no início de 2012.

Foi prometido o plantio de uma nova muda no mesmo local, o que nunca aconteceu. Desde então, o tronco da árvore ficou jogado no Horto Municipal, e como forma de “homenagem” (entre muitas aspas), o edifício construído no terreno da esquina foi batizado de “Edifício Esquina do Carvalho”, recebendo até mesmo um pedaço do Carvalho como adorno na entrada do edifício. Homenagem que parece fofa, se não fosse o fato de que a árvore foi morta por negligência.

@lagesantiga

O ANTIGO CARVALHO

Décio Lima vai disputar uma vaga no Senado

O final de semana será de definições cruciais para o PT catarinense. O presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, deve anunciar oficialmente sua saída do cargo no próximo sábado, 4 de abril.

A decisão atende ao calendário de desincompatibilização, que exige o afastamento de funções públicas seis meses antes do pleito. O movimento pavimenta a estrada de Décio rumo a uma cadeira no Senado Federal. Em audiência recente, o presidente Lula reafirmou o desejo de ver uma dobradinha com Gelson Merisio (disputando o governo de Santa Catarina) e Décio (disputando o Senado) como a vitrine do projeto governista no estado.

Vereador propõe a criação da Guarda Municipal

O vereador Jonata Mendes solicitou que a Prefeita Carmen Zanotto realize estudos técnicos para a criação da Guarda Municipal de Lages.

A proposta fundamenta-se no déficit de efetivo da Polícia Militar e na crescente sensação de insegurança, além do aumento de pessoas em situação de rua, o que exige um ordenamento urbano mais presente.

A Guarda atuaria na proteção de bens e serviços municipais, na segurança escolar, na fiscalização do espaço urbano e no apoio a políticas para populações vulneráveis.

O vereador destaca que a criação é juridicamente viável, estando prevista na Lei Orgânica do Município e na Constituição Federal.

26032413571318B527

Gaeco deflagrou a Operação “Bolso Duplo” nesta terça-feira

Na manhã desta terça-feira (31/03), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em apoio à investigação conduzida pela Subprocuradoria-Geral para Assuntos Jurídicos do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), deflagrou a Operação “Bolso Duplo”. A operação tem com o objetivo coletar elementos probatórios relativos à suposta prática dos crimes de associação criminosa, peculato e concussão envolvendo agentes públicos e particulares vinculados à administração municipal ceciliense. 

Na ação, estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão em três municípios catarinenses, expedidos pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina em razão da prerrogativa de foro de um dos investigados, visando à apuração de crimes contra a administração pública relacionados à prática de “rachadinha”. 

A investigação demonstrou que, durante o ano de 2025, após a identificação de um caso de nepotismo, a Promotoria de Justiça da Comarca de Santa Cecília instaurou um Inquérito Civil recomendando a exoneração da servidora nomeada para exercer função pública no município de Santa Cecília, estruturando-se um esquema conhecido popularmente por “rachadinha”, que acontece quando parte dos salários funcionários públicos acaba desviado para agentes políticos responsáveis pela indicação ou nomeação em cargo público. 

Após a exoneração desse parente da autoridade
com foro por prerrogativa de função, foi estabelecido um esquema de “rachadinha”, onde o novo nomeado repassaria parte da sua remuneração a um dos investigados, tudo isso com a anuência do Chefe do Executivo local. 

Os materiais de relevância investigativa apreendidos durante as diligências serão encaminhados à Polícia Científica, que realizará exames e emitirá os laudos periciais. Essas evidências serão analisadas pelo GAECO para dar prosseguimento às diligências investigativas, identificar outros envolvidos e aprofundar a apuração de eventual rede criminosa. 

A sede da Seccional foi transferida simbolicamente para Jaraguá do Sul

Entre os dias 30 de março e 1º de abril, a tesoureira adjunta, Deborah Gumz Lazzaris Pinto, estará à frente da Seccional, representando a advocacia catarinense. A transmissão do cargo ocorreu hoje (30),em ato conduzido pela vice-presidente, Gisele Kravchychyn.

A iniciativa encerra um movimento especial realizado ao longo do Mês da Mulher, no qual a presidência da OAB/SC foi exercida por Gisele Lemos Kravchychyn e Caroline Rasmussen, reconhecendo a força e a liderança feminina na advocacia catarinense.

Reta final de janela e dança das cadeiras em SC

O calendário eleitoral impõe um ritmo frenético aos bastidores políticos de Santa Catarina nesta semana. Com o prazo para o fechamento das nominatas e filiações partidárias encerrando-se no sábado, presidentes de legendas e articuladores entram em regime de “plantão decisório”. O que for definido até lá não apenas desenha o pleito municipal, mas lança as bases para as composições de 2026.

Desincompatibilizações em Massa A semana é marcada por renúncias estratégicas. Prefeitos que buscam a reeleição ou novos cargos deixam suas cadeiras:

  • Terça-feira (31): João Rodrigues (PSD) transmite o cargo em Chapecó.

  • Quinta-feira (02): Adriano Silva (NOVO) oficializa saída em Joinville.

  • Movimentos semelhantes ocorrem em polos como Canoinhas, Mafra, Biguaçu e Navegantes. O prazo de final de semana também vale para deputados e deputadas que pretendem mudar de partido. Há movimentos que podem ocorrer em siglas importantes, como o MDB, Progressistas e União Brasil.