O Recanto lotou na abertura da festa

A abertura oficial, realizada na noite desta sexta-feira (22 de maio), lotou o calçadão da praça João Costa. No palco cultural Aristiliano Ramos, a prefeita Carmen Zanotto, anfitriã da festa, recebeu o governador do Estado Jorginho Mello e demais autoridades, oficializando o início das festividades no Recanto do Pinhão Aracy Paim, no Centro da cidade, e também na Arena Pinhão, no Parque de Exposições Conta Dinheiro, com programação a partir do dia 29 de maio.

A emoção, a tradição e o orgulho serrano marcaram a abertura oficial da festa, que reúne milhares de visitantes para prestigiar a música, a gastronomia típica, os costumes tradicionalistas e a hospitalidade lageana. A cerimônia deu início a uma programação que promete movimentar a economia, valorizar a cultura local e intensificar o turismo na Serra Catarinense. “Hoje é um dia de celebrar a nossa identidade, as nossas tradições e o orgulho de sermos lageanos. A abertura oficial da 36ª Festa Nacional do Pinhão representa muito mais do que o início de uma grande programação cultural; representa o encontro das famílias, o fortalecimento da nossa economia, a valorização dos artistas locais e a preservação das raízes da Serra Catarinense. Lages recebe cada visitante de braços abertos para viver conosco esta festa que é símbolo da nossa história e da hospitalidade do nosso povo”, comenta a prefeita Carmen Zanotto.

Defesa de Jair prepara Habeas Corpus

Internado no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, Jair Júnior tem quadro clínico estável, mas passará por cirurgia para corrigir lesões causadas por fraturas nas pernas, informou seu advogado Guilherme Ramos.

Jair vai contesta a prisão preventiva, alegando falta de fundamentação. O argumento é que o réu cooperou e permaneceu livre durante toda a instrução em primeiro grau.

Seu advogado classifica que a sentença foi desproporcional e por ausência de trânsito em julgado, a defesa prepara um habeas corpus para tentar reverter a prisão nas próximas horas.

Local ::
Saída/ chegada : Sede MTG SC
Av. Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 1700 – Restinga Sêca

☕️Café da manhã : 7h
🥗Almoço : 13h

Ingressos : café, almoço e show
Antecipado: R$ 80,00
No dia : R$ 100,00
Só almoço: R$ 70,00
( Buffet no almoço com churrasco )

Informações 49 9 9123 4163
@programaohdecasa

Jair também foi sentenciado à perda do mandato eletivo

v

Agente político de Lages é condenado a mais de 10 anos de prisão por violência contra mulher

Condenado por lesão corporal, cárcere privado, constrangimento ilegal e perseguição, o réu também foi sentenciado à perda do mandato eletivo. Durante o cumprimento do mandado de prisão, ele fugiu e acabou colidindo com um caminhão na BR-116.

 
Após a expedição do mandado de prisão, o réu tentou fugir de carro e acabou colidindo com um caminhão na BR-116. Ele foi socorrido e encaminhado ao hospital. Para cumprir a ordem judicial, a 2ª Vara Criminal de Lages requereu o apoio do GAECO em razão das especificidades do caso e da expertise do grupo em diligências envolvendo agentes políticos.
 
A denúncia foi apresentada pelo MPSC em abril de 2025, após investigação sobre episódios de violência doméstica envolvendo a ex-companheira do condenado. 
 
A sentença condenatória foi proferida nesta quinta-feira (21/5). O processo tramita sob sigilo.

Fonte:
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

“A população merece transparência”, diz o vereador Jonata

O vereador Jonata Mendes foi às redes sociais para se posicionar no caso que envolve o vice-prefeito de Lages, classificando o episódio como “grave” e rejeitando qualquer tentativa de normalização. Embora defenda que o momento não é de sensacionalismo ou condenação antecipada, o parlamentar cobrou uma postura firme das instituições, afirmando que “não cabe silêncio ou apenas uma nota”.

Como ação prática, Mendes anunciou que vai protocolar pedidos oficiais de informação direcionados à Prefeitura, à Presidência da Câmara e à Procuradoria Jurídica do Legislativo. O objetivo é esclarecer os fatos e avaliar medidas legais. “A população merece transparência. Se o caso realmente envolver a administração pública, temos o dever de dar explicações à sociedade“, pontuou o vereador, cobrando responsabilidade institucional.

O Gaeco estava apenas ajudando na execução do mandado de prisão de Jair

Obtive a informação de que o Gaeco foi convocado apenas para ajudar na detenção do vice-prefeito, Jair Júnior, ontem, depois de sair a sentença do crime de violência doméstica da qual estaria sendo acusado. Isso não é comum, mas não há nada que impeça que ocorra. A sentença foi proferida ontem e Jair recebeu uma pena que, somando, chega a 11 anos de detenção . Como esta sentença, a prisão é imediata e cumpre em regime fechado. Segundo o Código penal somente para as penas até 8 anos poderia cumprir em regime semi-aberto.  

Sendo assim, depois de Jair deixar o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres onde está internado deverá ser detido, embora possa usufruir de espaço privilegiado por ser advogado.

 

Sobre as denúncias pelas quais Jair foi sentenciado:

Agente político de Lages é denunciado pelo Ministério Público por crimes contra a ex-namorada e se torna réu em ação penal

A denúncia da 10ª Promotoria de Justiça da Comarca de Lages cita os crimes de lesão corporal (duas vezes), cárcere privado, perseguição e invasão a dispositivo de informática. O objetivo é que o agente político seja condenado pelas práticas.

Na noite de 22 de março deste ano, a população de Lages foi surpreendida com a notícia de que um agente político do Município havia sido preso em flagrante por, supostamente, agredir a ex-namorada e mantê-la em cárcere privado durante pelo menos 12 horas. O episódio repercutiu rapidamente em todo o estado, por envolver violência contra mulher.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) pediu a prisão preventiva durante a audiência de custódia, mas o agente político pagou uma fiança e foi liberado. A sequência das apurações trouxe à tona novos fatos, e agora ele foi denunciado pela 10ª Promotoria de Justiça da comarca e se tornou réu em uma ação penal por duas lesões corporais, cárcere privado, perseguição e invasão a dispositivo de informática.

Todos esses crimes estão previstos no Código Penal brasileiro, e o objetivo do MPSC é que o agente político seja condenado por eles. Segundo a denúncia, o agora réu já havia agredido a moça pelo menos uma vez, no primeiro dia do ano, logo após tomar posse para o cargo público. Na época, os dois ainda namoravam, e o agente político teria apertado os braços e o rosto da vítima por ela não querer postar uma foto com ele nas redes sociais.

Ainda de acordo com a denúncia, na noite anterior à prisão, o réu teria convencido a ex-namorada a entrar no carro para tentar reatar o relacionamento. Porém, ao perceber que não atingiria o objetivo, ele teria dado a partida no veículo e levado a vítima à força até sua casa, chaveado todas as portas e janelas para que ela não pudesse deixar o local, e ligado o ar-condicionado para que possíveis pedidos de socorro não fossem ouvidos pelos vizinhos.

Então, o agente político teria se trancado no banheiro e tentado, sem sucesso, acessar o celular da ex-namorada. Na sequência, ele teria saído do cômodo e pedido a senha do aparelho para apagar mensagens comprometedoras, mas não teria sido atendido, então, teria desferido tapas no rosto da vítima e a sufocado com um travesseiro.

A moça só foi liberada do cárcere depois de dizer que amava o agressor e que não o denunciaria. Porém, mais tarde, ela foi convencida pela irmã a ir até a delegacia registrar um boletim de ocorrência e teria sido seguida pelo agente político enquanto se dirigia ao local. A prisão em flagrante foi feita na rua pela guarnição de plantão e, posteriormente, expediu-se uma medida protetiva para impedir qualquer aproximação.

A denúncia ainda cita vários episódios anteriores em que o agente político teria perseguido a vítima, frequentando os mesmos lugares que ela, enviando mensagens ameaçadoras, acompanhando sua rotina por meio do perfil do Instagram de uma repartição pública, fazendo ligações de números desconhecidos e estacionando o carro próximo à residência dela para coagi-la. O caso segue tendo grande repercussão na cidade.

Abre hoje a 36ª Festa Nacional do Pinhão 

A abertura da 36ª Festa Nacional do Pinhão ocorre nesta sexta-feira (22), no Recanto do Pinhão Aracy Paim, localizado na Praça João Costa. Com três espaços diferentes na cidade, a edição deste ano pretende misturar tradição e inovação, trazendo uma experiência imersiva para o público.

O evento inicial terá início às 19h, com a presença da prefeita Carmen Zanotto e o Governador Jorginho Mello. Em seguida, o show de Renato Borghetti e Fábrica de Gaiteiros irá animar a noite do primeiro dos 17 dias de festa.

Onze prefeitos serranos estiveram em Brasília

 27ª edição da Marcha em Defesa dos Municípios, que se encerrou nesta quinta-feira (21) em Brasília, consolidou o evento como o maior fórum municipalista da América Latina. Liderado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a marcha reforçou a premissa de que a gestão local dita o ritmo do desenvolvimento nacional. O movimento serve como uma arena de pressão política para debater o pacto federativo, a autonomia dos prefeitos e a distribuição de verbas federais. Dos 18 prefeitos da Serra, onze deles estiveram nesse evento, incluindo Carmen Zanotto

A essência do movimento municipalista baseia-se na ideia de que os prefeitos e vereadores enfrentam os problemas reais da população, desde a falta de médicos nos postos de saúde aos buracos nas estradas, sem ter, muitas vezes, a fatia justa do bolo tributário nacional.

Granja de Capão Alto começará a produzir em julho do ano que vem

O novo empreendimento industrial de Capão Alto para instalação de uma granja de ovos férteis  será de R$ 75 milhões. Quem está investindo é o Grupo Rossi em uma parceria comercial da Seara Alimentos Ltda e da JBS. Foi a JBS que incentivou o grupo Rossi a construir esta granja em Capão Alto e deverá ser o principal comprador e distribuidor dos ovos produzidos. A família Rossi é de Abelardo Luz, mas já têm granja em Goiás e Mato Grosso. A decisão de investir em SC foi por questão sanitária e a qualidade do clima.

Waldir Rossi e o filho Bruno estiveram nesta quinta-feira em Capão Alto fazendo o lançamento do projeto. O nome da Granja de 7 de Setembro foi uma homenagem do filho Bruno ao pai que aniversaria nesta data. O evento contou com a presença de muita gente, incluindo ex-prefeitos e lideranças da região. A prefeita Sadiane Melo Coelho Lopes estava extremamente feliz porque a implantação deste projeto significará um grande avanço econômico para o município.

Segundo os proprietários, eles ainda estão aguardando as licenças ambientais para começar a construção. O início das obras está previsto para novembro e em julho do ano que vem o aviário já entrará em operação.

Ao todo serão 24 galpões com cerca de 22 mil metros quadrados de área construída e capacidade de alojar aproximadamente 14 mil matrizes — chegando a 230 mil matrizes em todos os galpões com produção anual estimada em 48 milhões de ovos férteis.

Ainda se desconhece a razão do Gaeco estar no encalço de Jair

Consultando alguns advogados sobre o caso envolvendo Jair e os desdobramentos da última quinta-feira, obtevive alguns esclarecimentos importantes. O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) não cumpre mandados de prisão decorrentes de sentenças transitadas em julgado — mesmo que o envolvido seja uma figura pública. O foco do GAECO é a investigação de crime organizado e improbidade administrativa, contando ainda com o apoio da GEAC (Grupo Especial de Anticorrupção), que apura crimes de corrupção.

Vale lembrar que Jair respondeu em liberdade ao processo no qual é acusado de violência doméstica e cárcere privado. Portanto, a forte suspeita é de que ele esteja envolvido em uma nova investigação conduzida pelo órgão. Nos bastidores, corre o boato de que a prisão estaria relacionada a uma operação já em andamento — que inclusive já desdobrou em três ações do Gaeco, chamada “Carne Fraca” —, mas nada foi oficialmente confirmado. O cenário ainda é bastante nebuloso. A única certeza, até o momento, é que ele tentava fugir do cerco da equipe do Gaeco. Jair ainda está hospitalizado, em estado estável. Passou por uma cirurgia na noite de quinta-feira e até esta manhã ainda estava na UTI para acompanhamento.

BOLETIM MÉDICO - JAIR DA COSTA TEIXEIRA JUNIOR