A rede estadual de educação na Serra tem experimentado uma redução significativa no número de matrículas em todas as escolas. Teve de fechar turmas e juntas outras com poucos alunos que sobraram para poder adequar o sistema. Além de fechar alguns cursos que não estavam tendo demandas, como no caso do Cedup Renato Ramos da Silva.
Com lembrou o coordenador Regional de Educação, Armando Duarte, o Colégio Industrial chegou a ter 2.000 alunos e hoje tem a metade disso, apenas mil. O Cedup Renato Ramos da Silva contava com 1,450 alunos há 10 anos e agora tem mil. O Vidal Ramos Júnior também tinha 2 mil alunos e tem agora 1.200.
Então, foi preciso fechar turmas e os professores efetivos distribuídos. Como eles permanecem, foram reduzidas as vagas para os contratados. O professor que é efetivo quando a escola não oferece a vaga, pode complementar em outra unidade. “Agora com o concurso público que será realizado a nível de estado, nossa Coordenadoria tem poucas vagas para ofertar”, observou Armando.
Mas, este não é um fenômeno verificado apenas em Lages. E o coordenador expôs a Análise de Matrículas no Ensino Médio e Transformações Demográficas:
“A redução no número de filhos por mulher no Brasil entre 2014 e 2024, de 1,74 para 1,6, reflete mudanças significativas, como maior acesso à educação, inserção feminina no mercado de trabalho, urbanização e maior uso de contraceptivos. Essas transformações têm levado ao envelhecimento da população, alterando as dinâmicas sociais e econômicas do país, e interferindo diretamente no número de alunos matriculados nas escolas.
Com menos crianças nascendo, a demanda por vagas escolares tende a diminuir, impactando o planejamento educacional, a alocação de recursos e a oferta de vagas nas instituições de ensino. Em regiões com baixo IDH, essa situação pode ser ainda mais crítica, pois a menor quantidade de crianças em idade escolar, somada a fatores como pobreza e falta de infraestrutura, pode exacerbar a evasão escolar.
Para enfrentar esses desafios, a rede estadual tem implementado laboratórios de tecnologia, espaços maker, ciências da natureza, ciências humanas e matemática. Além disso, a oferta de uma alimentação de qualidade nas escolas também é uma estratégia fundamental para promover a permanência dos alunos, especialmente nas áreas mais vulneráveis. Essas iniciativas visam não apenas melhorar a qualidade do ensino, mas também reduzir a evasão escolar e garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação inclusiva e de qualidade, mesmo em contextos de maior vulnerabilidade.
A rede estadual também conta com 4 escolas em tempo integral, oferta de cursos técnicos nos CEDUPS e EEBS, programas como a Bolsa Estudante, Programa Pé de Meia do Governo Federal e a Busca Ativa, todos voltados para a melhoria da educação e para assegurar que os estudantes permaneçam nas escolas e tenham acesso a oportunidades educacionais de qualidade.”