PM captura último assaltante de banco de Rio do Oeste

A Polícia Militar de Santa Catarina deu por encerrada a caçada humana contra a quadrilha que sitiou uma instituição financeira em Rio do Oeste na última terça-feira (9). Na noite desta quarta-feira (10), o último integrante do bando que ainda desafiava as forças de segurança foi localizado e preso. O desfecho da ocorrência, que começou no Alto Vale, mobilizou um impressionante aparato técnico e operacional e se estendeu até a Grande Florianópolis.

O roteiro de fuga do criminoso foi marcado pelo desespero e pela violência psicológica. Ao cruzar a região serrana, o homem invadiu a comunidade de Rio Bonito, no município de Alfredo Wagner, e fez um morador de refém. Mantendo a vítima em cárcere privado sob ameaça constante, o assaltante confiscou o celular do cidadão e passou a fazer contatos externos exigindo quantias em dinheiro para financiar sua retirada da região.

A quebra do sigilo do cativeiro gerou uma resposta imediata e integrada do comando da PM. Um forte cerco foi montado conectando os batalhões da Serra Catarinense e do Vale do Itajaí. A ofensiva ganhou o reforço de tropas de elite do BOPE, monitoramento estratégico do helicóptero Águia 02 e barreiras fixas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas principais rodovias de escoamento.

O criminoso foi finalmente cercado e abordado no município de Santo Amaro da Imperatriz. Diante do volume de policiais, o suspeito não esboçou resistência, confessou a autoria do roubo ao banco e admitiu o sequestro do morador em Alfredo Wagner. O assaltante foi conduzido sob forte escolta para a Delegacia de Polícia Civil, consolidando uma resposta rápida das forças de segurança catarinenses contra o chamado “novo cangaço”.

Colombo enfatiza a importância da representatividade política para a defesa dos interesses da Serra

A diretoria da Associação Empresarial de Lages (ACIL) recebeu, na noite de segunda-feira (8), o ex-governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, que apresentou um balanço das principais realizações de suas gestões, destacando investimentos em saúde, educação, infraestrutura, energia e desenvolvimento econômico. 

Colombo enfatizou aos empresários a importância da representatividade política para a defesa dos interesses da Serra Catarinense. Ressaltou que a capacidade de articulação junto ao Governo Federal e ao Congresso Nacional é fundamental para viabilizar recursos, emendas parlamentares e projetos estruturantes capazes de impulsionar o desenvolvimento da Serra Catarinense.

Ao final da reunião, empresários e lideranças presentes reforçaram a importância da cooperação entre entidades, setor produtivo e comunidade para a construção de uma agenda estratégica de longo prazo para a região. 

Lei Orelha endurece punições para maus-tratos contra animais

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou nesta quarta-feira, dia 10, o Projeto de Lei 0010/2026, de autoria do deputado estadual Mário Motta (PSD), que amplia as penalidades administrativas para casos de maus-tratos contra animais praticados por menores de idade. A proposta ficou conhecida como “Lei Orelha”, em referência ao cão comunitário Orelha, morto em Florianópolis no início deste ano em um caso que gerou grande comoção social.

Apresentado em janeiro, poucos dias após o episódio, o projeto altera dispositivos do Código Estadual de Proteção aos Animais e agora segue para sanção do governador do Estado. Entre as principais mudanças previstas está a responsabilização de pais, tutores ou responsáveis legais quando os maus-tratos forem praticados por menores de idade ou pessoas incapazes. O texto também aumenta significativamente as multas aplicadas aos infratores: a penalidade será dobrada nos casos em que a agressão resultar em lesão grave ao animal e triplicada quando houver morte.

Onde será instalada esta fábrica de nanotecnologia aplicada à nutrição de rebanhos? Isso o governo não disse

Governador Jorginho Mello oficializa instalação de empresa indiana em SC

O governador Jorginho Mello abriu as portas da Casa d’Agronômica nesta quarta-feira (10) para chancelar um importante avanço na atração de capital estrangeiro para o agronegócio catarinense. Em ato que marcou a primeira visita oficial do embaixador da Índia, Dinesh Bhatia, ao estado, o governo assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a empresa indiana Orgonew Pvt. Ltd., oficializando a instalação de uma fábrica de nanotecnologia aplicada à nutrição de rebanhos.

O projeto prevê um aporte financeiro de R$ 35 milhões em um cronograma de execução estimado entre 12 e 24 meses. A nova planta industrial deve gerar cerca de 100 postos de trabalho diretos na primeira fase. Inicialmente, a produção de aditivos nanotecnológicos atenderá a demanda interna do mercado brasileiro, mas o plano de negócios de longo prazo dos indianos já projeta a expansão e exportação das soluções para toda a América Latina.

A escolha de Santa Catarina como o hub da empresa no continente ocorreu estrategicamente por conta do status do estado como referência mundial e gigante na produção de proteína animal (aves e suínos). Durante a assinatura do termo, que contou com a presença da vice-governadora Marilisa Boehm, Jorginho Mello destacou que o diferencial catarinense para vencer a disputa por esse investimento foi a segurança jurídica e a estabilidade econômica ofertada aos investidores, agregando tecnologia para baratear e dar eficiência à engrenagem do agro no Sul.

Marcius solicita duplicação e faixas adicionais na SC-114

O deputado estadual Marcius Machado (PL), apresentou uma indicação ao Governo do Estado solicitando a duplicação e a implantação de faixas adicionais na Rodovia SC-114, no trecho que liga os municípios de Lages e São Joaquim. A proposta também foi encaminhada à Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade.

A SC-114 é uma das principais vias de ligação da Serra Catarinense, sendo fundamental para o escoamento da produção agrícola, o transporte de cargas e a mobilidade da população regional. Segundo o parlamentar, o aumento do fluxo de caminhões e veículos pesados tem ultrapassado a capacidade da rodovia, resultando em congestionamentos, dificuldades para ultrapassagens e um número preocupante de acidentes.

“Estamos falando de uma estrada estratégica para o desenvolvimento da Serra Catarinense. Motoristas, trabalhadores e transportadores convivem diariamente com riscos que poderiam ser reduzidos com investimentos em infraestrutura e segurança viária”, destacou Marcius Machado.

A proposta prevê a ampliação da capacidade da rodovia por meio da duplicação e da implantação de terceiras faixas nos pontos mais críticos. As medidas têm como objetivo aumentar a segurança dos usuários, reduzir o risco de colisões frontais e garantir melhores condições de trafegabilidade.

Seminário da Alesc discute diagnóstico precoce e direitos de crianças autistas

São Joaquim foi palco, nesta quarta-feira (10), do II Seminário Transtornos do Desenvolvimento: diagnóstico precoce, intervenção multidisciplinar e direitos para uma vida inclusiva. O encontro aconteceu no Parque Nacional da Maçã e reuniu profissionais da educação, da saúde e famílias em torno de um único objetivo: garantir que crianças e adolescentes com deficiência tenham caminhos reais para aprender e conviver.

O evento foi iniciativa do deputado estadual Lucas Neves (Republicanos), com organização da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Escola do Legislativo “Deputado Lício Mauro da Silveira”, ambas da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

“Em 50 dias reunimos 10 mil pessoas nos seminários de Lages, Joaçaba, Ibirama e São Joaquim. Muito mais do que números, isso mostra o tamanho do nosso movimento, que amplia a pauta e a construção de políticas públicas de inclusão, porque não vamos acabar com o preconceito a curto prazo”, afirmou Lucas Neves.

Juiz autoriza pai a reduzir jornada para cuidar de filhos incapazes

Um servidor público municipal que cuida sozinho de dois filhos com deficiência conquistou na Justiça o direito de reduzir a jornada de trabalho em Lages. A decisão da Vara da Fazenda da comarca local assegura a diminuição de 50% da carga horária, sem corte de salário, ao reconhecer a necessidade de acompanhamento contínuo das crianças.

O pedido havia sido negado pelo município na esfera administrativa. A justificativa foi de que a legislação local prevê esse tipo de benefício apenas para servidoras mães ou adotantes, sem menção aos pais. A negativa levou o servidor a buscar a Justiça para garantir o direito de acompanhar os filhos, ambos com limitações que exigem cuidados constantes.

No processo, ficou demonstrado que o autor é viúvo e responsável direto pelos dois filhos, diagnosticados com doenças incapacitantes. Laudos médicos indicaram a necessidade de supervisão contínua e de presença familiar, o que inviabiliza uma jornada integral de trabalho sem prejuízo ao cuidado dos menores.

O juiz responsável pelo caso entendeu que a interpretação restritiva da lei municipal não pode prevalecer. Para ele, limitar o benefício apenas às mães cria tratamento desigual entre homens e mulheres em situação equivalente, o que contraria princípios constitucionais, como a igualdade de direitos, a dignidade da pessoa humana e a proteção integral da criança e da pessoa com deficiência.

A decisão também destaca que o direito não diz respeito apenas à situação funcional do servidor, mas principalmente às necessidades dos filhos. Segundo o entendimento adotado, o foco deve estar na garantia de cuidados adequados às crianças com deficiência, independentemente de quem exerça a responsabilidade parental.

Com base nesse entendimento, o juízo considerou ilegítimo o indeferimento administrativo e determinou a concessão do benefício. A decisão assegura ao servidor a redução de 50% da jornada de trabalho, sem diminuição da remuneração e sem exigência de compensação de horas.

Pesquisa eleitoral de SC registra cidades do Maranhão

Uma pesquisa eleitoral do Instituto Veritá que colocou o governador Jorginho Mello (PL) com 68,8% das intenções de voto para a eleição de 2026 em Santa Catarina entrou no centro de uma polêmica após uma revelação da Folha de S.Paulo.
Segundo a reportagem, o documento registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para detalhar os municípios pesquisados incluiu 11 cidades do Maranhão, entre elas São Luís, Imperatriz, Barreirinhas, Pinheiro, Santa Inês, Chapadinha e Barra do Corda. O levantamento, no entanto, foi apresentado como uma pesquisa voltada ao eleitorado catarinense.
A pesquisa mostrou Jorginho Mello na liderança com 68,8%, seguido por João Rodrigues (PSD), com 15,5%, e Gelson Merisio (PSB), com 10,4%. 
De acordo com a Folha de S.Paulo, o documento que continha os municípios maranhenses foi publicado no sistema do TSE em 2 de junho. Já outro registro, divulgado posteriormente, apresentava apenas cidades de Santa Catarina.

@radarnorteSC

 

Prefeitura contratou grande equipe de marketing para a Festa do Pinhão

Fomos assunto em todo o estado. Entre os 10 temas mais comentados, 4 eram sobre a Festa Nacional do Pinhão. 
Esse resultado é fruto de uma equipe comprometida em entregar muito mais do que fotos e vídeos. Nosso objetivo sempre foi produzir conteúdo com propósito, que gerasse conexão, engajamento e resultados, valorizando a identidade da nossa Serra e a grandeza da nossa Festa.

Diogo  Schimitz

Executivo de Comunicação da prefeitura de Lages

 

Destaca-se a grande equipe de marketing contratada pela prefeitura de Lage para trabalhar na divulgação do evento. Cerca de 15 pessoas contratadas, sendo que a própria prefeitura já tem cerca de 20 profissionais trabalhando na área da comunicação. Deve ter gastado uma nota preta na contratação dessa equipe.

Pois ainda teve um grande grupo de influencers também contratado para o mesmo fim.

 

e