Duplicação da BR 116 só deve iniciar lá por 2018 ou 2019

Arteris3.jpg

O superintendente da Autopista Planalto Sul, Antônio César Ribas Sass, disse hoje, que foram estudados 380 quilômetros de BR 116 a serem duplicados, mas apenas 270 quilômetros têm condições de receberem essas obras.

Mas, “como o objetivo maior é melhorar a mobilidade e conter os acidentes”, foram definidos 98 quilômetros como prioritários para receberem as obras pois ficam nas áreas urbanas dos municípios por onde passa a BR 116. Contudo, ainda não conta sequer com o projeto executivo. A Arteris está aguardando autorização da ANTT para iniciar o projeto. Depois disso ainda necessitará da licença ambiental e depois as desapropriações. Para começar, de fato as obras de duplicação só lá por 2018 a 2019.

Arteris2.jpg

Prefeito de Correia Pinto, Vânio Forster esteve na coletiva da Arteris

 

Há ainda a questão dos recursos, pois para duplicar esses 98 quilômetros serão necessários R$ 1,8 bilhão.

Inicialmente se pensava em tentar obter o aporte do governo federal mas isso hoje está descartado. Restaria então a renegociação das tarifas de pedágio e a extensão do contrato de concessão (atualmente é de 17 anos).

 

Seguramente a duplicação é importante para a redução do número de acidentes e também de óbitos na rodovia.

Arteris4.jpg

Mas enquanto isso não for efetuado, a concessionária está empenhada na tarefa de reduzir em 50% o número de acidentes até 2020. Para isso criou um Grupo Estratégico para Redução de Acidentes que está desenvolvendo uma série de ações para atingir a meta.

 

Em 2014, a concessionária fechou o ano com 92 acidentes com vítimas fatais. Ano passado foram 57 óbitos e este ano, a previsão é não ultrapassar 53 vítimas fatais.

 

De que forma?  Fazendo correções na rodovia, implantando de passarela, delineadores em curvas, redutores de velocidade, fechamento de acessos irregulares/retorno, são medidas frequentes adotadas pela concessionária.

 

Uma das estratégias são as passagens em nível nos cruzamentos. Já foi comprovado que onde se eliminou os trevos, com as construções das passagens em desníveis – pontes, elevados ou túneis-  ouve uma redução de 100% dos acidentes.

 

Outra das preocupações são os acessos irregulares. Somente no trecho entra Curitiba até a divisa com o RS, existem 1.800 saídas irregulares.

Bruno levou quatro medalhas de ouro nos joguinhos abertos

unnamed_5.jpg

O atleta Bruno Leite, da Asena/Caça e Tiro/FME, de 18 anos, ganhou quatro medalhas de ouro e uma de prata nos 29ª Joguinhos Abertos de Santa Catarina.

O nadador ganhou ouro nos 100 metros livre; nos 50 metros costas e nos 200 metros medley, sendo que nesta prova também foi recordista. A medalha de prata ele ganhou nos 200 metros livre, tendo sido também recordista nesta prova.

A cidade de Caçador (SC) sediou os 29ª Joguinhos Abertos de SC, no período de 8 a 15 de setembro, porém as provas de natação, nas quais Bruno Leite ganhou as quatro medalhas foram disputadas nas piscinas do Clube 12, em Florianópolis.

Velório e enterro em Otacílio Costa

O corpo de João Pedro Velho (Tibúrcio) ex-vice prefeito de Otacílio Costa, está sendo velado na capela mortuário do município.

O enterro está previsto para as 16 horas, no cemitério local. Antes disso, às 15 horas haverá um culto no próprio local do velório.

Tibúrcio era muito conhecido na cidade, onde deixou inúmeros amigos, faleceu de um câncer, após ser submetido a uma cirurgia no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres. 

Campanha está dando trabalho à Justiça Eleitoral

 

Na sexta-feira, a justiça eleitoral determinou que fossem retiradas das redes sociais toda e qualquer referência caluniosa com relação ao candidato Marcius Machado. Elas foram postadas depois do programa com os vice-candidatos em que Juliano Polese fez uma provocação a sua companheira de chapa, Andreia Strasser.

 

Marcius também entrou com representação contra o vereador Marião que fez denúncia de que ele teria contratado funcionário fantasma e ainda compartilhou seu pronunciamento na internet

Silvano ainda continua em prisão domiciliar

SilvanoAntunes.jpg

 

Passados quatro meses desde a prisão domiciliar do vice-prefeito de Otacílio Costa, Silvano Antunes Cardoso, do presidente da Câmara de Vereadores Lindomar Alves de Souza e o dono da empresa Infinity que realizou o concurso no legislativo, Altair Luiz Roling a situação permanece inalterada, a não ser pelo fato de que recentemente o Gaeco fez novas diligências em busca de documentos.

Segundo advogado de Silvano, Luiz Carlos Ribeiro, há um Habeas Corpus no Superior Tribunal Federal, mas ainda não tem data para julgamento.

Vice candidato em Bom Jardim ainda não está registrado

 

Até ontem(18), ainda não havia registro na Justiça Eleitoral, do vice candidato a prefeito na chapa de Sérgio R. de Oliveira que assumiu a candidatura no lugar do atual prefeito de Bom Jardim da Serra, Edelvânio Topanoti (PSDB). 

Sérgio compunha a chapa pelo PTB, Na coligação “Bom Jardim para todos”, quando ocorreu a impugnação de Topanoti. 

Colombo e Lages foram citados no programa A Praça é Nossa

raimundo.jpg

E o governador escreveu sobre isso em sua página no Facebook:

"Em meio a tantas situações complicadas para resolver nos últimos dias, fui surpreendido por um momento bem humorado, que compartilho com vocês. Fui citado pelo personagem Paulinho Gogó (Oficial) do programa A Praça É Nossa, um clássico que até hoje arranca risadas no SBT. O Paulinho esteve em #Lages em junho, justamente quando estava muito frio, no nosso rigoroso inverno da Serra. Fica também como lembrança da estação que termina neste dia 22.

Paulinho, além dos edredons, do fogão à lenha que esquenta nossas casas, temos também o calor humano deste povo serrano trabalhador e espirituoso como você. Obrigado por levar o nome da nossa Lages para todo o Brasil. Você e Carlos Alberto de Nóbrega são bem-vindos!"

 

https://www.facebook.com/raimundocolombo/?fref=ts

Marcius continua sua peregrinação em busca de votos, sem comício e nem carreata

Cal__ad__o.jpg

Como acontece durante toda a campanha à Prefeitura de Lages, Marcius Machado e Andréia Strasser cumpriram uma maratona de trabalho neste fim de semana. Caminhadas, visitas a apoiadores, entrevistas e pedidos de votos de porta em porta e em semáforos.

FalaMarcius2.jpg

Os candidatos passaram pelos bairros Bela Vista, São Pedro, Gralha Azul, Petrópolis e Beatriz. Também mantiveram o corpo a corpo próximo ao terminal urbano e no calçadão, no Centro.

falaMarcius.jpg

 

Entrevista será exibida na quinta

A agenda foi complementada pela gravação de entrevistas para a Rádio Band FM. A do candidato a prefeito Marcius Machado vai ao ar na quinta-feira, dia 22, a partir das 18 horas. A da candidata à vice, Andréia Strasser, será transmitida no dia 27 de setembro, também a partir das 18 horas.

Professora contesta informação sobre o contato do governador com os manifestantes da Udesc

Disse ela que:

Ydesc.jpg

"A verdade não é essa publicada pela jornalista… Vamos esclarecer o ocorrido, aliás o governador NÃO recebe professor, essa prática de "dar de dedo" também já é nossa velha conhecida… O costume dele é mandar policiais "receberem" professores…
"Eu estava lá. A gente chegou lá e disse o que queria dizer e entregou um documento. O governador ficou irritado e disse que ali não era lugar pra manifestação. Como a gente já tinha falado com ele, porque só assim pro beleza falar com professor, a gente saiu. Respeito ao lugar pois é um hospital infantil, ao contrário dele que usa o hospital pra espetáculo na mídia, com todo aquele circo armado de políticos e "personalidades" pra se promover. Aparelhar hospital é obrigação do poder público e não motivo pra propaganda eleitoral…"

Debora Gebert