Onde estão os vereadores da situação?

 

Onde estão os vereadores da situação que, pelo isto, nem vão mais para a Câmara. O único é o Vone que, acaba presidindo a sessão, visto que Thiago nunca permanece lá.

Sinceramente não sei porque o Thiago Oliveira fez questão de assumir a presidência do legislativo, se nunca presidiu uma sessão do começo ao fim.

Os vereadores da oposição estão deitando e rolando durante as sessões, as vezes dizendo coisas um tanto absurdas e não há ninguém para contestar.

Acho que os eleitores devem marcar quem, perdendo as eleições, simplesmente sai de cena sem cumprir seu compromisso até o final. Isso porque, na próxima eleição lá estarão eles novamente querendo concorrer.

Morre o gerente de Administração da ADR de São Joaquim

unnamed_29.jpg

Com pesar a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) São Joaquim comunica e lamenta o falecimento do gerente de Administração, Finanças e Contabilidade, Luiz Gonzaga Costa, conhecido como “Zaga”, ocorrido na tarde desta segunda-feira, 10 de outubro.

O ex-vereador, foi vítima do câncer e faleceu às 15 horas.

Ele tinha 69 anos. Seu corpo está sendo velado na Capela Anjo da Guarda e será enterrado nesta terça-feira (11), no cemitério local (Anjo da Guarda)

 

Amaral está reorganizando o PSDB de Lages

Tucanos.jpg

Tucanos estiveram reunidos hoje tentando engrossar o time e por a carroça para andar.

É bom, precisanos de partidos fortes.

Alguns velhos tucanos estão voltando e outros entrando, agora sob a batuta de Roberto Amaral.

E, ao que parece o vereador eleito Bruno Hartmann está pegando junto.

Pelo visto Amaral pegou gosto pela política e pode estar de volta na próxima, para a sucessão de Ceron.

Até já se inscreveu num curso de oratório em Curitiba.

Indaguei a ele a respeito da expulsão dos dissidentes. Foi taxativo:

"É problema da Comissão de Ética da Executiva Estadual, pois foi quem decidiu pela destituição da Comissão Provisória".

Onze mil pessoas se inscreveram no concurso público realizado domingo

 

O concurso público da prefeitura, realizado no domingo, contou com mais de 11 mil inscritos.

A média de inscritos foi de 15 por vaga. Mas, em alguns casos chegou a 250 por vaga: no caso da disputa das três vagas na Procuradoria do Município. Teve advogados inscritos que vieram até de São Paulo.

Uma vez feito o concurso para a contratação de 733 servidores a prefeitura cumpre uma determinação legal. Agora caberá ao próximo prefeito chamar os concursados na medida em que as vagas forem sendo liberadas. É que hoje, as vagas estão ocupadas por contratados. Uma vez que esses vão saindo, entram os efetivos.

Proprietários da Coxilha Rica cobram investimento em infraestrutura para desenvolver o turismo

O Projeto Coxilha Rica, cujo objetivo central é o desenvolvimento sustentável da atividade turística, foi apresentado à comunidade, na sexta-feira (7), na localidade de São Jorge. Coxilha2.jpg

Foi feita a apresentação das ações já realizadas dentro do projeto e o que será feito daqui para a frente.

 

Coxilha__2_.jpg

O secretário de Turismo, Flávio Agustini (Flavinho), e a diretora desta pasta administrativa, Ana Vieira, fizeram a apresentação de todo o trabalho.

"Com certeza se trata de projeto que irá alavancar, de uma vez por todas, o desenvolvimento sócio-econômico da Coxilha Rica, através do planejamento turístico. A região terá em breve um trecho de mais de 50 quilômetros de asfalto e isso irá impactar uma vasta área, precisando desta forma de planejamento da atividade turística e de preservação do patrimônio histórico-cultural-ambiental”, reitera o secretário.

Nazareno.jpg

“Aqui logo teremos uma estrada asfaltada e isso trará desenvolvimento, mas efetivamente vai atrair muita gente. Esta área da Coxilha Rica será a mais nova fronteira a ser visitada, primeiramente pelos próprios lageanos, aos finais de semana”, observa o procurador da República, Nazareno Wolff.

 

geraldo.jpg

Já o fazendeiro Geraldo Vieira, proprietário de vasta área de terras, disse que não é contra o projeto de preservação do patrimônio histórico-cultural e tampouco do projeto que busca se desenvolver na Coxilha Rica, porém defende que haja concomitantemente investimentos e um maior planejamento nas áreas de infraestrutura rodoviária, de saúde e educação, basicamente.

“Precisamos de estradas em condições de trafegabilidade, de boas escolas e de postos de saúde com médicos, assim como do Turismo para agregar valor às atividades econômicas da região, e assim segurar o homem no campo”, disse Vieira.

 

Coxilha3.jpg

Já o promotor Renee Braga explicou que a proteção do meio ambiente só se justifica pelo fator humano, para proteger as pessoas e com a opinião das pessoas.

Fotos: Toninho Vieira

Pai de um bebê que faleceu no Seara do Bem quer saber a causa de sua morte

unnamed_26.jpg

Agora pela manhã desta segunda-feira, ocorreu uma manifestação em frente ao Hospital Infantil.

O repórter da Clube, Evandro Gioppo esteve lá e entrevistou o pai de um bebê de um ano e 4 meses que faleceu naquela unidade depois de 48 após o internamento.

Ele conta que a pequena Háfine foi levada ao hospital porque apresentou algumas machas na barriga. Foi medicada e voltou para casa. Mas apresentou um quadro febril e os pais retornaram ao hospital.

Como o problema foi diagnosticado como sarampo, foi internada. “Mas ela estava brincando,” conta o pai Jeferson. Como não havia leito vago na área do SUS, foi colocado em um quarto particular, recebendo soro, com a promessa de que iriam fazer os exames necessários. Quando foi desocupado um leito pelo SUS ela foi para uma unidade e as demais crianças internadas e se suspendeu os exames porque disseram que ela estava com laringite.

Conta Jeferson que, a partir daí ela começou a definhar e, na quinta-feira, já estava muito mal e foi levada para a UTI. Informaram que ela estava com pneumonia. Trinta minutos depois a bebê faleceu.

“Eu quero que me expliquem o que aconteceu: entreguei uma criança que estava bem, brincando e recebi minha filha morta e irreconhecível, com o rosto e a boca cheia de ferida”, contou o pai.

Ele apenas quer entender o que houve. E, realmente tem direito a essa informação. Como pode ter quatro diferentes diagnósticos e, nenhum deles justificam sua perda, especialmente estando dentro de uma unidade hospitalar.

Administração pública exige um novo modelo de gestão

 

Ainda bem que os eleitores acordaram e começam a renovar os administradores. Mas ainda está no começo. Nesta eleição ainda vimos alguns políticos jurássicos eleitos, especialmente nos pequenos municípios.

Estão completamente foram do contexto em termos de conceitos administrativos.

E não estou aqui me referindo a questão de idade, mas de pessoas que estão fazendo política há anos perpetuando as práticas ultrapassadas que não cabem mais nos novos conceitos de gestão pública. 

Alguns vão enfrentar muitas dificuldades na administração, porque hoje são outros tempos: falta dinheiro e sobra vigilância.

João Cidinei levou 68,23% dos votos em Anita

JoaoPR.jpg

O ex-presidente da Uveres – União dos Vereadores Serranos, João Cidiney da Silva foi eleito, com a maior vantagem, dentre todos os candidatos a prefeito da Serra.

Fez 68,23% (4.021) dos votos contra os 31,77% (1.872 votos) de seu adversário Adelino Dutra (PTB). João Cidiney já se sentou com o atual prefeito Ivonir Fernandes para discutir a transição.

Diz que deverá fazer uma redução da folha da prefeitura que hoje consome a metade da receita mensal que é de R$ 2 milhões.

Mas quanto as secretarias, ao invés de reduzir deverá acrescentar mais uma: de Turismo e Esporte. No estado, esta pasta é conduzida por Filipe melo, de seu partido e diz que é preciso se impulsionar o turismo na Região dos Lagos.

Novo modelo de campanha propiciou a renovação

unnamed_25.jpg

Fonte DC

Um dos grandes argumentos para contestar a eficiência do novo modelo de eleição, testado este ano, era de que os candidatos novos teriam dificuldade em se eleger, tantas eram as restrições quanto a propaganda eleitoral.

Isto é, quem estava entrando agora na política não teria chance frente aos velhos conhecidos pelo pouco espaço disponíveis na mídia e a limitações impostas pela legislação.  

O resultado da eleição comprovou que isso não é verdadeiro. Até pelo contrário: deu oportunidade a pessoas que nunca antes tinham concorrido, trazendo à cena uma leva de políticos jovens.

 

Dos 15 vereadores que foram a reeleição só sete se reelegeram

 

Coisa que não se verificava em eleições anteriores. Eram poucas as caras novas a cada eleição. Veja, por exemplo, que dos 15 vereadores que foram à reeleição (excluindo aqui os dois candidatos a vice e os que não concorreram- como Elói Bassin e Rodrigo Silva), apenas sete se reelegeram.

Se fosse verdadeiro que as mudanças nas regras do jogo eleitoral beneficiavam quem já está no processo, o índice de reeleitos seria maior.

 

Eleitores apostaram nos jovens

e nas caras novas na política

 

Ao contrário, os novos nomes é que tiveram vantagem, embarcando no apelo da mudança. Foi esse um dos recados que o eleitor deixou nas urnas. E, reforçado com o alto índice de abstenção e votos nulos e brancos que somaram 29.460, ou seja, 25,56% do eleitorado.

 

De outro lado, nos pegou de surpresa o desempenho de alguns que eram tidos como favoritos na disputa, como de João Cardoso e Jacinto Bet (com 984 e 457 votos, respectivamente).

 

Nos surpreendemos com um jovem: Lucas Neves, que fez a maior votação na história em total de votos: 6.192.

 

Jovens eleitos com muitos

votos em todo o Estado

 

Contudo, este fenômeno não ocorreu somente aqui em Lages. Em Florianópolis foi eleito o Pedrão, também do PP, com mais de 11 mil votos, em Chapecó, Cleidenara Weirich foi eleita com 6.341 votos, 5,88% , percentual menor do que o Lucas que foi 6,63% dos votos válidos.

FernandaJM.jpg

Fernanda com o deputado Jorginho

Em praticamente todos os municípios ocorreu isso: muitos vereadores jovens estreando na política, assim como prefeitos. Só aqui na região foram eleitas, pelo PR, duas prefeitas jovens: Fernanda Córdova, de Palmeira e, Milena Becher, em Vargem.

Com essa renovação, esperamos também que a política mude para melhor. De nada adianta eleger jovens se esses derem continuidade às velhas práticas do toma-lá-dá-cá.